Pular para o conteúdo principal

2025: Chefe do EPEx participará de evento sobre blindados em Londres e depois vai a Itália conhecer o MBT Aríete e o IFV DARDO

O comando do Exército Brasileiro designou o chefe do EPEX, general Rocha Lima (*), para participar do International Armoured Vehicles, principal ponto de encontro do mundo para a comunidade de veículos blindados, cuja próxima edição acontecerá no início de 2025 em Londres.



O Comandante do Comando Militar do Sul (CMS), general Hertz Pires Do Nascimento, será um dos palestrantes dessa edição do IAV - o CMS reúne em suas unidades blindadas praticamente todo o poder de fogo operacional do Exército Brasileiro, mais um Centro de Instrução em Blindados responsável por formar e atualizar operadores de todo o Brasil.

Após o encerramento desse prestigioso evento, o general Rocha Lima segue viagem do Reino Unido para a Itália, onde visitará a sede da CIO em Roma, e depois a unidade industrial da Oto Melara de La Spezia e a cidade de Florença, sede da Brigada de CavalariaPozzuollo Del Friulli”.


MBT Aríete C1 do Exército Italiano

Na ocasião, o chefe do EPEx vai ter a oportunidade de conhecer in loco como é a organização doutrinária e como são operados e mantidos os carros de combate  Aríete e os veículos de combate de infantaria (IFV) DARDO, ambos do Exército Italiano.

O MBT Aríete está sendo modernizado para a versão C2, que emprega o setup de sensores da torre HITFACT MK II usada pelos Centauro 2 combinados com uma nova torre com mais proteção blindada, e um chassis revisado e modernizado, incluindo mais proteção nas laterais e parte traseira do veículo.


Aríete C2 do Exército Italiano

Já o IFV DARDO, que está em serviço com cerca de 200 unidades, deverá ser substituído até o final desta década por um novo IFV, do qual os italianos planejam adquirir mais de 670, aposentando não só o DARDO como os vetustos e imortais M-113 de diferentes versões.



O IFV DARDO do Exército Italiano

Rocha Lima já esteve na Itália em 2024. 

Durante essa visita, o general participou de reuniões de trabalho com o Embaixador do Brasil naquele País, com os gigantes italianos Leonardo e Consórcio Iveco-Oto Melara (CIO), e, por fim, com o general-de-brigada Raffaele Zorzi e o general-de-brigada Salvatore Giambattista Masi, ambos da Diretoria de Armamentos Terrestres do Ministério da Defesa italiano. 

Na pauta, as avaliações funcionais dos Centauro 2 brasileiros na Itália e o planejamento para a continuidade dessas avaliações no Brasil.


O Lynx KF-41 deverá ser o novo IFV de esteiras do Exército Italiano, após o surpreendente acordo entre a Leonardo e a Rheinmetall



 International Armoured Vehicles

A maior conferência dedicada do seu tipo, a IAVs reúne anualmente mais de 750 líderes de defesa e da indústria, com um grupo militar composto por comandantes de força e operacionais, oficiais de aquisição, definidores de requisitos, especialistas em desenvolvimento de capacidade e líderes de tecnologia do Exército e da Comunidade de Ciência e Tecnologia de Defesa.

Atraindo anualmente 1000 delegados de mais de 40 nações, a participação na conferência abrange todo o ecossistema de veículos blindados. 


Da liderança militar e governamental aos provedores de soluções da indústria sênior, extraídos dos principais OEMs de veículos e da cadeia de suprimentos envolvida na produção de tecnologias de ponta integradas aos veículos do futuro. 

Uma seção transversal importante para reunir e abordar a questão: "como lutaremos no futuro?"



(*) O General de Brigada Marcelo Rocha Lima é o atual chefe do Escritório de Projetos do Exército (EPEx), e como tal já liderou comitivas do EPEx em visitas a Índia em março de 2024 e a Itália em maio de 2024. 


O general Rocha Lima durante visita de trabalho na China - Foto: NORINCO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BLINDADOS SUECOS! Sveriges Militärfordonsmuseum, Arsenalen ou The Swedish Tank Museum - O Museu AÇO!

𝗢 𝗔𝗖𝗘𝗥𝗩𝗢 𝗗𝗢 𝗔𝗥𝗦𝗘𝗡𝗔𝗟 𝗗𝗘 𝗚𝗨𝗘𝗥𝗥𝗔 𝗗𝗢 𝗥𝗜𝗢 𝗗𝗘 𝗝𝗔𝗡𝗘𝗜𝗥𝗢

O Arsenal de Guerra do Rio (AGR) remonta aos idos de 1762, quando foi criado pelo então governador da capitania do Rio de Janeiro, Gomes Freire de Andrade - Conde de Bobadela - com a denominação de “Casa do Trem”, na Ponta do Calabouço, Centro do Rio de Janeiro, onde atualmente se encontra o Museu Histórico Nacional. Ao longo de sua história, o Arsenal se caracteriza pelo apoio ao poder de combate do Exército, destacando-se por sua atuação nas Revoltas do Brasil Regencial, na Guerra da Tríplice Aliança, na Guerra de Canudos, na Revolta da Armada, Guerra do Contestado, bem como na Segunda Guerra Mundial.  Atualmente, o AGR, desempenha atividades de fabricação, manutenção e pesquisa, constituindo-se em organização militar de fundamental importância para a manutenção da capacidade de produção bélica do Exército, além de atuar em apoio às ações de defesa civil. Quer conhecer um pouco mais do acervo dos Arsenais e Fábricas sob guarda do AHEx? Acesse: http://www.ahex.eb.mil.br “𝘈𝘏𝘌𝘹: 𝘨

ADEREX AERONAVAL 2021