Pular para o conteúdo principal

Nigeriano tenta ativar bomba em avião nos EUA


Abdul Farouk Abdulmutallab, de 23 anos, levava explosivo amarrado na perna

Do R7, com agências internacionais

AFP
Foto por AFP
Nigeriano tentou acionar explosivo dentro de avião que levava 278 pessoas a Detroit, nos Estados Unidos; homem está na lista de suspeitos de terrorismo

O FBI interrogou o nigeriano Abdul Farouk Abdulmutallab, de 23 anos, e informou que ele tinha a intenção de derrubar o avião. O incidente aconteceu nesta sexta-feira (25), quando o homem tentou acionar um explosivo durante voo da companhia americana Delta, que viajava de Amsterdã a Detroit e levava 278 pessoas a bordo.

O passageiro Jasper Schuringa disse à CNN que ele ajudou a controlar e a isolar o nigeriano:
- Percebi que ele estava com um explosivo nas pernas e estava tranquilo enquanto todos já estavam em pânico. Tirei o artefato dele e tentei apagar o fogo.
Outro passageiro Syed Jaf, que estava na poltrona 16G, contou à CNN que quando o avião se preparava para o pouso todos ouviram um estouro:
- Depois de alguns segundos houve um clarão e chamas. As pessoas que estavam próximas entraram imediatamente em pânico.
Abdul afirmou ao FBI que agiu por ordem da al-Qaeda, mas, segundo informações iniciais, o suspeito estava agindo sozinho e não tem conexões formais com organização de grupos terroristas, informa a CNN.
Ao tentar acionar o explosivo, ele foi dominado pela tripulação, e o piloto fez um pouso normal, com 21 minutos de atraso. Abdul afirma ter comprado os explosivos no Iêmen.
A Casa Branca considera o incidente uma tentativa de ataque terrorista, segundo informa The Washington Post.
Em princípio, se pensava que o homem tinha disparado fogos de artifício no interior do avião, mas posteriormente as autoridades confirmaram que a bomba que tentou ativar era um dispositivo incendiário, considerada de menos potência que um explosivo.
O nigeriano, que foi rendido e posto à disposição da justiça, sofreu queimaduras leves, pelas quais foi tratado em um hospital. Alguns dos 278 passageiros do voo também sofreram ferimentos menores.
O voo pôde aterrissar normalmente em seu destino, apesar do aparelho ter sido desviado para uma área remota do aeroporto para ser inspecionado. O presidente americano, Barack Obama, que está de férias no Havaí com sua família, foi informado por telefone do incidente, e pediu que as precauções sejam extremadas em todos os voos, segundo disse seu porta-voz, Bill Burton.
Por enquanto, as autoridades americanas não decidiram elevar o alerta terrorista, que está no nível laranja, o segundo de cinco níveis. No entanto, o departamento de Segurança Nacional emitiu um comunicado no qual adverte que os passageiros aéreos podem observar um aumento nas medidas de controle para "melhorar a segurança nos voos domésticos e internacionais".

A porta-voz do FBI, Sandra Berchtold, confirmou que a agência iniciou uma investigação. O protagonista do incidente estudou engenharia na University College London, informa as redes ABC News e NBC News.

Embora o nome do nigeriano não esteja incluído na lista da Agência de Segurança do Transporte de quem não pode viajar, seu nome aparece na lista do governo americano de suspeitos de terrorismo.
Segundo as autoridades, o homem conseguiu passar pelos controles ao levar o material amarrado nas pernas com uma fita adesiva.
Já no avião, utilizou uma seringa para misturar os produtos químicos que levava. No entanto, não conseguiu concluir o processo porque alguns passageiros advertiram sobre o cheiro de queimado no interior do aparelho, avançaram sobre o nigeriano e conseguiram rendê-lo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museo Storico - Aeronautica Militare - Ministero della Difesa (Vigna di Valle)

Um museu incrível, localizado em uma região lindíssima, as margens do  Lago di Bracciano, na Itália. Sejam bem vindos ao  Museo Storico dell’Aeronautica Militare di Vigna di Valle Às margens do Lago Bracciano, no sítio histórico da antiga base de hidroaviões de Vigna di Valle, fica o Museu Histórico da Força Aérea .  As suas estruturas arquitetônicas, entre antigas e modernas, estão perfeitamente integradas no ambiente do parque natural em que reside. Douglas C-47 MM 61 776 "1445" Monumento sobre o voo do dirigível "Itália" até o sobrevoo do Pólo Norte, em 1928, quando foi destruído em um acidente. O belíssimo F-104 ASA-M Starfighter RED "Ducati 999 F03" Breguet 1150 Atlantic ASW/ASUW Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman S2F Tracker Aermacchi MB.323  ""MM 554" Aermacchi MB.323  ""MM 554" Grumman HU-16 Albatross em 2º plano Sinalização para visitantes com recursos multimídia O visual a...

Saab vende a TransponderTech

A Saab anuncia a venda da Saab TransponderTech AB para a subsidiária sueca da Teledyne Technologies Inc ., a FLIR Systems AB . A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições, o que está previsto para ocorrer até o final do quarto trimestre de 2025. A TransponderTech é líder em soluções de comunicação e navegação certificadas pela Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (do inglês,  Safety Of Life At Sea  - SOLAS) para aplicações marítimas comerciais, militares e aéreas.  A venda está alinhada com a estratégia da Saab de aumentar o foco nas áreas centrais do seu negócio. Com o fechamento da transação, a Saab venderá 100% das ações que possuía na Saab TransponderTech AB. “ A TransponderTech é uma empresa extraordinária e inovadora, e temos muito orgulho das suas conquistas. À medida que nos concentramos estrategicamente em expandir nossa atuação nos segmentos militares, acreditamos que a empresa encontrará ainda mai...

Embraer fecha acordo com a Marinha do Brasil para desenvolver drones aeronavais CAT 3, CAT 4 e CAT 5.

A Embraer e a Marinha do Brasil assinaram acordos de parceria e cooperação mútua em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em dezembro de 2022 e abril de 2024, visando o d esenvolvimento de radares   de busca de superfície embarcados e de vigilância costeira, com o aprimoramento do Radar Gaivota X , e o a poio mútuo em pesquisa, desenvolvimento e inovação  na área de tecnologia em geral, visando fortalecer a Base Industrial de Defesa Nacional e a transição da pesquisa para a indústria. Embora a Marinha do Brasil já utilize e teste diferentes tipos de drones (incluindo veículos submarinos autônomos e drones kamikaze desenvolvidos pelo Corpo de Fuzileiros Navais ) e a Embraer tenha um memorando de entendimento com a Força Aérea Brasileira (FAB) para estudar e desenvolver um veículo aéreo não tripulado avançado, os acordos específicos entre Embraer e Marinha visavam até então principalmente a tecnologia de radares, mas isso mudou na direção dos drones e está em u...