quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

APAGÃO AÉREO NATALINO: 2009 SEM CAOS?


publicado em 24/12/2009 às 08h03:

Aeroportos têm medidas para evitar caos no fim do ano

Infraero e Anac implantam medidas para o apagão aéreo de 2006 não se repetir
Do R7 
Agência Estado
Foto por Agência Estado
Infraero diz que movimento foi tranquilo no último fim de semana




Os aeroportos do país implantaram uma série de medidas para evitar o caos na alta temporada do fim do ano. As medidas fazem parte de um pacote do Ministério da Defesa e devem ser adotadas pela Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo). O objetivo é evitar um novo apagão aéreo, como o que aconteceu em 2006.

Em Guarulhos, estão proibidos vôos fretados no horário de pico, entre 7h e 8h. As companhias aéreas TAM e Gol assumiram o compromisso de não praticar overbooking, ter aeronaves de reserva e colocar mais funcionários no check-in.

A Infraero colocou à disposição uma “Sala de Situação”, que funciona 24 horas acompanhando as operações dos aeroportos . A estatal também suspendeu as folgas de fim de ano e 1.000 funcionários devem usar colete amarelo para serem identificados pelos passageiros.




No último fim de semana, informa a Infraero, o movimento nos 67 aeroportos foi tranquilo.

Outras medidas tomadas ao longo do ano e algumas obras concluídas também devem ajudar para desafogar os aeroportos, segundo a estatal.







Entre as medidas estão:


- investimentos de R$ 300 milhões nos 67 aeroportos do país;

- aquisição de 22.270 carrinhos de bagagens;

- mais 130 ônibus;

- 63 picapes para apoio operacional;

- 1.630 rádios de comunicação;

- monitores de LCD para acelerar a informação ao passageiro;

- convocação de 246 concursados (outros 516 em janeiro de 2010);

- mais de 1.800 funcionários treinados para atender pessoas com deficiência.






As obras concluídas em 2009:


- Galeão - melhorias no Terminal I (reforma de sanitários, acabamentos, revestimentos de paredes, pisos, forro , monitores de informação, etc);

- Santos-Dumont – reforma do revestimento das pistas;

-Cruzeiro do Sul (Acre) - construção do novo Terminal de Passageiros;

-Boa Vista (Roraima) - construção do Terminal de Passageiros;

-Fortaleza - construção do Terminal de Cargas e da Torre de Controle;

- Manaus - Nova cobertura do Terminal II de cargas.

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