segunda-feira, 25 de julho de 2011

ABAG News #27/2011

A G E N D A   A B A G
Reunião Informal do CAD
No dia 18, em sessão informal extraordinária, o Conselho de Administração reuniu-se para analisar quais serão as propostas levadas pela Associação para emendas ao Código Brasileiro de Aeronáutica. Aproveitando, aprovou a proposta da Diretoria Executiva para homenagem na sessão de abertura da LABACE em 11 de agosto próximo.
Comissão de Logística
Dia 02 de agosto, reunir-se-á o Comitê de Importação de Partes e Peças da Comissão de Logística. Solicita-se que os associados enviem representantes que trabalhem na área.

Bom Voo!
Diretoria Executiva
.




CLIQUE ACIMA E VEJA AS NOTÍCIAS










FAÇA PARTE DE UM DOS MAIORES NETWORKS DO SETOR!





LABACE 2011
A Receita Federal elaborou “checklist” para a entrada de aeronaves estrangeiras para a LABACE. Os procedimentos estão em conformidade com a IN 285. Se for expositor ou representante e não recebeu os procedimentos enviados pela equipe ABAG.
Confira as novidades das empresas que já estão participando e junte-se a elas.
Fórum Regional de Aviação Civil
Será realizado no aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, nos dias 28 e 29 de outubro, o primeiro Fórum Regional de Aviação Geral com apoio institucional do Governo Goiano. A programação conterá ciclo de palestras e mostra de produtos aeronáuticosAguarde mais informações.
Decreto Governamental inclui aeroportos no PND
O Governo Federal incluiu os aeroportos de Brasilia, Guarulhos e Campinas no Plano Nacional de Desestatização. 
Leia aqui a íntegra do Decreto.
Novo Diretor-Presidente da ANAC
O Sr. Marcelo Pacheco dos Guaranys foi empossado pelo Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Aviação Civil como Diretor-Presidente da Agencia Nacional de Aviação Civil – ANAC, com um mandato  de 12 de julho passado a 11 de julho de 2013, sujeito a re-condução.
O novo diretor retorna às atividades na ANAC, após ter cumprido o mandato de Diretor de Regulação Econômica entre novembro de 2007 e março de 2010, trazendo, portanto, toda sua experiência e conhecimento profundo do setor, bem como as políticas governamentais da Casa Civil onde esteve colaborando até a presente data.
A ABAG deseja sucessos ao Diretor Guaranys.
Interdição do Santos Dumont e Galeão
Devido programação da Comitê Organizador da Copa 2014, em 30 de julho próximo, o aeroporto Santos Dumont estará interditado para todas operações aéreas das 14h00 às 18h00 e o aeroporto do Galeão, somente para a aviação geral, das 14h00 às 19h00.
Em conseqüência, a Aviação Geral estará proibida de operar nos dois principais aeroportos do Rio de Janeiro.
Esquadrilha da Fumaça em Jundiaí
Veja os NOTAM’s que tratam de vôos da Esquadrilha da Fumaça em Jundiaí e arredores.
IATA, ICAO, IFALPA anunciam em conjunto um guia de Implementação de gestão de sistemas sobre o risco da fadiga
Organizações focam na segurança de voo inserindo um guia que permite aos operadores gerenciar os riscos relacionados à fadiga de acordo com a atividade que ele está posicionado. Trata-se de uma alternativa para minimizar acidentes devido à fadiga.
Diga Novamente, Por Favor
A boa comunicação entre pilotos e controladores de voo é essencial para um voo altamente seguro. Porém, a falta de clareza nas instruções pode colocar a aeronave em risco e causar graves acidentes. Saiba quais as recomendações transmitidas pelos órgãos internacionais responsáveis a fim de melhorar a comunicação entre “o céu e a terra”.
Vibração: Identificação e Minimização
A vibração no helicóptero afeta inicialmente a integridade das pás do rotor; em seguida, o controle do operador e consequentemente, a vida dos ocupantes. Ela pode ainda tremer um helicóptero próximo ao seu, colocando ambos em perigo iminente. Veja como acabar com a vibração antes que um acidente fatal aconteça.
Especialistas defendem melhor formação de pilotos de aviões
Além da falta de pilotos, especialistas discutem a qualidade da formação dos pilotos, uma vez que, os motivos que levam a ocorrência de acidentes são os mesmos: falha humana, condições climáticas desfavoráveis e falta de manutenção preventiva.
Acidentes na aviação executiva não elevam taxas
A grande procura por aeronaves executivas impulsiona o mercado brasileiro, mas em contrapartida, a imprudência dos pilotos tem causado acidentes fatais na aviação geral. Francisco Lyra, presidente da ABAG, expõe sua opinião sobre a situação.
Aviação testa combustíveis mais verdes
Empresas e governo pesquisam biocombustível para aviões, que deve estar no mercado em dez anos. A meta é reduzir as emissões de gases-estufa.
Crescimento na demanda aumenta procura por cursos no setor aeronáutico
Se o a falta de pilotos devido ao crescimento no setor da aviação era um problema, os cursos voltados para o setor aeronáutico estão sendo a solução. A procura por formação na área tem gerado filas nas escolas dedicadas ao setor, não só para piloto mas também para controladores de tráfego aéreo.
Operadores “cinzas” estão arruinando a aviação executiva
Um dos maiores desafios para o mercado da aviação executiva nos Emirados Árabes e o maior no Oriente Médio é o chamado “mercado cinza”. Empresas ilegais que atuam dentro desse mercado representam 25% das operações na aviação executiva. Associações promovem campanhas de integração entre si a fim de acabar com esse “mercado cinza”.
Em meio a turbulência que continua na economia, analistas veem recuperação a longo prazo da Indústria
Apesar da lenta recuperação da economia norte-americana, especialistas possuem expectativas em longo prazo para a aviação executiva do país. Estudos de informação aeronáutica indicam aumento de 19,7% na venda de aeronaves executivas nos primeiro 5 meses de 2011.
Mercado de aviação executiva aponta crescimento
O levantamento de um estudo estatístico sobre o andamento do mercado de aviação executiva mostra as tendências promissoras de contratação e transação no setor, apesar de ainda não ter se recuperado totalmente. Além disso, aponta que 2,6% dos jatos executivos trocaram de mãos através de operações de revenda de varejo.
ABAG - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVIAÇÃO GERAL
Rua Coronel Tobias Coelho, 147 – Aeroporto – Cep 04357-070 – São Paulo - SP
Tel: +55 (11) 5032-2727   |   Fax +55 (11) 5031-1900

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!