|
Informativo SUAS nº 18 / 17 a 29 de março 2010 |
| |
| Gestores públicos federais, estaduais e municipais definem critérios para aprimoramentos dos CRAS até 2013 | |
| Serão levados em conta quatro critérios – recursos humanos, atividades, horário de funcionamento
e estrutura física. Medida também visa garantir acessibilidade e estabilidade funcional
| |
|
C om o objetivo de sistematizar as características de funcionamento dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e avaliar a necessidade de aprimoramento dos serviços ofertados nestas unidades, representantes dos governos municipais, estaduais e Federal na Comissão Intergestora Tripartite (CIT) decidiram pactuar o aprimoramento dos indicadores de desenvolvimento dos CRAS levando em conta quatro aspectos: atividades, horário de funcionamento, recursos humanos e estrutura física.
Seguindo as normas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), foram definidos critérios em relação ao atendimento de cada dimensão. Serão quatro graduações de desenvolvimento: insuficiente, regular, suficiente e superior. Com base nas informações do Censo CRAS 2008, constatou-se a existência de unidades com grau insuficiente, ou seja, não atendiam as exigências estabelecidas nos instrumentos normativos do SUAS.
A proposta de aprimoramento dos Indicadores de Desenvolvimento dos CRAS - IDCRAS , definida na reunião da CIT de março de 2010, busca criar níveis de desenvolvimento dos centros por períodos anuais, com inicio em 2008 e término em 2013. A definição teve como parâmetro o grau suficiente do IDCRAS .
O objetivo dessa proposta é de que todos os CRAS implantados até 2008 atinjam o grau suficiente do IDCRAS de forma gradual. Ao final de cada período anual, as cidades que não cumprirem o pacto receberão o acompanhamento do governo estadual. Serão considerados CRAS em funcionamento apenas aqueles que atenderem aos requisitos mínimos estabelecidos para o período anual.
Acessibilidade - As dimensões pactuadas pela CIT reafirmaram um conjunto de quesitos que devem ser implantados pelos municípios em período anuais. Destacaram-se nas discussões alguns quesitos:
Necessidade de incluir no período de 2009/2010 as atividades de busca ativa, orientação e acompanhamento para inserção no Benefício de Prestação Continuada (BPC), encaminhamentos para inclusão de famílias no Cadastro Único, e funcionamento da unidade de no mínimo cinco dias por semana e oito horas diárias.
As discussões realizadas na CIT, quanto à estrutura física destacaram a necessidade de se garantir computador, internet |
|
. |
|
|
|
| . |
|
| |
|
| Os CRAS devem garantir a acessibilidade de todos os usuários |
|
| . |
|
| e acessibilidade nos CRAS. Foi definido que as unidades deverão contar com computador no período de 2010/2011, possibilitando tempo hábil à organização do gestor municipal para aquisição do equipamento. A garantia de acesso à internet para a equipe de referência do CRAS deverá ser efetivada no período de 2010/2011 e acesso à internet nos CRAS em 2012/2013.
Levantamento de 2008 apontou um grande número de CRAS com condição inadequada de acessibilidade, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Por isso, a CIT definiu que as dependências do CRAS devem seguir as regras da ABNT até 2013.
Recursos humanos - Em relação aos recursos humanos, os gestores decidiram, na reunião da CIT, estabelecer que no período de 2009/2010 devem ser extinguidas as seguintes formas de contratação do coordenador do CRAS: sem vínculo permanente e terceirizados por ONG, empresas e cooperativas. Entre 2010/2011, os Municípios não dev erão contratar por meio da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e por contrato temporário. A partir do período 2012/2013, os CRAS deverão possuir um coordenador efetivo e em função exclusiva.
Esse conjunto de medidas vale apenas para as unidades já existentes em 2008 e incluídos no Censo CRAS daquele ano, os demais deverão seguir as regras previstas nos Termos de Aceite, que estabelece regras para o funcionamento dos centros de referência. | |
| | |
|
| |
|
|
BPC na Escola: novo prazo para inserção de dados | |
| |
Municípios devem cumprir metas para continuar atendendo beneficiários | |
| |
A inserção de dados por gestores estaduais , do DF e municipais, no aplicativo BPC na Escola, tem novo prazo: 26 de março de 2010. Grande número de Municípios e o Distrito Federal já estão na fase final da aplicação dos questionários para identificação das barreiras para acesso e permanência na escola das pessoas com deficiência beneficiárias do BPC.
