domingo, 21 de março de 2010

Família Super Puma/Cougar/EC725/EC225 da Eurocopter completa 4 milhões de horas de voo


A família de helicópteros de grande porte da Eurocopter acumulou um total de quatro milhões de horas de voo em serviço. São 740 unidades civis e militares dessa família de produtos operadas por clientes de todo o mundo.

A família de helicópteros de grande porte da Eurocopter - Super Puma AS332, Cougar AS532 e seus derivados de última geração EC225 e EC725 -, acumulou um total de quatro milhões de horas de voo em serviço. Até a presente data, 740 unidades civis e militares dessa família de produtos são operadas por clientes de todo o mundo, principalmente em serviços offshore de óleo e gás, nas duras condições do mar do Norte, SAR (busca e resgate), no transporte VIP, bem como nas exigentes missões militares como Busca e Resgate em Combate (CSAR) e transporte de tropas em ambientes hostis.

A família Super Puma está em operação em mais de 20 países, enfrentando temperaturas extremamente baixas, como na Noruega, e extremamente altas, como no norte da África, além dos árduos ambientes marítimos. Essa inigualável experiência combinada com comprovados conceitos tecnológicos concede a esses helicópteros uma garantia de sucesso nunca antes vista, tanto no salvamento de vidas como nas missões de óleo e gás. O resultado é uma disponibilidade operacional da família Super Puma que ultrapassa, em média, 98%.

Só em 2009, foram vendidos 81 helicópteros dessa família de produtos. Entre os clientes militares estão as Forças Armadas do Brasil, Força Aérea da Bulgária, Aviação do Exército e Força Aérea da França, Força Aérea da Alemanha e Forças Armadas do México. Entre os clientes da gama civil estão Awan Inspirasi, Bond Offshore Helicopters, Bristow Helicopters, CHC, Ministério dos Transportes da China, COHC, ERA Helicopters, Polícia Federal da Alemanha, Héli-Union, Flying Service do Governo de Hong Kong, Guarda Costeira do Japão, MHS, Sonair, Serviço Nacional de Resgate 119 da Coréia do Sul, SSFC e SWHS. Como os mais novos membros da família Super Puma/Cougar, a versão militar EC725 e sua variante civil EC225 se beneficiam da experiência do grande número de operadores.

O programa EC725 foi lançado inicialmente em resposta a uma exigência da Força Aérea Francesa por um helicóptero projetado especificamente para missões de CSAR. As exigências do governo francês contribuíram para a performance desse helicóptero e seu sucesso no mercado internacional.

Os principais requisitos foram:

• Longo alcance e alta capacidade de carga.
• Capacidade de operação em qualquer tempo e sistema autônomo de navegação.
• Alto grau de redundância de sistemas e capacidade de sobrevivência elevada para garantir o sucesso da missão.
• Otimização da interface homem-máquina para reduzir a carga de trabalho da tripulação, que terá maior disponibilidade para observar o cenário de operação e garantir a eficácia da missão em ambientes hostis.


Com um peso de decolagem de 11 mil kg, o EC725/EC225 transporta uma impressionante carga de combustível de 2.268 kg, garantindo um tempo de voo de cinco horas. Além dos novos motores Makila 2A1 com uma caixa de transmissão principal mais robusta e novo rotor principal de cinco pás, o EC725/225 possui um glass cockpit com seis grandes monitores multifuncionais.

Outra característica especial do EC725/225 é o piloto-automático (AFCS), o primeiro especificamente projetado para as características de voo de um helicóptero, em lugar dos modelos derivados de aeronaves de asas fixas. A precisão e a estabilidade do modelo já estão definindo novos padrões de segurança nas missões da Força Aérea Francesa, como de transporte de tropas e CSAR, bem como SAR civil. Como exemplo, o EC725/225 realiza automaticamente o voo pairado para operação de salvamento com guincho, sobre terra ou mar, com precisão incomparável e em condições impossíveis para outras aeronaves.
Ministro Nélson Jobim (IDefesa) e Governador Aécio Neves conhecem o interior de um helicóptero EC 225 da empresa de táxi aéreo Aeróleo, usado na operação Off-Shore de exploração de petróleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!