domingo, 2 de outubro de 2011

ABAG News #36/2011



A G E N D A   A B A G
ABAG participa do POC/25
Ao participar do Encontro do Comitê de Planejamento e Operações do IBAC, POC/25 ocorrido em Marselha 15 e 16 Setembro passado, a ABAG teve oportunidade de discutir as falhas de segurança na aviação executiva, que apesar das estatísticas mostrarem baixos índices de acidentes, ainda ocorrem
acidentes que poderiam ser evitados.
ABAG em reunião para emenda ao CBA
Entidades discutem emendas ao CBA em reunião com advogados e SNETA, ABRAPHE e ABAG. Espera-se que breve o projeto de Lei entre em votação no Congresso, trazendo substanciais mudanças ao texto legal.
Diretoria Executiva
Bom Voo!


CLIQUE ACIMA E VEJA AS NOTÍCIAS
























FAÇA PARTE DE UM DOS MAIORES NETWORKS DO SETOR!
Fórum Regional de Aviação Civil
Nos dias 18 e 19 de novembro será realizado no aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia,
Primeiro Fórum Regional de Aviação Geral com o apoio institucional do Governo do Estado de Goiás. A programação conterá um ciclo de palestras e a mostra de produtos aeronáuticos
LABACE 2012
Já esta no ar o site da nona edição da LABACE, que pelo entusiasmo dos expositores terá bastantes novidades. Alguns contratos já foram concretizados e outros bem encaminhados.

ABDI promove Seminário sobre Asas Rotativas
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial estará promovendo em Itajubá o Seminário
O Desenvolvimento do Setor Aeronáutico de Asas Rotativas no Brasil. O evento que ocorrerá
nos dias 05, 06 e 07 de outubro próximo tem como objetivo promover a reflexão sobre a situação atual, o ambiente de negócios, os desafios e as perspectivas para o setor aeronáutico de asas rotativas.

Para maiores informações clique aqui.
ANAC adia prazo da Resolução 113
No dia 21 de setembro passado, entrou o novo prazo para que os contratos sejam adaptados aos preceitos da Resolução 113. O novo prazo foi divulgado pela ANAC ao editar a Resolução 201. Mais uma vez a data foi alterada, indicando que a matéria ainda não tem definição por parte da Agência.
POC/25 discute Segurança na Aviação Executiva
A ABAG participou em Marselha - França, do 25°. Encontro do Comitê de Planejamento e Operações do IBAC, entre 15 e 16 de setembro na sede de uma fabricante de helicópteros. O IBAC e' o Conselho Internacional de Aviação Executiva, entidade que representa perante a OACI quinze associações nacionais e regionais, como, por exemplo, a ABAG.
Jornada Regional divulga segurança de voo no Nordeste
Evento acontece em Outubro na cidade de Recife e visa disseminar os conhecimentos da segurança de voo na Região Nordeste. Alguns temas discutidos são: gerenciamento do risco, diferenças de objetivo entre a investigação SIPAER e a investigação policial, ferramentas de prevenção, fator humano, entre outros.
ANAC: Alerta de Voo – Informações e Recomendações de Segurança
Os procedimentos estabelecidos e padronizados de segurança de voo visam minimizar os riscos que os helicópteros estão sujeitos ao realizarem um voo. Saiba quais são as recomendações que contém tais procedimentos e obtenha uma viagem o mais tranquila possível.
Ferramentas simples para prevenir a perda de controle
Ao se deparar com uma situação em que o piloto perde o controle da aeronave, conhecer seus mecanismos e funcionalidades é imprescindível para que um acidente fatal não aconteça.
Conheça as tecnologias aplicadas nas aeronaves atuais que auxiliam o piloto a fim de evitar
a perda de controle.

Saiba como será a vigilância aérea no conceito CNS/ATM
A vigilância efetiva do espaço aéreo de um país é uma necessidade estratégica vital que garante a separação segura entre as aeronaves. Desse modo, o governo investe em tecnologias que permitem acompanhar o crescimento e a dinâmica do fluxo de voos.
Para acelerar mais a aviação civil, a aviação geral é incluída na estratégia nacional
A aviação geral na China teve uma dinâmica de desenvolvimento rápido, com operações de voo crescendo a uma taxa superior a 10% e tendo sua frota duplicada. Devido a este fato, o Governo chinês estuda formas de elevar a aviação civil chinesa a partir da aviação geral.
Como os executivos podem se tornar bem sucedidos através de voos privados
A atual concorrência das empresas no mundo geram novas tentativas de conquistar clientes,
e as vantagens da aviação executiva auxiliam os executivos nesse quesito. Estudos mostram o investimento das empresas na utilização da aviação executiva a fim de superar seus concorrentes.

Reino Unido planeja espaço aéreo dedicado à aviação executiva para os jogos Olímpicos de 2012
A fim de suprir a demanda de jatos executivos durante as Olímpiadas do ano que vem, o governo britânico estuda formas de aproveitar o máximo possível o espaço aéreo do país, além de conceder autorização aos aeroportos da aviação geral para operarem o dia todo.
Jatos corporativos encaram taxas de voo no plano de Obama
A administração do presidente norte-americano impôs taxas nos voos dos jatos executivos que utilizam o espaço aéreo do país alegando que o setor da aviação geral não paga sua parte
nos custos de operação do sistema de aviação.

ABAG - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVIAÇÃO GERAL
Rua Coronel Tobias Coelho, 147 – Aeroporto – Cep 04357-070 – São Paulo - SP