TAM recebe prêmio internacional por vinhos servidos na Primeira Classe

  
 

 
 
 
A companhia aérea venceu nas categorias de melhor vinho tinto e
de empresa que mais aprimorou sua carta de vinhos
 
 
 
São Paulo, 7 de fevereiro de 2012 - A TAM Linhas Aéreas venceu em duas categorias no prestigiado concurso “Cellars in the Sky” (em português, “Adegas no Céu”), que premia as companhias aéreas do mundo todo pelos vinhos servidos a bordo de suas aeronaves. A empresa brasileira recebeu o prêmio de melhor vinho tinto para a Primeira Classe, com o francês Clos Canon 2008, um Bordeaux de elite, produzido em Saint-Émilion. A TAM também foi premiada por ser a companhia aérea que mais aprimorou sua carta de vinhos da Primeira Classe. O evento aconteceu foi realizado na noite de ontem (dia 6) em Londres, no hotel The Grosvenor.

O conceituado vinho Clos Canon é produzido pelo Château Canon, do famoso Grupo Chanel, a partir de uvas Merlot em pureza, com passagem por barricas de fino carvalho. Intenso e sedutor, exibe aromas de frutas escuras maduras, mescladas com café, chocolate e delicados toques florais. Macio, saboroso, concentrado e complexo, é um espetacular exemplo do grau de sofisticação que um Bordeaux pode atingir. Essa notável bebida integrou a carta de vinhos da TAM em 2011.

Desde 1985, a revista britânica Business Traveller organiza, anualmente, o prêmio “Cellars in the Sky”, composto por 15 categorias. Durante oito meses, um júri de cinco especialistas degusta mais de 250 vinhos servidos na Primeira Classe e na Classe Executiva pelas companhias aéreas de diferentes localidades. Para escolher os vencedores, os jurados consideram que, na altitude, vale a elegância e a sutileza dos vinhos, além do equilíbrio entre a acidez e o álcool. Este último fica mais evidente durante a viagem, sendo um dos mais importantes fatores a ser considerado. Por fim, a escolha também leva em conta a qualidade dos taninos, que são fonte da desagradável adstringência, ou sensação de boca seca, que deve ser evitada a qualquer preço. Nesse quesito, a uva Merlot, base do Clos Canon, é imbatível.

“Todos os anos, selecionamos minuciosamente os vinhos servidos a bordo, buscando oferecer produtos da melhor qualidade e que harmonizem com os sofisticados pratos do nosso cardápio. Receber esse importante prêmio internacional, o ‘Cellars in the Sky’, da Business Traveller, indica que estamos no caminho certo e serve de inspiração para aprimorarmos, ainda mais, a experiência de voo que proporcionamos aos nossos passageiros”, afirma Manoela Amaro, diretora de Marketing da TAM.

Desde 2001, Arthur Azevedo, um dos mais conceituados consultores de vinho do Brasil e diretor-executivo da Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo, é responsável pela carta de vinhos da TAM. A busca cuidadosa por vinhos de altíssima gama rendeu prêmios importantes, como o segundo lugar com a sua seleção de vinhos para a Primeira Classe e o terceiro lugar para sua carta de vinhos para a Classe Executiva, no prêmio “Wines on the Wing” da revista norte-americana Global Traveler em, respectivamente, 2011 e 2010; e o de melhor vinho branco para a Primeira Classe no “Cellars in the Sky”, em 2009.
 Crédito: Gladstone Campos

Clos Canon 2008: premiado no concurso "Cellars in the Sky”
como o melhor vinho tinto para a Primeira Classe
 
Crédito: Gladstone Campos
Seleção de vinhos da TAM para a Primeira Classe em 2011

Comentários