Pular para o conteúdo principal

MD promove evento em Brasília e fortalece exportações da indústria de defesa brasileira

Criar um ambiente propício para a geração de oportunidades comerciais e impulsionar as exportações de produtos de defesa. Esse foi o objetivo do 3º Brazilian Defense Day Embaixadas, evento do Ministério da Defesa que reuniu, nesta quinta-feira (14), em Brasília (DF), 47 empresas do setor e 60 representantes diplomáticos de 47 países. 

No encontro, promovido pela Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod-MD), as empresas da Base Industrial de Defesa (BID) mostraram seus principais produtos em um painel. Depois, houve o momento para o contato delas com o corpo diplomático. “A importância do evento é que temos oportunidade de demonstrar de maneira bastante rápida e precisa a gama de produtos que são fabricados na BID”, afirmou o Secretário de Produtos de Defesa, Heraldo Luiz Rodrigues.  


Ele lembrou que a BID, no primeiro semestre deste ano, alcançou mais um recorde após ultrapassar US$ 2 bilhões em autorizações de exportações de produtos e serviços. A cifra é cerca de 113% do total obtido em todo o ano de 2024 (US$ 1,78 bi). “Esperamos que o valor até o final do ano seja muito superior ao de 2024. A Seprod trabalha para ser uma ponte entre o setor de defesa e o mundo”, disse.


Segundo o Secretário, a indústria de defesa brasileira tem uma gama de produtos variada e significativa no mundo, citando aeronaves, bombas, drones, nitrocelulose, armamento de pequeno calibre e material de construção de equipamentos. “Nossa missão é fomentar um ecossistema robusto e competitivo, onde as empresas brasileiras possam prosperar e expandir seus horizontes. A exportação dos produtos de defesa não é apenas um negócio, é um atestado de confiança na nossa tecnologia e engenharia”, ressaltou.


O evento, realizado na Escola Superior de Defesa (ESD), órgão vinculado à pasta, teve o apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde) e do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (Simde). 


Importações - Após a exposição das empresas, em um evento independente do Brazilian Defense Day Embaixadas, o Coordenador da Divisão de Controle de Importação e Exportação do Ministério da Defesa, Coronel Marlison Jose do Nascimento Gonçalves, fez uma apresentação às empresas sobre o Novo Processo de Importação (NPI), que está sendo implementado neste ano. 


De acordo com ele, o novo sistema dá mais celeridade ao processo de importação e facilita o trabalho das empresas. A partir de agora, as importações, como já ocorria com as exportações, irão ocorrer num portal único de comércio exterior. O NPI substitui a Declaração de Importação (DI) e a Declaração Simplificada de Importação (DSI) pela Declaração Única de Importação (Duimp)


O coordenador explicou que o modelo anterior usava vários sistemas informatizados. Agora será apenas um. Além disso, cada órgão envolvido tinha que trabalhar com sua licença de importação. No novo processo, todos vão trabalhar com uma licença única. 


Rafael Paixão

Fotos: Érico Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museo Storico - Aeronautica Militare - Ministero della Difesa (Vigna di Valle)

Um museu incrível, localizado em uma região lindíssima, as margens do  Lago di Bracciano, na Itália. Sejam bem vindos ao  Museo Storico dell’Aeronautica Militare di Vigna di Valle Às margens do Lago Bracciano, no sítio histórico da antiga base de hidroaviões de Vigna di Valle, fica o Museu Histórico da Força Aérea .  As suas estruturas arquitetônicas, entre antigas e modernas, estão perfeitamente integradas no ambiente do parque natural em que reside. Douglas C-47 MM 61 776 "1445" Monumento sobre o voo do dirigível "Itália" até o sobrevoo do Pólo Norte, em 1928, quando foi destruído em um acidente. O belíssimo F-104 ASA-M Starfighter RED "Ducati 999 F03" Breguet 1150 Atlantic ASW/ASUW Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman S2F Tracker Aermacchi MB.323  ""MM 554" Aermacchi MB.323  ""MM 554" Grumman HU-16 Albatross em 2º plano Sinalização para visitantes com recursos multimídia O visual a...

Saab vende a TransponderTech

A Saab anuncia a venda da Saab TransponderTech AB para a subsidiária sueca da Teledyne Technologies Inc ., a FLIR Systems AB . A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições, o que está previsto para ocorrer até o final do quarto trimestre de 2025. A TransponderTech é líder em soluções de comunicação e navegação certificadas pela Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (do inglês,  Safety Of Life At Sea  - SOLAS) para aplicações marítimas comerciais, militares e aéreas.  A venda está alinhada com a estratégia da Saab de aumentar o foco nas áreas centrais do seu negócio. Com o fechamento da transação, a Saab venderá 100% das ações que possuía na Saab TransponderTech AB. “ A TransponderTech é uma empresa extraordinária e inovadora, e temos muito orgulho das suas conquistas. À medida que nos concentramos estrategicamente em expandir nossa atuação nos segmentos militares, acreditamos que a empresa encontrará ainda mai...

Embraer fecha acordo com a Marinha do Brasil para desenvolver drones aeronavais CAT 3, CAT 4 e CAT 5.

A Embraer e a Marinha do Brasil assinaram acordos de parceria e cooperação mútua em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em dezembro de 2022 e abril de 2024, visando o d esenvolvimento de radares   de busca de superfície embarcados e de vigilância costeira, com o aprimoramento do Radar Gaivota X , e o a poio mútuo em pesquisa, desenvolvimento e inovação  na área de tecnologia em geral, visando fortalecer a Base Industrial de Defesa Nacional e a transição da pesquisa para a indústria. Embora a Marinha do Brasil já utilize e teste diferentes tipos de drones (incluindo veículos submarinos autônomos e drones kamikaze desenvolvidos pelo Corpo de Fuzileiros Navais ) e a Embraer tenha um memorando de entendimento com a Força Aérea Brasileira (FAB) para estudar e desenvolver um veículo aéreo não tripulado avançado, os acordos específicos entre Embraer e Marinha visavam até então principalmente a tecnologia de radares, mas isso mudou na direção dos drones e está em u...