2025: Chefe do EPEx participará de evento sobre blindados em Londres e depois vai a Itália conhecer o MBT Aríete e o IFV DARDO
O comando do Exército Brasileiro designou o chefe do EPEX, general Rocha Lima (*), para participar do International Armoured Vehicles, principal ponto de encontro do mundo para a comunidade de veículos blindados, cuja próxima edição acontecerá no início de 2025 em Londres.
O Comandante do Comando Militar do Sul (CMS), general Hertz Pires Do Nascimento, será um dos palestrantes dessa edição do IAV - o CMS reúne em suas unidades blindadas praticamente todo o poder de fogo operacional do Exército Brasileiro, mais um Centro de Instrução em Blindados responsável por formar e atualizar operadores de todo o Brasil.
Após o encerramento desse prestigioso evento, o general Rocha Lima segue viagem do Reino Unido para a Itália, onde visitará a sede da CIO em Roma, e depois a unidade industrial da Oto Melara de La Spezia e a cidade de Florença, sede da Brigada
de Cavalaria “Pozzuollo Del Friulli”.
Na ocasião, o chefe do EPEx vai ter a oportunidade de conhecer in loco como é a organização doutrinária e como são operados e mantidos os carros de combate Aríete e os veículos de combate de infantaria (IFV) DARDO, ambos do Exército Italiano.
O MBT Aríete está sendo modernizado para a versão C2, que emprega o setup de sensores da torre HITFACT MK II usada pelos Centauro 2 combinados com uma nova torre com mais proteção blindada, e um chassis revisado e modernizado, incluindo mais proteção nas laterais e parte traseira do veículo.
Aríete C2 do Exército Italiano
Já o IFV DARDO, que está em serviço com cerca de 200 unidades, deverá ser substituído até o final desta década por um novo IFV, do qual os italianos planejam adquirir mais de 670, aposentando não só o DARDO como os vetustos e imortais M-113 de diferentes versões.
Rocha Lima já esteve na Itália em 2024.
Durante essa visita, o general participou de reuniões de trabalho com o Embaixador do Brasil naquele País, com os gigantes italianos Leonardo e Consórcio Iveco-Oto Melara (CIO), e, por fim, com o general-de-brigada Raffaele Zorzi e o general-de-brigada Salvatore Giambattista Masi, ambos da Diretoria de Armamentos Terrestres do Ministério da Defesa italiano.
Na pauta, as avaliações funcionais dos Centauro 2 brasileiros na Itália e o planejamento para a continuidade dessas avaliações no Brasil.
O Lynx KF-41 deverá ser o novo IFV de esteiras do Exército Italiano, após o surpreendente acordo entre a Leonardo e a Rheinmetall
International Armoured Vehicles
A maior conferência dedicada do seu tipo, a IAVs reúne anualmente mais de 750 líderes de defesa e da indústria, com um grupo militar composto por comandantes de força e operacionais, oficiais de aquisição, definidores de requisitos, especialistas em desenvolvimento de capacidade e líderes de tecnologia do Exército e da Comunidade de Ciência e Tecnologia de Defesa.
Atraindo anualmente 1000 delegados de mais de 40 nações, a participação na conferência abrange todo o ecossistema de veículos blindados.
Atraindo anualmente 1000 delegados de mais de 40 nações, a participação na conferência abrange todo o ecossistema de veículos blindados.
Da liderança militar e governamental aos provedores de soluções da indústria sênior, extraídos dos principais OEMs de veículos e da cadeia de suprimentos envolvida na produção de tecnologias de ponta integradas aos veículos do futuro.
Uma seção transversal importante para reunir e abordar a questão: "como lutaremos no futuro?"
(*) O General de Brigada Marcelo Rocha Lima é o atual chefe do Escritório de Projetos do Exército (EPEx), e como tal já liderou comitivas do EPEx em visitas a Índia em março de 2024 e a Itália em maio de 2024.
Comentários
Postar um comentário
Participe, deixe seu contato!