sábado, 7 de janeiro de 2012

Museu TAM tem programação especial para as férias

 

 


 
 
Visitantes poderão projetar balões, conhecer como um avião é impulsionado, confeccionar pipas e desenhos
 
 São Paulo, 6 de janeiro de 2012 - O Museu TAM preparou uma programação especial para todos os finais de semana de janeiro. De 7 a 29 de janeiro, das 10h às 16h, educadores receberão os visitantes para atividades lúdicas e recreativas que remetem à história e à prática da aviação. Oficinas como “Inventando aviões com Santos Dumont”, “Acerte o alvo” e “Como os aviões são impulsionados” serão intercaladas com histórias sobre personalidades da aviação brasileira. Também serão anunciadas oficinas de pipas, sem horário programado, de acordo com a quantidade de visitantes.

Além das atividades especiais, das quais todos os visitantes poderão participar, independentemente de idade, o Museu tem um espaço permanente voltado às crianças, chamado TAM Kids. O local é dedicado a crianças de até 12 anos e tem diversos atrativos, como, por exemplo, um livro digital com a história da aviação, uma aeronave com painel de instrumentos para os pequenos brincarem de comandante, escorregador, jogo da memória, simuladores infantis, painel explicativo com espaço para os visitantes sentirem a força do vento, carrossel com aviões, caça-palavras, labirinto e espaço para descanso.

Confira a programação:


7 e 29 de janeiro

Ada Rogato e suas aventuras pelas Três Américas
Tempo aproximado: 30 – 40 minutos, com início às 14h.

O educador se apresentará como um aspirante a piloto e fã de Ada Rogato, uma pioneira da aviação brasileira. Ao explicar os grandes feitos da aviadora, o instrutor apresentará o mapa e a bússola, contando que eram as únicas ferramentas de localização que ela utilizava, além de levar os participantes até o avião Cessna 140 e explicar sobre o “Reide pelas Três Américas”.

Os participantes também receberão aviões de papel e o educador pedirá que eles consigam assinaturas para que a aeronave fique parecida com a original. Depois de colhidas as assinaturas, eles pintarão seus aviões e poderão levá-los para casa como recordação.


8 de janeiro

Inventando aviões com Santos Dumont
Tempo aproximado: 30 – 40 minutos, com início às 14h.

Um educador, trajado como Santos Dumont, falará sobre sua vida, como se fosse o próprio aviador. Ele explicará as experiências, as emoções e os desafios que o levaram a confeccionar o 14 Bis e outros aviões. Após a explicação, os participantes serão convidados a inventar a sua própria aeronave e poderão levar o desenho para casa.


14 de janeiro

Tenha o vento a seu favor
Tempo aproximado: 30 - 40 minutos, com início às 14h.

O educador fala sobre a história do avião Mirrage, sobre sua aerodinâmica e o processo de formação de um piloto de caça. Os participantes serão convidados a se dirigir ao deck para dobradura de um caça e, ao final, todos jogarão os aviões de papel para ver qual deles chegará mais longe.


15 de janeiro

Como os aviões são impulsionados
Tempo aproximado: 30 - 40 minutos, com início às 14h.

Um instrutor vestido de cientista fará uma demonstração de como os aviões são impulsionados e explicará detalhes sobre a propulsão das aeronaves.


21 e 28 de janeiro

Acerte o alvo
Tempo aproximado: 30 - 40 minutos, com início às 14h.

Um orientador contará histórias sobre o avião Buffalo, exposto no museu e utilizado antigamente pela Força Aérea Brasileira (FAB). O educador usará recursos fotográficos e outros objetos para contar a história da aeronave e sobre a formação de um paraquedista. Os participantes, então, serão encaminhados até a esplanada, onde confeccionarão um paraquedas para tentar acertar o alvo que estará próximo a uma das aeronaves expostas.


22 de janeiro

Correio Aéreo
Tempo aproximado: 20 - 30 minutos, com início às 14h.

O educador contará a história do correio aéreo e, resgatando a cultura da escrita de cartas, convidará os participantes a escrever para um amigo ou ente querido sobre a visita ao museu.


Pipa, papagaio, maranhão, pandorga e raia
Tempo aproximado: 30 - 40 minutos

Com o auxílio de imagens, os educadores explicarão a utilização das pipas ao longo da história, seus diferentes modelos e nomes. Alertarão ainda sobre os riscos do uso de cerol e sobre os locais mais adequados para a brincadeira. Ao final da explicação, os participantes serão convidados a confeccionar pipas e poderão levá-las para casa.

O Museu TAM
Localizado em São Carlos, no interior paulista, o museu é a realização do sonho dos irmãos Rolim e João Amaro de preservar a história da aviação. A coleção do Museu TAM, que reúne o maior acervo de aviação do mundo mantido por uma companhia aérea, começou com duas aeronaves: um Cessna 140 e um Cessna 195. Hoje, já são mais de 70 aviões em exposição.

Além das aeronaves, são atrações o espaço TAM Kids, o simulador de voo, a área que explica o funcionamento dos equipamentos que impulsionam os grandes jatos, os 60 uniformes antigos da aviação, e o espaço Rolim, que conta a história e a trajetória da TAM e de seu fundador. O museu tem ainda um auditório utilizado para palestras, conferências e eventos culturais.

Os mais atuais recursos tecnológicos foram empregados para tornar a viagem pelo universo da aviação mais informativa e interativa. Audioguides em quatro línguas (português, francês, inglês e espanhol) bem como videoguides, para deficientes auditivos, estão disponíveis. Algumas das peças são exibidas em cenografias que retratam o ambiente em que operavam, inserindo o visitante no contexto histórico.
http://www.mailingplus.com.br/deliverer_homolog/arq/cli/arq_2241_65327.JPG 
 
Endereço: Rodovia SP 318, km 249 – São Carlos (SP)
Contato: (16) 3306-2020.
Funcionamento: quarta-feira a domingo, das 10h às 16h (entrada autorizada até as 15h).
Coordenadas para quem quiser ir de avião: Latitude 21º 52´ 35´ ´ S e Longitude 047º 54´ 12´ ´ W.
Ingressos: R$ 25, com meia entrada de R$ 12,50 para estudantes e idosos de 60 a 65 anos. Idosos a partir de 65 anos e crianças até 6 anos não pagam. Aceitam-se cartões de crédito (American Express, Diners, Mastercard e Visa) e cartões de débito. 
Estacionamento e wi-fi gratuitos. 

A TAM (www.tam.com.br) opera voos diretos para 43 destinos no Brasil e 19 na América Latina, nos Estados Unidos e na Europa. Por meio de acordos com empresas nacionais e estrangeiras, chega a 92 aeroportos brasileiros e a outros 92 destinos internacionais, incluindo a Ásia. A companhia foi fundada em 1976 com o compromisso de encantar o cliente ao oferecer serviços diferenciados de alta qualidade a preços competitivos. É a líder do mercado doméstico, com market share de 39,6% no último mês de outubro. Também detém a liderança entre as companhias brasileiras que operam rotas para o exterior, com 88,5% do mercado em outubro. Com a maior frota de aviões de passageiros do país (156 aeronaves), a TAM atende seus clientes com Espírito de Servir e busca tornar as viagens de avião cada vez mais acessíveis ao conjunto da população. É pioneira, entre as companhias aéreas brasileiras, no lançamento de um programa de fidelização. O TAM Fidelidade, que possui hoje 8,9 milhões de associados, já distribuiu mais de 18 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus. Membro da Star Alliance – a maior aliança de companhias aéreas do mundo – desde maio de 2010, a empresa integra uma rede que abrange 1.290 destinos em 189 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!