Pular para o conteúdo principal

“Soberania e Defesa em um Mundo em Transformação: Reflexões sobre a Nova Ordem Geopolítica” - por Gilberto Buffara



O mundo, tal como o conhecemos, vive um período de transformações profundas, comparável à queda do Muro de Berlim. 

A guerra na Ucrânia revelou a brutal realidade da dependência tecnológica e de recursos estrangeiros, expondo a vulnerabilidade de países que não possuem indústrias de defesa robustas.


 

Um exemplo claro foi o uso estratégico dos satélites espiões pelos Estados Unidos para pressionar a Ucrânia a vender suas reservas de terras raras, evidenciando como a geopolítica atual é marcada por práticas coercitivas que se assemelham somente às práticas do crime organizado. 

Nesse cenário de incerteza e caos, a autossuficiência em defesa se torna essencial. 

Países que investem em indústrias nacionais de tecnologia militar garantem não apenas sua soberania, mas também resiliência frente às manipulações externas. 

Nesse mundo cada vez menor onde a razão não tem mais relevância, dificilmente ficaremos esquecidos ou seremos deixados em paz. 




Com nossas vastas reservas minerais, recursos hídricos e produção agrícola abundante, certamente enfrentaremos desafios significativos. 

Devido à nossa limitada capacidade tecnológica e militar esses desafios têm a capacidade de se potencializar consideravelmente. 

A ausência de valores éticos ou mesmo instituições globais fortes para impô-los, reforça a necessidade de estratégias que nos levem à autonomia tecnológica e militar.


 

Para o Brasil, fortalecer sua Base Industrial de Defesa (BID) e investir em inovação tecnológica é essencial para assegurar sua segurança e posição no cenário internacional. 

A preparação para essa nova realidade exige ação imediata e coordenada entre governo, indústria e academia. 

Visto que os resultados dessas ações demoram consideravelmente a aparecer, precisamos agir agora!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BLINDADOS SUECOS! Sveriges Militärfordonsmuseum, Arsenalen ou The Swedish Tank Museum - O Museu AÇO!

𝗢 𝗔𝗖𝗘𝗥𝗩𝗢 𝗗𝗢 𝗔𝗥𝗦𝗘𝗡𝗔𝗟 𝗗𝗘 𝗚𝗨𝗘𝗥𝗥𝗔 𝗗𝗢 𝗥𝗜𝗢 𝗗𝗘 𝗝𝗔𝗡𝗘𝗜𝗥𝗢

O Arsenal de Guerra do Rio (AGR) remonta aos idos de 1762, quando foi criado pelo então governador da capitania do Rio de Janeiro, Gomes Freire de Andrade - Conde de Bobadela - com a denominação de “Casa do Trem”, na Ponta do Calabouço, Centro do Rio de Janeiro, onde atualmente se encontra o Museu Histórico Nacional. Ao longo de sua história, o Arsenal se caracteriza pelo apoio ao poder de combate do Exército, destacando-se por sua atuação nas Revoltas do Brasil Regencial, na Guerra da Tríplice Aliança, na Guerra de Canudos, na Revolta da Armada, Guerra do Contestado, bem como na Segunda Guerra Mundial.  Atualmente, o AGR, desempenha atividades de fabricação, manutenção e pesquisa, constituindo-se em organização militar de fundamental importância para a manutenção da capacidade de produção bélica do Exército, além de atuar em apoio às ações de defesa civil. Quer conhecer um pouco mais do acervo dos Arsenais e Fábricas sob guarda do AHEx? Acesse: http://www.ahex.eb.mil.br “𝘈𝘏𝘌𝘹:...

BAYRAKTAR KIZILELMA