Pular para o conteúdo principal

Akaer desenvolve primeira plataforma de Treinamento Aerotático 100% brasileira

Reforçando sua posição como referência em tecnologia para o setor aeroespacial, a Akaer desenvolveu a primeira Plataforma de Treinamento Aerotático independente de ancoragem vertical 100% brasileira. O equipamento foi projetado para simular condições reais de operações aéreas, visando o treinamento de militares, forças especiais e equipes de resgate.




 O projeto recria a estrutura completa de um helicóptero preso a uma torre metálica, mas que permite movimentação de balanço (tecnologia inédita no Brasil), simulando situações reais e proporcionando maior eficiência ao treinamento tático, à formação e à segurança dos operadores aéreos em missões críticas.

A plataforma será instalada no CIOPAER-MT (Centro Integrado de Operações Aéreas do Mato Grosso). Sua construção demandou um intenso ciclo de desenvolvimento, com cinco meses dedicados ao projeto e sete meses à fabricação, garantindo padrões elevados de qualidade e precisão.

Tecnologia

A plataforma é equipada com mecanismos avançados de elevação, incluindo um sistema de engrenagem linear e rotativo (cremalheira) e freio antequeda, que simulam condições de operações realizadas em voo.

O equipamento recria, em escala real, a cabine de um helicóptero AS350 (Eurocopter), permitindo a realização de treinamentos com técnicas específicas. Entre elas, destacam-se o transporte de cargas e pessoas, incluindo o Bambi-bucket, um balde flexível suspenso por cabo utilizado no combate a incêndios florestais; o cesto, projetado para o transporte seguro de materiais e resgate de pessoas; e o McGuire, uma corda única usada para evacuação e resgate aéreo.

Além disso, possibilita o treinamento para embarque e desembarque de operadores com técnicas como o Rapel, que permite desembarque rápido por meio de corda; o Mata-leão, onde o operador se fixa externamente à aeronave utilizando os braços para apoio; e a Preguiça, em que o operador se segura à aeronave com braços e pernas, garantindo estabilidade durante a operação.

Por ser uma estrutura fixa ou adaptada para simulação, permite que os operadores treinem com segurança antes de realizar essas manobras em aeronaves reais, o que é fundamental para reduzir riscos durante operações e garantir que as equipes estejam preparadas para agir com precisão.

Todo o projeto e integração da plataforma foram desenvolvidos pela Akaer, garantindo um padrão de qualidade superior e alinhado às exigências técnicas e de segurança.

 

“Estamos felizes em contribuir para o avanço da formação aerotática no Brasil. Essa plataforma representa um salto em qualidade, garantindo mais segurança e eficiência para os operadores aéreos”, destacou Francilio Graciano, diretor-executivo de Negócios em Equipamentos Especiais e Automação.

Com a entrega desse modelo inédito, a Akaer demonstra mais uma vez sua capacidade de inovação e engenharia de ponta aplicada às necessidades reais das forças operacionais. O projeto reforça o compromisso da empresa com a segurança e a capacitação avançada dos profissionais do setor.



Sobre a Akaer

Akaer é uma empresa brasileira de alta tecnologia com sede em São José dos Campos, especializada no desenvolvimento de soluções inovadoras para os setores de Defesa e Aeroespacial.

Com forte atuação no mercado internacional, a empresa se destaca por sua expertise em engenharia, modernização de sistemas e participação em programas estratégicos de alcance global.


Foto anexa: Plataforma de Treinamento Aerotático desenvolvida pela Akaer. (Divulgação/Akaer)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BLINDADOS SUECOS! Sveriges Militärfordonsmuseum, Arsenalen ou The Swedish Tank Museum - O Museu AÇO!

𝗢 𝗔𝗖𝗘𝗥𝗩𝗢 𝗗𝗢 𝗔𝗥𝗦𝗘𝗡𝗔𝗟 𝗗𝗘 𝗚𝗨𝗘𝗥𝗥𝗔 𝗗𝗢 𝗥𝗜𝗢 𝗗𝗘 𝗝𝗔𝗡𝗘𝗜𝗥𝗢

O Arsenal de Guerra do Rio (AGR) remonta aos idos de 1762, quando foi criado pelo então governador da capitania do Rio de Janeiro, Gomes Freire de Andrade - Conde de Bobadela - com a denominação de “Casa do Trem”, na Ponta do Calabouço, Centro do Rio de Janeiro, onde atualmente se encontra o Museu Histórico Nacional. Ao longo de sua história, o Arsenal se caracteriza pelo apoio ao poder de combate do Exército, destacando-se por sua atuação nas Revoltas do Brasil Regencial, na Guerra da Tríplice Aliança, na Guerra de Canudos, na Revolta da Armada, Guerra do Contestado, bem como na Segunda Guerra Mundial.  Atualmente, o AGR, desempenha atividades de fabricação, manutenção e pesquisa, constituindo-se em organização militar de fundamental importância para a manutenção da capacidade de produção bélica do Exército, além de atuar em apoio às ações de defesa civil. Quer conhecer um pouco mais do acervo dos Arsenais e Fábricas sob guarda do AHEx? Acesse: http://www.ahex.eb.mil.br “𝘈𝘏𝘌𝘹:...

BAYRAKTAR KIZILELMA