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Marinha do Brasil recebe embarcação DGS 999 POLAR RSB que vai equipar a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).

  • A Marinha do Brasil recebeu da DGS Defense a novíssima DGS 999 POLAR, projetada e construída para atender aos exigentes requerimentos operativos da Estação Antártica Comandante Ferraz, base brasileira do PROANTAR (Programa Antártico Brasileiro).
Diretores da DGS e da FEMAR/ militares da Marinha do Brasil na cerimônia de entrega do novo meio.


FEMAR

A Fundação de Estudos do Mar (FEMAR) recebeu, em 16 de dezembro de 2024, a Lancha Polar modelo DGS 999. 

O novo meio, projetado e construído pela DGS Industrial para operar em condições extremas, contribuirá diretamente para o suporte às pesquisas científicas no continente antártico, reforçando a atuação brasileira no Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). 

A embarcação possui características técnicas que garantem o transporte seguro de pesquisadores e equipamentos, destacando-se sua autonomia de 90 milhas náuticas, capacidade para 2.000 kg de carga e lotação para até sete tripulantes.

Com suas dimensões otimizadas e robustez, a lancha oferecerá suporte logístico indispensável às operações em torno da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).

A DGS 999 POLAR navegando. Firma: FEMAR

Ela será utilizada no transporte de equipes de cientistas e equipamentos, bem como na coleta de dados que apoiarão estudos sobre mudanças climáticas, biodiversidade marinha e outros temas de relevância global. 

Suas especificações incluem dois motores de 250 HP e uma velocidade econômica de cruzeiro de 18 nós, garantindo eficiência e segurança.

A aquisição da lancha polar é fruto de um convênio estratégico entre a Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM) e a Petrobras, com aprovação da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e interveniência administrativa e financeira da FEMAR

Essa parceria reforça o compromisso nacional com a preservação ambiental e o desenvolvimento de pesquisas científicas no continente antártico, consolidando a presença científica brasileira no local.

O primeiro exemplar da DGS 999 Polar

Ficha Técnica DGS 999 POLAR RSB (Barco de Apoio à Pesquisa):

Local de operação: Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), Península Keller, Baía do Almirantado, Ilha Rei George, Ilhas Shetland do Sul, latitude 62° 05'S e longitude 058° 24'W. 

Características básicas: 

LOA - 11,50 m 
BOA - 3,32 m 
Peso - 5,50 toneladas 
Deslocamento máximo - 6,50 toneladas 

Combustível - Gasolina 
Capacidade do tanque - 810 litros

Velocidade máxima - 35 nós 
Velocidade econômica de cruzeiro (ECS) - 25 nós.

Alcance - 350 milhas náuticas em velocidade de cruzeiro de 25 nós. 

Habitáculo da Tripulação e embarcados: Cabine com isolamento térmico para ambiente antártico. 

Geradores: Um Gerador Panda Polar Series - Diesel - 5 KVA 

Motores - dois propulsores de popa, do tipo Mercury Marine, V8, SEAPRO 250HP, Potência total - 500 Hp. 

Sistema de aquecimento - duas unidades do aquecedor Webasto Marine - Air Top 2000 STC, a diesel, potência de aquecimento de 2KW. 

Guincho de pesquisa oceanográfica, WARN 103251 VR EVO 8-S, aço inoxidável, cabo spectra, capacidade de 250 Kg, controle sem fio. 

Sistema de navegação: Um display multifuncional Raymarine Axion 2 PRO, Transdutor 3D de alta resolução, 1 KW.

Radar: Um sensor Raynarine Radome 18, tecnologia Chirp, sistema de prevenção de colisões Doppler, 42 NM. 

Sistema de comunicação: Um rádio VHF Raymarine Ray 73, mais um receptor AIS. 

Conforto: Banheiro de sistema fechado (vácuo), cozinha pequena, equipada com micro-ondas, frigobar e pia. Sistema de água doce e tanque de água cinza.

O Portifólio de embarcações da DGS Defense. Firma: DGS Defense

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