quinta-feira, 28 de março de 2024

Excalibur International e o Brasil: O que o Czechoslovak Group poderia oferecer ao Exército Brasileiro além do Zuzana 2?

 Czechoslovak Group, 

Excalibur International e o Brasil

 

Recentemente, a Excalibur International, agência de exportação do conglomerado Czechoslovak Group (CSG), ganhou destaque no mercado de defesa brasileiro em função da sua parceria com Avibras no âmbito do projeto viatura blindada de combate obuseiro autopropulsado 155 mm sobre rodas (VBCOAP 155mm SR), que chega a sua fase final e escolha de um vencedor no início de maio.

Mas o que mais o grupo poderia oferecer ao Exército Brasileiro além do Zuzana 2?

Fundado em 1997, o CSG opera em diferentes setores da economia global, entre os quais defesa, aeroespacial, munição e automotivo, além de integrar diversas empresas, como a Excalibur Army (produção de equipamento militar); TATRA Defence Vehicle (veículos blindados sobre rodas); MSM Land Systems (modernização e reparo); ZVS Holding (munição); VOP Nováky (munição e life cycle); FM Granada (munição e mísseis); MSM Group (munição, defesa e equipamento civil); VÝVOJ Martin (torres modulares, sistemas de navegação, containers militares); OKTOBAR (componentes para a indústria de defesa); e a mundialmente conhecida TATRA Defence Slovakia (Chassi TATRA).



Neste artigo, analisaremos especificamente o sistema de artilharia de médio alcance Excalibur International's Multi-Layered Air Defence System (MLADS ou MRAD), e o sistema de míssil balístico de alcance intermediário (IRBM) Khan.

Ambos os sistemas foram desenvolvidos sob medida para atender aos requisitos do Exército Indonésio.

Ambos os projetos também incluem extensos programas de compensação que transferem parcialmente a produção de algumas tecnologias de defesa. MLADS e Khan para a Indonésia são financiados por um clube de bancos checos e internacionais.

Apresentado pela primeira vez na feira internacional IDEF 2023, o sistema terra-ar para defesa antiaérea MLADS (MRAD) reúne modernas capacidades integradas que o tornam elegível para concorrer na futura licitação do PEE Defesa Antiaérea do Exército Brasileiro.

O conjunto consiste em uma família de radares multifuncionais fabricados e integrados pelas empresas Retia e Eldis, um sistema C2 (Comando e Controle) Retia e uma família de mísseis de defesa aérea produzidos pela Roketsan da Turquia.

A Excalibur afirma que os sistemas de mísseis têm capacidade de lançamento vertical e podem ser usados ​​contra caças, bombardeiros nas grandes altitudes, UAVs (drones), mísseis antirradiação e mísseis de cruzeiro.

Contra ameaças semelhantes, a Roketsan atualmente oferece em seu portifólio apenas o míssil de defesa aérea HİSAR, com um alcance de 15 km, claramente insuficiente, o que indica o desenvolvimento de novos mísseis para o MLADS (MRAD).

Configuração Multialvos

O elemento de radar do sistema compreende unidades multifuncionais de médio alcance e multifuncionais de longo alcance com capacidade de interceptação instrumental de 200 km e 470 km, respectivamente.

Ambos os radares fornecem rastreamento preciso em paralelo com a orientação dos mísseis lançados, segundo dados fornecidos pela empresa Retia.

Esses radares podem operar em modo rotativo que cobre 360° para vigilância ou modo setorial (fixo) para orientação de mísseis a 90°.

A capacidade de defesa aérea com maior alcance está atualmente em desenvolvimento e “parcialmente em produção” para a Indonésia, onde a Excalibur atua como contratante principal e empresa integradora.

No coração do MLADS está um novo sistema de mísseis de médio alcance que chegam a 25 km e um sistema de mísseis de longo alcance que pode atacar alvos a uma distância de 70 km com sua ogiva de fragmentação altamente explosiva.

Acredita-se que a ROKETSAN tenha adicionado ao HISAR mais alcance, aumentando sua seção transversal para conter mais propelente sólido e acoplado ao sistema um booster de lançamento/aceleração descartável, ejetado após o fim da queima.

Esse míssil utilizaria um sistema de guiamento que usa tecnologia one way datalink (da bateria para o míssil), mais um sistema inercial apoiado por aquisição final do alvo por sensores IIR de matriz ativa e alta sensibilidade.

A carga explosiva (cabeça de guerra) pode ser detonada por impacto direto ou sensor de proximidade, quando a ogiva, de fragmentação anular, explode lançando dezenas de projéteis na direção do alvo.



O footprint terrestre do MLADS inclui o emprego de chassis Force do fabricante Tatra Trucks em diversas aplicações como lançadores de mísseis, plataforma automotiva dos radares, equipamentos de recarga, sistemas de comando e controle e oficinas de serviços móveis (exatamente como o ASTROS II MK.6 da Avibras).

Sistema de Mísseis Balísticos de Médio Alcance KHAN

Na feira IDEF 2023, a Excalibur International também apresentou, na forma de modelos detalhados de componentes, um sistema tático integrado de mísseis balísticos de médio alcance, no qual a empresa está cooperando como arquiteta de sistema e integradora com a indústria de defesa turca e diversas empresas da República Tcheca.



Com este projeto, a Excalibur International, juntamente com os seus parceiros, obteve sucesso na Indonésia, por exemplo, onde a empresa ganhou um contrato para o sistema de mísseis balísticos Khan por mais de 500 milhões de euros.

Este sofisticado sistema de mísseis balísticos de médio alcance pode atingir alvos a centenas de quilômetros e atacar eficazmente alvos estrategicamente e taticamente importantes, tais como postos de comando, sistemas de defesa aérea, sistemas de mísseis e artilharia, ou elementos de infra-estruturas militares críticas, mesmo muito atrás das linhas inimigas.



Graças às mais recentes tecnologias de orientação e guiamento, o Khan não necessita de qualquer suporte adicional de sistemas de radar ou sensores meteorológicos e equipamentos similares para o seu funcionamento (uma boa comparação de performance é o obsoleto sistema IRBM Scud, de origem soviética, que demandava tempo e recursos consideráveis para ser disparado e não conseguia ser preciso como os sistemas atuais).

O míssil Khan possui 610 mm de diâmetro e 2.500 kg de peso com um alcance entre 80 e 280 km (ou mais).



O sistema de orientação do míssil combina a precisão do GPS (Sistema de Posicionamento Global) e GLONASS (Sistema Global de Navegação por Satélite) com um INS (Sistema de Navegação Inercial).

O motor foguete de propelente sólido composto garante estabilidade e consistência no desempenho, enquanto a ogiva altamente explosiva pesando 470 kg possui um poder explosivo suficiente para destruir alvos inimigos com um único ataque.

A cabeça de guerra pode usar detonação pontual ou de proximidade, aumentando a versatilidade e permitindo diferentes estratégias de ataque e engajamento de alvos.

A precisão do míssil KHAN é considerada muito boa, com uma probabilidade de erro circular (CEP) estimada em 10 metros.

Todos os componentes do Khan, como lançadores, postos de comando, sistemas de recarga ou suporte de serviço, são integrados em chassis Tatra Force produzidos pela empresa Tatra Trucks.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!