Marinha do Brasil recebe embarcação DGS 999 POLAR RSB que vai equipar a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).
- A Marinha do Brasil recebeu da DGS Defense a novíssima DGS 999 POLAR, projetada e construída para atender aos exigentes requerimentos operativos da Estação Antártica Comandante Ferraz, base brasileira do PROANTAR (Programa Antártico Brasileiro).
Diretores da DGS e da FEMAR/ militares da Marinha do Brasil na cerimônia de entrega do novo meio.
FEMAR
A Fundação de Estudos do Mar (FEMAR) recebeu, em 16 de dezembro de 2024, a Lancha Polar modelo DGS 999.
O novo meio, projetado e construído pela DGS Industrial para operar em condições extremas, contribuirá diretamente para o suporte às pesquisas científicas no continente antártico, reforçando a atuação brasileira no Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).
A embarcação possui características técnicas que garantem o transporte seguro de pesquisadores e equipamentos, destacando-se sua autonomia de 90 milhas náuticas, capacidade para 2.000 kg de carga e lotação para até sete tripulantes.
Com suas dimensões otimizadas e robustez, a lancha oferecerá suporte logístico indispensável às operações em torno da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).
A DGS 999 POLAR navegando. Firma: FEMAR
Ela será utilizada no transporte de equipes de cientistas e equipamentos, bem como na coleta de dados que apoiarão estudos sobre mudanças climáticas, biodiversidade marinha e outros temas de relevância global.
Suas especificações incluem dois motores de 250 HP e uma velocidade econômica de cruzeiro de 18 nós, garantindo eficiência e segurança.
A aquisição da lancha polar é fruto de um convênio estratégico entre a Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM) e a Petrobras, com aprovação da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e interveniência administrativa e financeira da FEMAR.
Essa parceria reforça o compromisso nacional com a preservação ambiental e o desenvolvimento de pesquisas científicas no continente antártico, consolidando a presença científica brasileira no local.
O primeiro exemplar da DGS 999 Polar
Ficha Técnica DGS 999 POLAR RSB (Barco de Apoio à Pesquisa):
Local de operação: Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), Península Keller, Baía do Almirantado, Ilha Rei George, Ilhas Shetland do Sul, latitude 62° 05'S e longitude 058° 24'W.
Características básicas:
LOA - 11,50 m
BOA - 3,32 m
Peso - 5,50 toneladas
Deslocamento máximo - 6,50 toneladas
Combustível - Gasolina
Capacidade do tanque - 810 litros
Velocidade máxima - 35 nós
Velocidade econômica de cruzeiro (ECS) - 25 nós.
Alcance - 350 milhas náuticas em velocidade de cruzeiro de 25 nós.
Habitáculo da Tripulação e embarcados: Cabine com isolamento térmico para ambiente antártico.
Geradores: Um Gerador Panda Polar Series - Diesel - 5 KVA
Motores - dois propulsores de popa, do tipo Mercury Marine, V8, SEAPRO 250HP, Potência total - 500 Hp.
Sistema de aquecimento - duas unidades do aquecedor Webasto Marine - Air Top 2000 STC, a diesel, potência de aquecimento de 2KW.
Guincho de pesquisa oceanográfica, WARN 103251 VR EVO 8-S, aço inoxidável, cabo spectra, capacidade de 250 Kg, controle sem fio.
Sistema de navegação: Um display multifuncional Raymarine Axion 2 PRO, Transdutor 3D de alta resolução, 1 KW.
Radar: Um sensor Raynarine Radome 18, tecnologia Chirp, sistema de prevenção de colisões Doppler, 42 NM.
Sistema de comunicação: Um rádio VHF Raymarine Ray 73, mais um receptor AIS.
Conforto: Banheiro de sistema fechado (vácuo), cozinha pequena, equipada com micro-ondas, frigobar e pia. Sistema de água doce e tanque de água cinza.
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