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PAMA LS 2007 by R.Caiafa


FAB movimenta Lagoa Santa no fim de semana em MG.

30 de setembro de 2007, domingo bonito, céu de brigadeiro, casa cheia, muitas atrações. A subida ladeira acima até o hangar principal do PAMA-LS (Parque de Manutenção Aeronáutica de Lagoa Santa) já é um ótimo aquecimento. Chego de carona, pouco depois das nove e meia, cortesia do pai do meu amigo e colaborador de Web Asas Marco Junglas.


Uma coleção de veículos antigos, fuscas, puminhas e outras baratinhas, além de várias motos ficaram expostos nas ruas internas. Um caminhão militar 3x3 exclusivo e único no Brasil, veículos dos bombeiros, rua do lazer do SESC, teatro infantil, aeromodelismo e plastimodelismo, educação ambiental, recrutas apressados e uma coleção de células de T-27 estocadas, tudo isso podia ser visto ao se atravessar o pátio interno do PAMA-LS.



As barracas da praça de alimentação, os serviços de banheiro e limpeza e a coordenação do evento estiveram muito bem. A guarda e sinalização das aeronaves, realizadas pelos guerreiros do BINFA, foi um caso a parte de educação e respeito para com o público. Os profissionais de imprensa tiveram a seu dispor, durante todo o dia, do acompanhamento de graduados escalados para auxiliar e orientar em quaisquer necessidades. Cabe aqui um elogio aos Sargentos Ruanilton e Juan, nossos anjos da guarda.



Dentro do belo e enorme hangar principal um C-98 Caravan expunha suas entranhas ao publico. O C-98 é uma das aeronaves sob responsabilidade do parque, assim como os T-25 Universal, AT-27 Tucano, AT-29 Super Tucano e U-7 Sêneca. Diversos itens de salvamento, sobrevivência e segurança dos aviadores militares brasileiros, que também são de responsabilidade do parque, estavam expostos, demonstrando a importância do trabalho realizado nesta unidade da FAB.

Aeronaves e os Vôos

Som de muitas hélices, característico. Aproximou-se na final para o pouso um C-130 Hércules, o FAB 2475. Imponente. Ocupou boa parte da frente do pátio, ao estacionar. Ficou aberto a visitação do publico e foi bastante admirado. Logo a seguir, o T-27 pré cursor dos fumaceiros do EDA deu suas boas vindas com duas passagens baixas. O T-27 Tucano orgânico do PAMA-LS (FAB 1376) fez algumas passagens, para abrir o show, sendo seguido dos pára-quedistas do Aero Clube de Minas Gerais em belo salto. Detalhe: Marco Junglas veio de Cessninha direto do CIAAR.



O planador Puchaz (PT-PQW) do Aeroclube Mineiro de Planadores chegou a reboque de um Aero Boero (PP-GCB) e realizou evoluções antes de efetuar um suave e silencioso pouso. O pátio estava cheio de aeronaves representativas das várias aviações da FAB. Um P-95A Bandeirulha (patrulha) velho de guerra (FAB 7060) lá estava, em bela pintura reluzente. Um R-99A (AEW&C) do Esquadrão Guardião e seu radar Erieye. E um T-25C Universal (FAB 1890) orgânico da base aérea de Canoas, mais um A-29B Super Tucano (FAB 5903).



No Fly-line do pátio, uma bela coleção de aeronaves civis e militares se exibiu em vôo e estaticamente. Dois helicópteros Bell Jet Ranger da Marinha do Brasil, oriundos do esquadrão HI-1 (N5054 e N5052) se destacaram, afinal, a Marinha não voa muito em céus mineiros. Ao lado deles, um HM-1 Pantera (EB-2032) do Terceiro Batalhão de Aviação do Exército Brasileiro, mais um HB-350 Esquilo Pegasus 08 (PP-EJK) do CORPAER, tradicional unidade aérea da Polícia Militar de Minas Gerais.

O CORPAER demonstrou em vôo técnicas de desembarque de aeronave usando rapel, abordagens táticas, perseguição e busca de veículos envolvidos em crimes e finalizou sua apresentação lançando água carregada em uma espécie de cesta conhecida como bambi-bucket, simulando combate a incêndio. Excepcional o nível de adestramento de suas equipagens e a operacionalidade de seus pilotos.



Cambalhoteiros

E os acrobáticos vieram em bom número. O Fouga Magister da Berg’s Aviation (PT-ZIS) se apresentou pilotado pelo Cmte. Léo Padrão. Passagens na faca exibindo sua nova pintura e rasantes de tirar o fôlego. O genial Tike Bazaia e seu Super Decatlon (PT-OTB) também arrepiaram em ousadas manobras. Uma lenda da acrobacia aérea brasileira, cria do Berteli, avis rara em céus mineiros, ponto. Otávio Kovacs e seu K-51 Peregrino (PP-XLI), o tucaninho de bolso, também evoluíram sobre o público, apenas o seu box de apresentação se mostrou um pouco alto, ficando difícil acompanhar suas piruetas. E o Cmte Marcos Giraldi e seu Eagle II (PP-ZMG) não poderiam faltar, movimentos perfeitos e de muita beleza. E muitos “G”s na orelha do piloto!



E um velho guerreiro exibiu seu charme. O AT-26 Xavante (FAB 4530), voado pelo major Vila Nova, do PAMA-RF (Bruxo 13), despertou nostalgia nos mais velhos e entusiasmou os mais novos com suas passagens barulhentas e pelo silvo agudo do motor Viper que equipa estas aeronaves. Para um avião tido como “em fim de carreira”, o FAB 4530 esteve em ótima forma!

E reservados para o “Gran Finale”, como de praxe, as sete aeronaves do EDA (Esquadrilha da Fumaça), sempre ansiosamente aguardados pelas crianças e adultos. Formações em vôo de dorso, loopings, oito cubano, hamerheads, parafusos, tunneaux, desfolhados, vôos solos dos isolados, enfim, todo o mágico repertório dos fumaceiros mais uma vez colocado à prova. Impressionante como sempre é diferente, mesmo sendo a mesma seqüência: nada para quem voa na Fumaça pode ser igual.



O publico vibrou, as mais de 10.000 pessoas presentes puderam curtir em um lindíssimo dia de sol dominical, a uma apresentação de altíssimo nível, tanto técnico quanto artístico. A Fumaça não é considerada um dos melhores times de demonstração aérea do mundo por acaso. E finalizou sua apresentação escrevendo em céus mineiros a frase “PAMALS 2007”.



Ver as crianças atentamente acompanhando cada decolagem, cada movimento dos aviões e helicópteros certamente nos trazem a certeza de que muitos novos pilotos, civis ou militares, irão surgir deste e de outros eventos similares, promovidos pela Brasil afora. O despertar da vocação pela profissão, além da divulgação da competência de nossos pilotos e da excelência de nossa indústria aeronáutica são missões brilhantemente cumpridas pelos nossos fumaceiros. FUMACA JÁ!

Web Asas agradece ao comandante do PAMA-LS, Cel. Barreira, pela cordial acolhida. Agradecemos também a Major Heloísa e ao Sub-Tenente Philot, da Comunicação Social do PAMA-LS, por todo o apoio na realização desta matéria. O “Portões Abertos” é hoje uma importante ferramenta de congraçamento da família aeronáutica e de divulgação dos valores e atribuições da nossa Forca Aérea Brasileira.



Roberto Valadares Caiafa, colaborador Web Asas, de Belo Horizonte.
Marcos Junglas, colaborador Web Asas, de Belo Horizonte.













TEXTO E FOTOS: ROBERTO CAIAFA

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