Pular para o conteúdo principal

Áustria adquire 12 jatos Leonardo M-346FA, a versão de caça e ataque oferecida ao Brasil

A Áustria está comprando 12 jatos Leonardo M-346FA juntamente com a Itália, como parte de um acordo “governo a governo”. #Bundesheer

O pacote está avaliado em quase um bilhão de euros; incluindo peças de reposição, infraestrutura, treinamento e logística.



O Ministério da Defesa austríaco confirmou a compra planejada e mencionou que o contrato está atualmente sendo negociado com o governo italiano. 

Em uma declaração, o chanceler austríaco Karl Nehammer disse que o acordo mostrou a força da cooperação entre a Itália e a Áustria, agradecendo à primeira-ministra italiana Giorgia Meloni por sua contribuição ao acordo.

Em setembro de 2024, a ministra da Defesa austríaca Klaudia Tanner mencionou que a Áustria estava considerando uma compra conjunta de jatos de treinamento M-346 com a Itália. 





As aeronaves de fabricação italiana devem substituir a frota de antigos jatos Saab 105 que a Áustria aposentou em 2020.

Os Saab 105s foram aposentados após 50 anos de serviço, deixando uma lacuna nas capacidades de treinamento de pilotos. 

Para resolver o problema, a Áustria se juntou à International Flight Training School , que também emprega o M-346.





A variante M-346FA foi projetada para manter a capacidade dupla completa da versão AJT, já em serviço nas Forças Aéreas Italiana, Israelense, Polonesa e de Cingapura, ao mesmo tempo em que incorpora alguns novos recursos, como um link de dados táticos, radar multimodo de varredura mecânica Grifo-346, novos rádios seguros e sistema IFF (Identificação de Amigo ou Inimigo) e uma fuselagem mais forte.

A aeronave, que está sendo proposta para funções de Defesa Nacional/Policiamento Aéreo, Interceptação de Movimento Lento, Apoio Aéreo Aproximado (CAS), Contra-Insurgência (COIN), Controlador Aéreo Avançado - Aerotransportado (FAC-A), Busca e Resgate de Combate (CSAR), Interdição, Interdição Aérea em Campo de Batalha (BAI), Apoio Aéreo Tático para Operações Marítimas (TASMO) e Reconhecimento Tático, pode transportar mais de 2.000 kg de diferentes sistemas de armas, incluindo mísseis e bombas guiadas (smart weapons).




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BLINDADOS SUECOS! Sveriges Militärfordonsmuseum, Arsenalen ou The Swedish Tank Museum - O Museu AÇO!

𝗢 𝗔𝗖𝗘𝗥𝗩𝗢 𝗗𝗢 𝗔𝗥𝗦𝗘𝗡𝗔𝗟 𝗗𝗘 𝗚𝗨𝗘𝗥𝗥𝗔 𝗗𝗢 𝗥𝗜𝗢 𝗗𝗘 𝗝𝗔𝗡𝗘𝗜𝗥𝗢

O Arsenal de Guerra do Rio (AGR) remonta aos idos de 1762, quando foi criado pelo então governador da capitania do Rio de Janeiro, Gomes Freire de Andrade - Conde de Bobadela - com a denominação de “Casa do Trem”, na Ponta do Calabouço, Centro do Rio de Janeiro, onde atualmente se encontra o Museu Histórico Nacional. Ao longo de sua história, o Arsenal se caracteriza pelo apoio ao poder de combate do Exército, destacando-se por sua atuação nas Revoltas do Brasil Regencial, na Guerra da Tríplice Aliança, na Guerra de Canudos, na Revolta da Armada, Guerra do Contestado, bem como na Segunda Guerra Mundial.  Atualmente, o AGR, desempenha atividades de fabricação, manutenção e pesquisa, constituindo-se em organização militar de fundamental importância para a manutenção da capacidade de produção bélica do Exército, além de atuar em apoio às ações de defesa civil. Quer conhecer um pouco mais do acervo dos Arsenais e Fábricas sob guarda do AHEx? Acesse: http://www.ahex.eb.mil.br “𝘈𝘏𝘌𝘹:...

ADEREX AERONAVAL 2021