TAM renova contrato de infraestrutura e serviços com a HP

 

 
Foto: Roberto Caiafa

 
 
Outsourcing em infraestrutura de TI prepara a companhia aérea
para o crescimento e inovação
 
 São Paulo, 14 de março de 2012 – A HP estendeu seu pacote de serviços de infraestrutura em TI para a TAM Linhas Aéreas, a maior companhia aérea do Brasil. A renovação do contrato engloba serviços terceirizados de Hosting de Data Center, que garantem à TAM um flexível gerenciamento de servidores e de mainframe, hospedagem e armazenamento seguros de seus dados e aplicativos.

As soluções de Infraestrutura como serviço e Message As a Service também fazem parte do pacote de serviços de outsourcing oferecidos para a companhia aérea. Com um datacenter personalizado, a TAM continua a ter à disposição uma infraestrutura em TI altamente adaptável, ideal para dar suporte ao crescimento de seu negócio.

Desde 2005, a HP fornece serviços de infraestrutura em TI para a TAM. Com as melhorias do seu datacenter, a empresa já registrou ganhos em produtividade e flexibilidade, principalmente com a prevenção de vulnerabilidades e riscos relacionados ao armazenamento e ao gerenciamento de seus dados.

“Esse projeto simplifica a nossa plataforma tecnológica. Assim, podemos direcionar mais investimentos em iniciativas inovadoras para o nosso negócio”, afirma Marcos Teixeira, diretor de Tecnologia da Informação da TAM Linhas Aéreas. 

Nesse processo de simplificação, a TAM já desativou mais de 200 servidores (virtuais e físicos), consolidando o seu ambiente de dados em 45 servidores virtuais. Até agora, a parceria com a HP permitiu migrar mais de 12 mil caixas de e-mails para um novo sistema, baseado em SaaS (Software as a Service), e reorganizar a sua estrutura de informações, desativando mais de 60 bases de dados e 2 TB (terabytes) em sistemas de armazenamento.

“A parceria com a HP tem sido fundamental para atingirmos os resultados esperados”, afirma André Papa, gerente de Infraestrutura em TI da TAM Linhas Aéreas.

Com a renovação do contrato, a HP continua a monitorar e gerenciar o ambiente de dados da TAM, com base na padronização, automação e práticas do ITIL (Information Technology Infrastructure Library).

“O grande conhecimento sobre a indústria de aviação dos profissionais da HP permitiu aproveitar todo o potencial das soluções de infraestrutura como serviço, alcançando as metas de otimização de serviços da TAM sem afetar o desempenho da companhia ao longo do processo”, ressalta Fabio Marchiori, diretor-executivo e responsável pelo segmento na HP Enterprise Services. “Ao adequar o datacenter a uma nova realidade, a TAM conseguiu, além de manter a excelência operacional, reduzir o total de investimentos em TI em 2011”, completa.

Atualmente, a TAM atua em um cenário de contínuo crescimento da demanda de passageiros, incluindo a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil. Além disso, sua infraestrutura em TI estará pronta para dar suporte ao crescimento de outros setores relacionados ao da aviação, como o de transporte de cargas aéreas, por exemplo.

Sobre a TAM
A TAM (www.tam.com.br) opera voos diretos para 43 destinos no Brasil e 19 na América Latina, nos Estados Unidos e na Europa. Por meio de acordos com empresas nacionais e estrangeiras, chega a 92 aeroportos brasileiros e a outros 92 destinos internacionais, incluindo a Ásia. A companhia foi fundada em 1976 com o compromisso de encantar o cliente ao oferecer serviços diferenciados de alta qualidade a preços competitivos. É a líder do mercado doméstico, com market share de 40,7% no último mês de janeiro. Também detém a liderança entre as companhias brasileiras que operam rotas para o exterior, com 86,7% do mercado em janeiro. Com a maior frota de aviões de passageiros do país (156 aeronaves), a TAM atende seus clientes com Espírito de Servir e busca tornar as viagens de avião cada vez mais acessíveis ao conjunto da população. É pioneira, entre as companhias aéreas brasileiras, no lançamento de um programa de fidelização. O TAM Fidelidade, que possui hoje 8,9 milhões de associados, já distribuiu mais de 18 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus. Membro da Star Alliance – a maior aliança de companhias aéreas do mundo – desde maio de 2010, a empresa integra uma rede que abrange 1.300 destinos em 189 países.

Sobre a HP
A HP cria novas possibilidades para que a tecnologia tenha um impacto significativo sobre pessoas, governos, empresas e sociedade. A maior empresa de tecnologia global, a HP reúne um portfólio que abrange impressão, computação pessoal, software, serviços e infraestrutura de TI para solucionar problemas para os clientes. Para obter mais informações sobre a HP (NYSE: HPQ) visite http://www.hp.com
.

Comentários