Pular para o conteúdo principal

Marinha do Brasil recebe embarcação DGS 999 POLAR RSB que vai equipar a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).

  • A Marinha do Brasil recebeu da DGS Defense a novíssima DGS 999 POLAR, projetada e construída para atender aos exigentes requerimentos operativos da Estação Antártica Comandante Ferraz, base brasileira do PROANTAR (Programa Antártico Brasileiro).
Diretores da DGS e da FEMAR/ militares da Marinha do Brasil na cerimônia de entrega do novo meio.


FEMAR

A Fundação de Estudos do Mar (FEMAR) recebeu, em 16 de dezembro de 2024, a Lancha Polar modelo DGS 999. 

O novo meio, projetado e construído pela DGS Industrial para operar em condições extremas, contribuirá diretamente para o suporte às pesquisas científicas no continente antártico, reforçando a atuação brasileira no Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). 

A embarcação possui características técnicas que garantem o transporte seguro de pesquisadores e equipamentos, destacando-se sua autonomia de 90 milhas náuticas, capacidade para 2.000 kg de carga e lotação para até sete tripulantes.

Com suas dimensões otimizadas e robustez, a lancha oferecerá suporte logístico indispensável às operações em torno da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).

A DGS 999 POLAR navegando. Firma: FEMAR

Ela será utilizada no transporte de equipes de cientistas e equipamentos, bem como na coleta de dados que apoiarão estudos sobre mudanças climáticas, biodiversidade marinha e outros temas de relevância global. 

Suas especificações incluem dois motores de 250 HP e uma velocidade econômica de cruzeiro de 18 nós, garantindo eficiência e segurança.

A aquisição da lancha polar é fruto de um convênio estratégico entre a Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM) e a Petrobras, com aprovação da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e interveniência administrativa e financeira da FEMAR

Essa parceria reforça o compromisso nacional com a preservação ambiental e o desenvolvimento de pesquisas científicas no continente antártico, consolidando a presença científica brasileira no local.

O primeiro exemplar da DGS 999 Polar

Ficha Técnica DGS 999 POLAR RSB (Barco de Apoio à Pesquisa):

Local de operação: Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), Península Keller, Baía do Almirantado, Ilha Rei George, Ilhas Shetland do Sul, latitude 62° 05'S e longitude 058° 24'W. 

Características básicas: 

LOA - 11,50 m 
BOA - 3,32 m 
Peso - 5,50 toneladas 
Deslocamento máximo - 6,50 toneladas 

Combustível - Gasolina 
Capacidade do tanque - 810 litros

Velocidade máxima - 35 nós 
Velocidade econômica de cruzeiro (ECS) - 25 nós.

Alcance - 350 milhas náuticas em velocidade de cruzeiro de 25 nós. 

Habitáculo da Tripulação e embarcados: Cabine com isolamento térmico para ambiente antártico. 

Geradores: Um Gerador Panda Polar Series - Diesel - 5 KVA 

Motores - dois propulsores de popa, do tipo Mercury Marine, V8, SEAPRO 250HP, Potência total - 500 Hp. 

Sistema de aquecimento - duas unidades do aquecedor Webasto Marine - Air Top 2000 STC, a diesel, potência de aquecimento de 2KW. 

Guincho de pesquisa oceanográfica, WARN 103251 VR EVO 8-S, aço inoxidável, cabo spectra, capacidade de 250 Kg, controle sem fio. 

Sistema de navegação: Um display multifuncional Raymarine Axion 2 PRO, Transdutor 3D de alta resolução, 1 KW.

Radar: Um sensor Raynarine Radome 18, tecnologia Chirp, sistema de prevenção de colisões Doppler, 42 NM. 

Sistema de comunicação: Um rádio VHF Raymarine Ray 73, mais um receptor AIS. 

Conforto: Banheiro de sistema fechado (vácuo), cozinha pequena, equipada com micro-ondas, frigobar e pia. Sistema de água doce e tanque de água cinza.

O Portifólio de embarcações da DGS Defense. Firma: DGS Defense

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BLINDADOS SUECOS! Sveriges Militärfordonsmuseum, Arsenalen ou The Swedish Tank Museum - O Museu AÇO!

𝗢 𝗔𝗖𝗘𝗥𝗩𝗢 𝗗𝗢 𝗔𝗥𝗦𝗘𝗡𝗔𝗟 𝗗𝗘 𝗚𝗨𝗘𝗥𝗥𝗔 𝗗𝗢 𝗥𝗜𝗢 𝗗𝗘 𝗝𝗔𝗡𝗘𝗜𝗥𝗢

O Arsenal de Guerra do Rio (AGR) remonta aos idos de 1762, quando foi criado pelo então governador da capitania do Rio de Janeiro, Gomes Freire de Andrade - Conde de Bobadela - com a denominação de “Casa do Trem”, na Ponta do Calabouço, Centro do Rio de Janeiro, onde atualmente se encontra o Museu Histórico Nacional. Ao longo de sua história, o Arsenal se caracteriza pelo apoio ao poder de combate do Exército, destacando-se por sua atuação nas Revoltas do Brasil Regencial, na Guerra da Tríplice Aliança, na Guerra de Canudos, na Revolta da Armada, Guerra do Contestado, bem como na Segunda Guerra Mundial.  Atualmente, o AGR, desempenha atividades de fabricação, manutenção e pesquisa, constituindo-se em organização militar de fundamental importância para a manutenção da capacidade de produção bélica do Exército, além de atuar em apoio às ações de defesa civil. Quer conhecer um pouco mais do acervo dos Arsenais e Fábricas sob guarda do AHEx? Acesse: http://www.ahex.eb.mil.br “𝘈𝘏𝘌𝘹:...

ADEREX AERONAVAL 2021