Cidades de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Bahia e Minas Gerais já cumpriram mais de 80% dessa fase e os gestores dessas localidades estão trabalhando para atingir a meta de 100% de questionários aplicados.
De dezembro de 2008 a fevereiro deste ano, 2.135 Municípios de 26 Estados e o Distrito Federal cadastraram no programa BPC na Escola 161.026 questionários (69% do total de 232.171). Desse universo, 118.680 já foram validados e resultaram no repasse de mais de R$ 2,9 milhões.
Para atingir a meta, a equipe do BPC na Escola – programa MDS – põe à disposição do s Municípios e do DF apoio técnico e financeiro. Foi elaborado um plano para incentivar os 447 Municípios que não definiram o grupo gestor local e nem ministraram a capacitação, para concluir o programa no prazo. |
|
|
|
|
| MDS inclui moradores em situação de rua no Bolsa Família |
| O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, espera que, até o fim do ano, todos os moradores de rua estejam incluídos no Bolsa Família – atualmente, 20 mil famílias já estão no programa.
A inclusão depende de cadastro a ser feito em parceria com as prefeituras. A afirmação foi feita em entrevista em 10 de março, para rádios de 12 Estados brasileiros, dentro do programa “Bom Dia, Ministro”, transmitido pela NBR TV.
No programa, o ministro falou sobre os resultados e desafios do Bolsa Família – que neste ano fará a atualização cadastral de 1,1 milhão de beneficiários –, o direito à alimentação, agora incluído na Constituição, e a integração dos programas sociais.
Participaram, ao vivo, rádios de Aracaju (SE), Campinas (SP), Campina Grande (PB), Chapecó (SC), Crateús (CE), Belo Horizonte e Uberlândia (MG), Foz do Iguaçu (PR), Campo Grande (MS), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Maceió (AL) e Vitória (ES). O programa foi transmitido ao vivo pela NBR TV e reprisado em horários alternativos. |
| |
| |
| Cerca de 20 mil famílias que moram na rua recebem o Bolsa Família | |
|
| |
|
|
|
| | Prêmio | | | SUAS | | |
| | O Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social, que busca reconhecer boas práticas governamentais e acadêmicas, recebeu 438 inscrições. Quarenta foram selecionadas e 21 serão premiadas. A entrega acontece em 25 de março, no Memorial JK, em Brasília (DF). |
|
| Todos os Municípios brasileiros estão envolvidos na preparação do XII Encontro Nacional do Congemas, marcado para Natal (RN), no período de 29 a 31 de março. O grande objetivo do Encontro é o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
|
|
|
|
| Mulher |
|
| Capacitação |
|
|
|
| O ministro Patrus Ananias assinou, em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, portaria criando o comitê de Políticas para as Mulheres e de Gênero. Parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, ajudará a integrar as ações do MDS na implementação do Plano Nacional de Política para as Mulheres. |
|
| Um programa de capacitação destinado aos profissionais que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) será lançado, ainda em março, para que a questão de gênero seja incorporada ao trabalho cotidiano dessas unidades.
| | |
| |
| | |
|
EXPEDIENTE
Publicação da Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Coordenadora da Ascom: Ângela Carrato – MT 2.767 MG
Coordenador da Assessoria de Imprensa: João Luiz Mendes – MT 5.323 MG
Coordenadora da Comunicação Eletrônica: Letícia Tagliassuchi
Jornalista responsável: Claudia Buono – MT 2.875/13/48 DF
Edição: Rodrigo Farhat – MT 4.139 MG
Diagramação: Eduardo Lobo e Rafael Caixêta
Colaborou nesta edição: Roberta Caldo e Rodrigo Farhat
Revisão: Clara Arreguy
Redação: www.mds.gov.br
ascom@mds.gov.br
Esplanada dos Ministérios, Bloco, C, 5º andar CEP 70046-900 – Brasília – DF
Telefone: (61) 3433.1021 / Fax: (61) 3433.1050 / 0800 7 07 2003 |
Para ter acesso à edição anterior do informativo SUAS, clique aqui. |
| | |
Comentários
Postar um comentário
Participe, deixe seu contato!