domingo, 18 de outubro de 2009

Phenon 100 (PP-AFM) vara pista em Angra dos Reis


Duas frases aeronáuticas que nunca perdem o seu valor:
 
- Nunca tenha compulsão pelo pouso.
 
- Faça uma aproximação pronto para a arremetida. Se der errado, você pousa.

*Comandante Humberto

Olá amigos,
 
Ontem decolei de Cabo Frio , CAVOK, mas com um vento de pista (RWY 10) de 30 KT! Subi via Maricá para o FL080 para Angra, pois teria de pegar alguns passageiros por lá , e depois prosseguir para Americana. Quando passei o través de Afonsos , pedi cancelamento e descida para o corredor "Delta" (3000 ft, no través da ponta da Marambaia).

Fui informado pelo controle Santa Cruz que haviam sido reportados ventos de até 60 KT na baía de Angra e turbulência muito forte. Comecei a avistar, à baixo, o mar, bastante agitado, e uma linha de nuvens, perpendicular à costa à perder de vista, oceano à dentro !! Esta linha, não tinha mais do que 500 ft de altura e estava "lambendo" o mar !! Passei por cima, e logo vi, ao ingressar na baía, que as informações do controle realmente procediam. 

Forte turbulência, nuvens rotoras nos picos da Ilha Grande, e já uma "Chuvinha" pros lados de Paraty.Cruzei na vertical do aeródromo, levando muita "Porrada", configurei o Baron e ingressei numa "Final" com , mais ou menos 12 Kt exatamente de través e muitas descendentes. 

O Marinho , tava de Citation no ponto de espera, só olhando, me pedindo para vir com calma. Pronto para arremeter, consegui colocar o avião no chão, sem de forma alguma, tentar "Alisar" o pouso. Então o Marinho alinhou, e livrei a pista, só então, avistei o Phenon quebrado, dentro de uma valeta. Aí percebi, também, um B-200 com os pneus estourados ! 

A bruxa tava solta ! A vontade de pousar(e quebrar!), foi maior que a de "arremeter" ! Foi bom para lembrar :Você não se sente confortável na aproximação - Arremeta !! Arremetida é Vida !! É decisão de Comando !! 
Uma aeronave EMBRAER modelo Phenon 100, de matrícula PP-AFM,varou a pista em Angra do Reis -RJ, quando pousava, na tarde desta segunda-feira, 12/10/2009.

 Frase de quem viu o incidente: 
 "Vi que ele vinha muito rápido. Passou "chutado" por nós, quando a pista ia acabar o piloto comandou um cavalo de pau, só que o avião ficou "de ré", e continuou deslizando até colidir com um pequeno morrinho de terra, arrancando os 2 trens principais, um deles acho que chegou a sair por cima da asa. Quando parou a porta abriu e a tripulação saiu correndo de dentro do avião, parecia cena de filme..." 



Um comentário:

  1. Anônimo3:00 PM

    O que me deixa intrigado é que, la em Angra, quase todo mundo prefere pousar do mar para a terra, mesmo com ventão de cauda, ficando praticamente sem arremetida.
    Diogo

    ResponderExcluir

Participe, deixe seu contato!