terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Aniversário do 1º Grupo de Aviação de Caça encerra Ano de Centenário do Brigadeiro Nero Moura

Aniversário do 1º Grupo de Aviação de Caça encerra Ano de Centenário do Brigadeiro Nero Moura
Sobrevoo de aeronaves F-5, formatura e encontro de gerações de caçadores marcaram as comemoração do 67º aniversário do 1º Grupo de Aviação de Caça (GAVCA). A solenidade foi realizada na tarde da segunda-feira (13) na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro (RJ). A cerimônia também marcou o encerramento das solenidades do Ano de Centenário do Brigadeiro-do-Ar Nero Moura, primeiro comandante do 1º GAVCA.

"O Brigadeiro Nero, como primeiro comandante do Grupo, foi quem estipulou a missão de transformar a experiência do Grupo de Caça na Guerra na doutrina que norteou a formação da nossa aviação. Os valores trazidos por Nero Moura foram perpetuados pelos veteranos que hoje estão aqui presentes e que balizaram toda a formação dos caçadores atuais", destaca o comandante do 1º Grupo de Aviação de Caça, Tenente-Coronel Aviador Rodrigo Fernandes Santos.
Nas solenidades estavam presentes os Majores-Brigadeiros-do-Ar José Rebelo Meira de Vasconcelos e Rui Moreira Lima. Os veteranos da 2ª Guerra Mundial descerraram a placa comemorativa ao Centenário do Brigadeiro Nero Moura. "Esse dia de hoje é muito importante para mim. Tive um infarto há 15 dias e, mesmo contrariando os médicos, decidi vir porque hoje não é um dia normal, é o aniversário do grupo de caça", ressaltou o Major-Brigadeiro Rui Moreira Lima.

O aniversário do Grupo de Caça também foi uma oportunidade para que os novos caçadores pudessem absorver conhecimentos e experiência dos aviadores que combateram na 2ª Guerra. O Brigadeiro Rui Moreira Lima lembrou a dedicação dos militares que estão atuando na defesa aérea da Região Norte. "Já se pode hoje olhar para lá e ver três unidades de Caça com uma mocidade altamente profissional sobrevoando a Amazônia e impondo, através da sua presença, a nação, a nacionalidade brasileira".
Também participou da cerimônia o Major da Força Aérea Americana, John William Buyers. Nascido na cidade de Juiz de Fora (MG) e filho de um casal de americanos, ele possui dupla cidadania e atuou como Oficial de Ligação entre a USAF e FAB. Para ele, o aniversário do Grupo de Caça é um momento de relembrar momentos históricos. "A FAB foi a minha Força Aérea porque o Pentágono queria que o Brasil fosse um grande sucesso e de fato nós fomos um grande sucesso".

A solenidade contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, e de Oficiais-Generais da FAB. Na programação, ainda foi realizada a doação, pela Associação Brasileira de Pilotos de Caça, representada por seu presidente Major-Brigadeiro-do-Ar Lauro Ney Menezes do quadro "Jambock 1 – Aeronave de Combate".

Também foram condecorados Graduados e Praças com o Distintivo Operacional, por tempo de serviço em unidade de Caça. Além disso, foram homenageados o Piloto mais eficiente e o Graduado e o Praça Padrão.
A programação foi encerrada com a inauguração da Sala "Graf Zeppelin", localizada no Cassino dos Oficiais da BASC e que faz menção ao passado da Base Aérea. No local onde hoje ela está instalada, foi operado o dirigível de mesmo nome, na década de 30. 

A Sala Histórica traz uma réplica do Zeppelin, além de imagens e informações sobre sua operação.

Fonte: CECOMSAER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!