A 1ª Companhia de Infantaria - “A Guardiã da Energia do Nordeste” recebeu, no último dia 24 de abril, comitiva integrada por membros do Estado-Maior do Exercício Combinado entre os Exércitos do Brasil e Estados Unidos (CORE25) que iniciará os reconhecimentos na área de Paulo Afonso e região, visando o exercício que ocorrerá no próximo ano.
O chamado Combined Operations Rotational Exercises é um exercício combinado, realizado em local alternado entre Brasil e Estados Unidos, e que visa estreitar os laços entre os dois países, proporcionando troca e soma de experiências, não só na área tática como na cultural.Paulo Afonso (BA) e Petrolina (PE) foram as cidades sede escolhidas para acolher os militares norte-americanos.
Nestas duas cidades estão as mais importantes usinas hidrelétricas de toda a região nordeste.
Elas estão a 249.22 km de distância uma da outra, ou cinco horas de deslocamento pelas estradas da região.
Essas escolhas repetem o arranjo de 2023, quando usinas hidrelétricas no Amapá foram as localidades e os cenários operacionais para o treinamento entre brasileiros e norte-americanos.
É a primeira vez que uma operação desse porte, com presença de tropas internacionais, ocorre no Nordeste Brasileiro em muito tempo.
Fato semelhante não acontece desde a II Guerra Mundial, quando as forças norte-americanas de terra, mar e ar estabeleceram uma enorme base aérea em Natal (RN), para através dela alcançar o teatro de operações europeu, o norte da África e a região do Mar Mediterrâneo.
Paulo Afonso e região estarão na vitrine do Exército Brasileiro em 2025 através dos esforços da 1ª Companhia de Infantaria.
Pátria! Brasil! Caatinga!
Comentários
Postar um comentário
Participe, deixe seu contato!