Pular para o conteúdo principal

CORE 2025 terá como cenário operacional a Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso, no sertão baiano.

A 1ª Companhia de Infantaria - “A Guardiã da Energia do Nordeste” recebeu, no último dia 24 de abril, comitiva integrada por membros do Estado-Maior do Exercício Combinado entre os Exércitos do Brasil e Estados Unidos (CORE25) que iniciará os reconhecimentos na área de Paulo Afonso e região, visando o exercício que ocorrerá no próximo ano.

O chamado Combined Operations Rotational Exercises é um exercício combinado, realizado em local alternado entre Brasil e Estados Unidos, e que visa estreitar os laços entre os dois países, proporcionando troca e soma de experiências, não só na área tática como na cultural.



Paulo Afonso (BA) e Petrolina (PE) foram as cidades sede escolhidas para acolher os militares norte-americanos. 

Nestas duas cidades estão as mais importantes usinas hidrelétricas de toda a região nordeste. 

Elas estão a 249.22 km de distância uma da outra, ou cinco horas de deslocamento pelas estradas da região.

Essas escolhas repetem o arranjo de 2023, quando usinas hidrelétricas no Amapá foram as localidades e os cenários operacionais para o treinamento entre brasileiros e norte-americanos.

É a primeira vez que uma operação desse porte, com presença de tropas internacionais,  ocorre no Nordeste Brasileiro em muito tempo.







Fato semelhante não acontece desde a II Guerra Mundial, quando as forças norte-americanas de terra, mar e ar estabeleceram uma enorme base aérea em Natal (RN), para através dela alcançar o teatro de operações europeu, o norte da África e a região do Mar Mediterrâneo.

Paulo Afonso e região estarão na vitrine do Exército Brasileiro em 2025 através dos esforços da 1ª Companhia de Infantaria.










Pátria! Brasil! Caatinga!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museo Storico - Aeronautica Militare - Ministero della Difesa (Vigna di Valle)

Um museu incrível, localizado em uma região lindíssima, as margens do  Lago di Bracciano, na Itália. Sejam bem vindos ao  Museo Storico dell’Aeronautica Militare di Vigna di Valle Às margens do Lago Bracciano, no sítio histórico da antiga base de hidroaviões de Vigna di Valle, fica o Museu Histórico da Força Aérea .  As suas estruturas arquitetônicas, entre antigas e modernas, estão perfeitamente integradas no ambiente do parque natural em que reside. Douglas C-47 MM 61 776 "1445" Monumento sobre o voo do dirigível "Itália" até o sobrevoo do Pólo Norte, em 1928, quando foi destruído em um acidente. O belíssimo F-104 ASA-M Starfighter RED "Ducati 999 F03" Breguet 1150 Atlantic ASW/ASUW Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman S2F Tracker Aermacchi MB.323  ""MM 554" Aermacchi MB.323  ""MM 554" Grumman HU-16 Albatross em 2º plano Sinalização para visitantes com recursos multimídia O visual a...

Saab vende a TransponderTech

A Saab anuncia a venda da Saab TransponderTech AB para a subsidiária sueca da Teledyne Technologies Inc ., a FLIR Systems AB . A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições, o que está previsto para ocorrer até o final do quarto trimestre de 2025. A TransponderTech é líder em soluções de comunicação e navegação certificadas pela Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (do inglês,  Safety Of Life At Sea  - SOLAS) para aplicações marítimas comerciais, militares e aéreas.  A venda está alinhada com a estratégia da Saab de aumentar o foco nas áreas centrais do seu negócio. Com o fechamento da transação, a Saab venderá 100% das ações que possuía na Saab TransponderTech AB. “ A TransponderTech é uma empresa extraordinária e inovadora, e temos muito orgulho das suas conquistas. À medida que nos concentramos estrategicamente em expandir nossa atuação nos segmentos militares, acreditamos que a empresa encontrará ainda mai...

A Tupan Aircraft torna-se Tupan Aerospace e realoca sua sede global para os Estados Unidos para Acelerar a Inovação em Defesa

Após uma participação de destaque na DRONESHOW 2025 em São Paulo—onde revelou projetos aeroespaciais disruptivos e atraiu significativa atenção internacional— a Tupan Aircraft entrou em uma nova fase de sua jornada global. A empresa anunciou hoje sua evolução para Tupan Aerospace e a realocação de sua sede global para os Estados Unidos, escolhendo Utah como sua nova base estratégica. Esta mudança marca um marco histórico na trajetória da Tupan, refletindo sua visão de consolidar uma presença internacional e expandir oportunidades em um dos mercados de aeroespacial e defesa mais competitivos e inovadores do mundo.  Embora a sede seja transferida para os EUA, a Tupan Aerospace manterá uma unidade de fabricação e um escritório de negócios no Brasil, garantindo a continuidade da produção local e reforçando seu compromisso com o desenvolvimento tecnológico e parcerias brasileiras. Reconhecida pelo Ministério da Defesa Brasileiro como uma Empresa Estratégica de Defesa (EED), a Tupan ...