TAM registra taxa de ocupação de 86,1% nos voos internacionais em janeiro

 
 

 
 
 
Número é o segundo melhor da história da companhia; empresa também manteve a liderança no mercado doméstico, com 40,7% de market share
 
 
 
São Paulo, 27 de fevereiro de 2012 – A TAM obteve taxa de ocupação de 86,1% em seus voos internacionais em janeiro. A marca é a melhor já registrada para o mês e a segunda maior da história da companhia. Nesse segmento de mercado, a empresa teve um aumento na demanda de 7,3% e uma elevação na oferta de 1,3%, na comparação com janeiro de 2011. A TAM manteve a liderança nas rotas internacionais operadas por empresas brasileiras, com market share de 86,7%. Os dados foram divulgados hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
No mês passado, a procura por viagens internacionais continuou aquecida. A alta demanda possibilitou o aumento nas taxas de ocupação, a recuperação do yield (preço unitário pago por passageiro por quilômetro voado) e a elevação do RASK (receita por assento disponível por quilômetro) em dólar, também na comparação com o mesmo período de 2011.

Mercado doméstico
 
No mercado doméstico, a demanda por voos da TAM cresceu 1%, combinado com um aumento de 4,3% na oferta de assentos, na comparação com janeiro de 2011, o que levou a uma taxa de ocupação de 76,5%. A companhia também manteve a liderança nesse segmento de mercado, com market share de 40,7%.

O mês de janeiro, período de férias escolares, é marcado pela grande participação de passageiros viajando a lazer, que voam fora dos horários de pico e compram seus bilhetes com antecedência. Além disso, a companhia verificou uma alta utilização de bilhetes-prêmio do programa TAM Fidelidade, resultando em uma maior diluição do yield doméstico, que mesmo assim ficou em linha com o registrado no ano anterior.

Ao combinar o RASK doméstico com a elevação desse índice nos voos internacionais, o resultado é um incremento no RASK geral da companhia.
 
A TAM (www.tam.com.br) opera voos diretos para 43 destinos no Brasil e 19 na América Latina, nos Estados Unidos e na Europa. Por meio de acordos com empresas nacionais e estrangeiras, chega a 92 aeroportos brasileiros e a outros 92 destinos internacionais, incluindo a Ásia. A companhia foi fundada em 1976 com o compromisso de encantar o cliente ao oferecer serviços diferenciados de alta qualidade a preços competitivos. É a líder do mercado doméstico, com market share de 40,7% no último mês de janeiro. Também detém a liderança entre as companhias brasileiras que operam rotas para o exterior, com 86,7% do mercado em janeiro. Com a maior frota de aviões de passageiros do país (156 aeronaves), a TAM atende seus clientes com Espírito de Servir e busca tornar as viagens de avião cada vez mais acessíveis ao conjunto da população. É pioneira, entre as companhias aéreas brasileiras, no lançamento de um programa de fidelização. O TAM Fidelidade, que possui hoje 8,9 milhões de associados, já distribuiu mais de 18 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus. Membro da Star Alliance – a maior aliança de companhias aéreas do mundo – desde maio de 2010, a empresa integra uma rede que abrange 1.290 destinos em 189 países.

Comentários