Pular para o conteúdo principal

2025: Chefe do EPEx participará de evento sobre blindados em Londres e depois vai a Itália conhecer o MBT Aríete e o IFV DARDO

O comando do Exército Brasileiro designou o chefe do EPEX, general Rocha Lima (*), para participar do International Armoured Vehicles, principal ponto de encontro do mundo para a comunidade de veículos blindados, cuja próxima edição acontecerá no início de 2025 em Londres.



O Comandante do Comando Militar do Sul (CMS), general Hertz Pires Do Nascimento, será um dos palestrantes dessa edição do IAV - o CMS reúne em suas unidades blindadas praticamente todo o poder de fogo operacional do Exército Brasileiro, mais um Centro de Instrução em Blindados responsável por formar e atualizar operadores de todo o Brasil.

Após o encerramento desse prestigioso evento, o general Rocha Lima segue viagem do Reino Unido para a Itália, onde visitará a sede da CIO em Roma, e depois a unidade industrial da Oto Melara de La Spezia e a cidade de Florença, sede da Brigada de CavalariaPozzuollo Del Friulli”.


MBT Aríete C1 do Exército Italiano

Na ocasião, o chefe do EPEx vai ter a oportunidade de conhecer in loco como é a organização doutrinária e como são operados e mantidos os carros de combate  Aríete e os veículos de combate de infantaria (IFV) DARDO, ambos do Exército Italiano.

O MBT Aríete está sendo modernizado para a versão C2, que emprega o setup de sensores da torre HITFACT MK II usada pelos Centauro 2 combinados com uma nova torre com mais proteção blindada, e um chassis revisado e modernizado, incluindo mais proteção nas laterais e parte traseira do veículo.


Aríete C2 do Exército Italiano

Já o IFV DARDO, que está em serviço com cerca de 200 unidades, deverá ser substituído até o final desta década por um novo IFV, do qual os italianos planejam adquirir mais de 670, aposentando não só o DARDO como os vetustos e imortais M-113 de diferentes versões.



O IFV DARDO do Exército Italiano

Rocha Lima já esteve na Itália em 2024. 

Durante essa visita, o general participou de reuniões de trabalho com o Embaixador do Brasil naquele País, com os gigantes italianos Leonardo e Consórcio Iveco-Oto Melara (CIO), e, por fim, com o general-de-brigada Raffaele Zorzi e o general-de-brigada Salvatore Giambattista Masi, ambos da Diretoria de Armamentos Terrestres do Ministério da Defesa italiano. 

Na pauta, as avaliações funcionais dos Centauro 2 brasileiros na Itália e o planejamento para a continuidade dessas avaliações no Brasil.


O Lynx KF-41 deverá ser o novo IFV de esteiras do Exército Italiano, após o surpreendente acordo entre a Leonardo e a Rheinmetall



 International Armoured Vehicles

A maior conferência dedicada do seu tipo, a IAVs reúne anualmente mais de 750 líderes de defesa e da indústria, com um grupo militar composto por comandantes de força e operacionais, oficiais de aquisição, definidores de requisitos, especialistas em desenvolvimento de capacidade e líderes de tecnologia do Exército e da Comunidade de Ciência e Tecnologia de Defesa.

Atraindo anualmente 1000 delegados de mais de 40 nações, a participação na conferência abrange todo o ecossistema de veículos blindados. 


Da liderança militar e governamental aos provedores de soluções da indústria sênior, extraídos dos principais OEMs de veículos e da cadeia de suprimentos envolvida na produção de tecnologias de ponta integradas aos veículos do futuro. 

Uma seção transversal importante para reunir e abordar a questão: "como lutaremos no futuro?"



(*) O General de Brigada Marcelo Rocha Lima é o atual chefe do Escritório de Projetos do Exército (EPEx), e como tal já liderou comitivas do EPEx em visitas a Índia em março de 2024 e a Itália em maio de 2024. 


O general Rocha Lima durante visita de trabalho na China - Foto: NORINCO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museo Storico - Aeronautica Militare - Ministero della Difesa (Vigna di Valle)

Um museu incrível, localizado em uma região lindíssima, as margens do  Lago di Bracciano, na Itália. Sejam bem vindos ao  Museo Storico dell’Aeronautica Militare di Vigna di Valle Às margens do Lago Bracciano, no sítio histórico da antiga base de hidroaviões de Vigna di Valle, fica o Museu Histórico da Força Aérea .  As suas estruturas arquitetônicas, entre antigas e modernas, estão perfeitamente integradas no ambiente do parque natural em que reside. Douglas C-47 MM 61 776 "1445" Monumento sobre o voo do dirigível "Itália" até o sobrevoo do Pólo Norte, em 1928, quando foi destruído em um acidente. O belíssimo F-104 ASA-M Starfighter RED "Ducati 999 F03" Breguet 1150 Atlantic ASW/ASUW Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman S2F Tracker Aermacchi MB.323  ""MM 554" Aermacchi MB.323  ""MM 554" Grumman HU-16 Albatross em 2º plano Sinalização para visitantes com recursos multimídia O visual a...

Saab vende a TransponderTech

A Saab anuncia a venda da Saab TransponderTech AB para a subsidiária sueca da Teledyne Technologies Inc ., a FLIR Systems AB . A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições, o que está previsto para ocorrer até o final do quarto trimestre de 2025. A TransponderTech é líder em soluções de comunicação e navegação certificadas pela Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (do inglês,  Safety Of Life At Sea  - SOLAS) para aplicações marítimas comerciais, militares e aéreas.  A venda está alinhada com a estratégia da Saab de aumentar o foco nas áreas centrais do seu negócio. Com o fechamento da transação, a Saab venderá 100% das ações que possuía na Saab TransponderTech AB. “ A TransponderTech é uma empresa extraordinária e inovadora, e temos muito orgulho das suas conquistas. À medida que nos concentramos estrategicamente em expandir nossa atuação nos segmentos militares, acreditamos que a empresa encontrará ainda mai...

Embraer fecha acordo com a Marinha do Brasil para desenvolver drones aeronavais CAT 3, CAT 4 e CAT 5.

A Embraer e a Marinha do Brasil assinaram acordos de parceria e cooperação mútua em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em dezembro de 2022 e abril de 2024, visando o d esenvolvimento de radares   de busca de superfície embarcados e de vigilância costeira, com o aprimoramento do Radar Gaivota X , e o a poio mútuo em pesquisa, desenvolvimento e inovação  na área de tecnologia em geral, visando fortalecer a Base Industrial de Defesa Nacional e a transição da pesquisa para a indústria. Embora a Marinha do Brasil já utilize e teste diferentes tipos de drones (incluindo veículos submarinos autônomos e drones kamikaze desenvolvidos pelo Corpo de Fuzileiros Navais ) e a Embraer tenha um memorando de entendimento com a Força Aérea Brasileira (FAB) para estudar e desenvolver um veículo aéreo não tripulado avançado, os acordos específicos entre Embraer e Marinha visavam até então principalmente a tecnologia de radares, mas isso mudou na direção dos drones e está em u...