A INDRA MODERNIZA A GESTÃO DE AEROPORTOS EM QUÊNIA



• Os dois principais aeroportos do país controlarão suas operações em terra com um sistema da Indra

• A companhia implantará a solução que administrará todo o negócio do fornecedor de serviços de navegação aérea do país

• A Indra integrará a gestão de operações e de negócio, o que automatizará grande número de processos e aprimorará o serviço


A Indra dotará o fornecedor de serviços de navegação aérea do Quênia, KAA, de tecnologia para aprimorar a exploração de seu negócio. A companhia implantará um sistema que agilizará o planejamento das operações nos terminais dos aeroportos de Jomo Kenyatta (Nairóbi) e de Moi (Mombaça), os mais importantes do país, e colocará em andamento o novo sistema que administrará o negócio da KAA. A Indra fará a manutenção destes sistemas durante os próximos 5 anos.

A multinacional de TI se ocupará também de integrar o novo sistema operacional (AODB ou Base de Dados Operacional do Aeroporto, pela sua sigla em inglês) e o sistema de gestão ERP baseado no software SAP. Esta característica permitirá a KAA elevar sensivelmente sua eficiência, ao automatizar um grande número de processos.

A operação de um aeroporto exige controlar os movimentos de aeronaves, passageiros, bagagem ou conhecer o estado dos equipamentos e infraestrutura dos terminais. Para isso, é preciso lidar com um grande volume de dados. Esta informação permite realizar uma adequada programação de vôos e atribuir os recursos necessários (passarelas, veículos, pessoal de terra, balcões de atendimento, etc.) a cada um deles.

O novo sistema operacional AODB coletará e atualizará em tempo real todos os dados necessários para que os responsáveis da KAA tomem as decisões adequadas a cada momento. Assim, será aprimorado o serviço que se presta para as companhias aéreas e para os passageiros, otimizando o uso dos recursos. Automatizar os processos aeroportuários reduz também possíveis erros na gestão. Melhorar estas capacidades é de especial importância para um país que tem no turismo uma das suas principais fontes de receita.

A respeito do novo sistema ERP, apoiará a gestão de todo o negócio da KAA. A integração com os sistemas de gestão dos aeroportos de Nairóbi e Mombaça permitirá que a informação das operações flua automaticamente ao módulo de finanças do ERP, automatizando a emissão de faturas e cobranças. O ERP incluirá também módulos de gestão de Recursos Humanos, Logística e Compras e de Inteligência de Mercado. Tudo isto permitirá à KAA melhorar sua eficiência e reduzir custos.

A modernização de instalações aeroportuárias é um negócio em expansão. O crescimento sustentável do número de vôos exige dos aeroportos a  preparação de suas infraestruturas para absorver um maior número de passageiros. A oferta de soluções da Indra neste segmento cobre todas as áreas da atividade aeroportuária: a gestão operacional, infraestruturas, segurança, manutenção, meio ambiente, negócio corporativo e comercial.

Sobre a Indra

A Indra é uma das principais multinacionais de Tecnologias da Informação da Europa e da América Latina. É a segunda companhia europeia de seu setor por investimento em P&D, com mais de 500 milhões de euros investidos nos últimos três anos. As vendas em 2011 atingiram 2.688 milhões de euros e sua atividade internacional já corresponde a  50%. Conta com mais de 36.000 profissionais e com clientes em mais de 118 países.

Comentários