ABAG News #09/2012



IBAC Bulletin B12-02 - NAT Region Updates
Para conhecer as novidades da Navegação Aérea na Europa acesse aqui. 


Mensagem do CGNA - EMENDA DE 08/MAR/2012
No dia 08/mar/2012 estará entrando em vigor a nova Rede de Rotas da América do Sul. É importante salientar que as principais terminais do Brasil (TMA-SP, TMA-RJ. TMA-BH, TMA-BR, TMA-SV, TMA-CT e TMA-VT) podem ser impactadas com a modificação. Leia aqui a mensagem na íntegra.



Porque boas previsões vão mal
A precisão das previsões meteorológicas é crucial para a aviação, pois auxilia na segurança de voo das aeronaves, mas para o piloto existem preocupações meteorológicas maiores do que somente as fornecidas ao público em geral. Leia mais sobre como o piloto deve examinar e buscar informações meteorológicas mais específicas a fim de garantir um voo altamente seguro.

Perspectiva Visual da Pista
Ao preparar-se para aterrissar utilizando apenas uma referência visual direta, o piloto deve julgar o ângulo correto de abordagem para que o pouso seja um sucesso, evitando terríveis acidentes. Descubra quais os perigos de realizar tal aterrissagem e veja como evitá-los com segurança.






Brasil não tem política de longo prazo para aviação civil
Segundo um professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a relevância de outros setores da aviação civil, tais como, capacitação de mecânico, formação de pessoal, aviação executiva, esportiva e agrícola não é considerado nos investimentos do governo brasileiro e alerta sobre a necessidade de mudança no setor.

Quatro capitais do país poderão ter novos aeroportos
Pelo menos quatro capitais brasileiras poderão exigir a construção de novos aeroportos para driblar restrições técnicas ou sustentar o crescimento da demanda nos próximos dez anos. As mais necessitadas são Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC).

Tecnologia para aviões leves avança em São José dos Campos
De olho no potencial de demanda mundial por equipamentos leves, o Brasil deve começar a processar em escala comercial fibra de carbono, chamado de material composto, para o desenvolvimento de aviões com essa tecnologia a partir de 2013. Uma de suas vantagens é a redução do custo com combustível.




Vendas de Aeronaves Executivas, os preços continuam
O mercado de aviação executiva está mostrando os primeiros sinais do impulso dado no final do ano passado. Os indicadores melhoraram em Janeiro, com o fortalecimento da venda de aeronaves usadas e o salto dos preços.

A diminuição no tráfego continua apesar do dia extra em Fevereiro
Segundo relatório da Eucontrol, os indicativos apresentaram uma queda no tráfego da aviação executiva na Europa ao longo do mês de Fevereiro em relação aos meses anteriores.  A imposição de taxas sobre a aviação executiva na Itália foi uma das causas para tais índices negativos.

Mercado de aeronaves da Aviação Geral na China ainda não está desenvolvido
Segundo especialistas, o mercado de aeronaves da Aviação Geral chinesa enfrenta diversos entraves para se desenvolver de acordo com a demanda que possui hoje. O desenvolvimento sustentável, a consciência social, os recursos do espaço aéreo, infraestrutura e profissionais qualificados são alguns pontos que precisam ser investidos para desenvolver a Aviação Geral na China.
ABAG recebe CTIA
A ABAG sediou a primeira reunião da Câmara Técnica de Infraestrutura Aeroportuária - CTIA. Com representantes de diversas associações e sindicatos foram discutidos as ações necessárias para acompanhamento e revisão das emendas as Resoluções 113, 115 e 116.

ABAG ativa Comissão de Segurança Operacional
No dia 20 de março, ocorre a primeira reunião da Comissão de Segurança Operacional - ComSeg. Com representantes dos associados, a Comissão analisará a legislação vigente e proporá ações para melhores práticas nessa área entre os associados e a aviação geral.


Bom Voo!
Diretoria Executiva
 



 




ABAG - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVIAÇÃO GERAL
Rua Coronel Tobias Coelho, 147 – Aeroporto – Cep 04357-070 – São Paulo - SP


Comentários