Pular para o conteúdo principal

Airbus Military A400M Atlas recebe certificação IOC

Airbus Military A400M Atlas recebe certificação IOC

A Airbus Military recebeu nesta quarta-feira (31) o primeiro certificado denominado Autorização Operacional Inicial (IOC-Initial Operating Clearance), documento concedido pela Organização Conjunta de Cooperação em Matéria de Armamento (OCCAR- Organisation Conjointe de Coopération en matière d'ARmement) em nome do grupo de países sócio-fundadores do programa da aeronave de transporte militar A400M Atlas formado por Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Luxemburgo, Turquia e Reino Unido. A concessão do IOC é o último passo antes da obtenção de autorização para entrada em serviço do primeiro exemplar de série MSN7 concedida pela Direção Geral de Armamento da França (DGA- Direction Générale de l'Armement) e sua entrega para o Armée de L’Air (Força Aérea da França).
O avançado cockpit do Airbus Military A400M Atlas snº MSN7 (Foto: Roberto Caiafa-Edição: Marcos Junglas)
O Airbus Military A400M Atlas snº MSN7 exposto no Paris Air Show (Fotos: Roberto Caiafa)
O compartimento de carga do A400M Atlas (acima) e detalhes da aeronave  como a porta-rampa de carga traseira e os assentos anti-crash destinados ao transporte de tropas (abaixo)

Para a Airbus Military, alcançar a IOC é um marco histórico para o programa A400M após 10 anos de desenvolvimento e cinco mil horas de voos experimentais. A base comum para a certificação foi aprovada no dia 19 de julho mediante uma requisição dos representantes dos sete países que lançaram o programa e formam a Comissão de Certificação e Qualificação (Certification and Qualification Committee - CQC). Uma vez ultrapassada essa etapa, a DGA concedeu no dia 24 de julho o certificado de tipo militar para o A400M.
O Airbus Military A400M Atlas snº MSN7 se exibe em voo no 50º Paris Air Show

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BLINDADOS SUECOS! Sveriges Militärfordonsmuseum, Arsenalen ou The Swedish Tank Museum - O Museu AÇO!

𝗢 𝗔𝗖𝗘𝗥𝗩𝗢 𝗗𝗢 𝗔𝗥𝗦𝗘𝗡𝗔𝗟 𝗗𝗘 𝗚𝗨𝗘𝗥𝗥𝗔 𝗗𝗢 𝗥𝗜𝗢 𝗗𝗘 𝗝𝗔𝗡𝗘𝗜𝗥𝗢

O Arsenal de Guerra do Rio (AGR) remonta aos idos de 1762, quando foi criado pelo então governador da capitania do Rio de Janeiro, Gomes Freire de Andrade - Conde de Bobadela - com a denominação de “Casa do Trem”, na Ponta do Calabouço, Centro do Rio de Janeiro, onde atualmente se encontra o Museu Histórico Nacional. Ao longo de sua história, o Arsenal se caracteriza pelo apoio ao poder de combate do Exército, destacando-se por sua atuação nas Revoltas do Brasil Regencial, na Guerra da Tríplice Aliança, na Guerra de Canudos, na Revolta da Armada, Guerra do Contestado, bem como na Segunda Guerra Mundial.  Atualmente, o AGR, desempenha atividades de fabricação, manutenção e pesquisa, constituindo-se em organização militar de fundamental importância para a manutenção da capacidade de produção bélica do Exército, além de atuar em apoio às ações de defesa civil. Quer conhecer um pouco mais do acervo dos Arsenais e Fábricas sob guarda do AHEx? Acesse: http://www.ahex.eb.mil.br “𝘈𝘏𝘌𝘹:...

ADEREX AERONAVAL 2021