terça-feira, 23 de março de 2010

MOTOR DE BIO-ETANOL PARA AUTOMODELOS


Hobbylink
Notícias de Hobbylink
Terça-feira, 23 de março de 2010
TECNOLOGIA
Enquanto isso, no Japão...
A O.S. também trabalha firme no desenvolvimento do primeiro motor a bioetanol para automodelos. Eis aí a cara do 12TG-BE, um motor cuja versão a metanol tem história de campeão em carros na escala 1/10. Esse trabalho, porém, não é fácil.

A fábrica japonesa encontra muito mais dificuldades do que esperava com o desenvolvimento deste 12 BE para Auto, em relação trabalho que teve com os BE para aeromodelos. Por duas razões, ou melhor, supostas razões, pois não se trata de informação oficial:
1 - O tamanho pequeno do motor o faz bem mais crítico do que os "grandes" 55, 75 e 120 já devidamente adaptados para BE Aero e já são um sucesso no mercado japonês (chegam ao Brasil em abril);
2 - A geometria original do motor 12TG a metanol, intrincada, desenhada para altíssima performance, também contribui para torná-lo ainda mais crítico ao ser adaptado para bioetanol.

Ao que tudo indica, a O.S. vai recomeçar do zero o desenvolvimento de um motor para Auto desse porte, desenhando tudo especialmente para bioetanol. Assim, a fábrica deixará de lado a complexa geometria de dutos de alimentação e exaustão antes projetada para alta performance com metanol. Ou seja, provavelmente o primeiro BE para Auto só terá a cara do 12TG-BE que se vê na foto. Por dentro, será um bicho totalmente diferente.
PRESSÃO POR MOTOR DE HELI – Brasil, a pergunta que mais se faz é: "A O.S. vai lançar um motor BE para helicópteros?". Nós não sabemos, mas se depender dos recados que já estamos levando aos japoneses, um motor para heli seria o próximo! (Álvaro Caropreso)
Visite
Tudo sobre Bioetanol Fuel
Visite o Site do Bioetanol Fuel
e deixe seu comentário
Conheça os livros e plantas de Hobbylink
Hobbylink
© 1993-2010 Vento Solar Editora Ltda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!