Pular para o conteúdo principal

SIMDE divulga Boletim com "Oportunidade Comercial Fornecimento de Peças para Aviões - Rússia". A senha: Tradingprominvest Llc

O Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa - SIMDE, divulga no seu Boletim Número 83, de junho de 2025, uma "Oportunidade Comercial: Fornecimento de Peças para Aviões - Rússia".

Segundo o informe, a empresa Tradingprominvest Llc, baseada no Quirguistão, que é especializada em exportar para a Rússia, está em busca de empresas brasileiras que possam fornecer uma interessante lista de peças, partes e componentes para uma mais interessante ainda lista de aeronaves e sistemas.

Peças para aviões LET-410: esse bimotor turboprop, um projeto do período soviético, foi atualizado com propulsores ocidentais na versão NG, lançada em 2015.

O LET L-410NG ganhou um novo desenho da asa com um compartimento de combustível integrado, que proporciona maior capacidade de combustível e permite um alcance de voo maior do que na versão antiga. 

Outra melhoria foi o aumento do MTOW e da carga útil, resultando na capacidade de transportar mais 500 kg de payload, com o aumento do volume proporcionado pela extensão do nariz. 

A "família" LET foi concebida para decolagem e pousos curtos (STOL), além de bom desempenho em climas quentes e condições de altitude elevada. 

O cockpit está equipado com o mesmo sistema de aviônicos das aeronaves mais modernas fabricadas atualmente: o Garmin 3000.


O Brasil já teve aeronaves da versão LET L-410 em operação, sendo que a maior parte destas empresas já faliram, são elas: Cruiser, Litorânea, NHT, Noar, Sete, Sol e Team.


E a coisa fica mais interessante na continuidade do informe.

As aeronaves citadas são o Falcon 8X, Falcon 7X e Challenger, estamos falando de jatos executivos TOP de LINHA, especialmente os jatos franceses da Dassault.

Quanto ao jato Challengertrata-se de uma família de jatos executivos produzida pela Bombardier Aerospace, com diversos modelos como o Challenger 300, 350, 600, 604, 605, 650 e 850. 


Esses jatos são conhecidos por seu alcance, conforto e capacidade de atender às necessidades de viagens executivas. 

O Challenger 3500, por exemplo, é uma versão atualizada com cabine aprimorada e recursos como aceleradores automáticos.

Exatamente isso, os proprietários de jatos executivos, privados, de pessoas ou companhias ricas baseadas na Rússia, estão buscando peças, spare parts e componentes através de uma Oportunidade Comercial divulgada no boletim informativo de um sindicato do setor de Defesa no Brasil, por meio de um conhecido atravessador do Quirguistão, especializado em... Rússia.

A lista de peças SAPFIR indica o busca por componentes industriais de maquinário pesado, como sensores bóia de alta precisão para diferentes tipos de combustíveis, geradores especiais compactos, mangueiras, coletores e sistemas de arrefecimento para motores industriais, APUs, filtros de óleo, bombas de óleo e painéis de controle ​​para caminhões pesados, dentre uma série de consumíveis de reposição para veículos pesados como caminhões 6x6, 8x8, etc.


Quanto ao componente PBS 86500/03 Ignition unit, a sua descrição é bem interessante: 

DISPOSITIVO DE IGNIÇÃO DE DOIS CANAIS P/N 86500.03 

Especificações técnicas - Finalidade do produto 

O dispositivo de ignição P/N 86500.03 foi projetado para criar impulsos de tensão para duas velas de ignição; as faíscas resultantes nas folgas das velas inflamam uma mistura de combustível e ar na câmara de combustão de um motor turbojato.


Esse motor é civil ou militar? Ou pode servir para um drone de ataque com motor turbojato?

Outro exemplo, o componente número "488154.01 combustion chamber" se refere a um número de peça ou código de identificação de uma câmara de combustão. 

Câmaras de combustão são os espaços dentro de um turbojato onde o combustível e o ar são misturados e inflamados, gerando a energia necessária para acionar o motor.

Já o componente 100064.71 serve para aplicação em de mola de compressão que exige uma carga elevada em um espaço pequeno (Belleville Washers ou arruelas Belleville).


Claramente, componentes para veículos pesados e motores turbojatos, segundo dados levantados pesquisando-se esses códigos na internet.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museo Storico - Aeronautica Militare - Ministero della Difesa (Vigna di Valle)

Um museu incrível, localizado em uma região lindíssima, as margens do  Lago di Bracciano, na Itália. Sejam bem vindos ao  Museo Storico dell’Aeronautica Militare di Vigna di Valle Às margens do Lago Bracciano, no sítio histórico da antiga base de hidroaviões de Vigna di Valle, fica o Museu Histórico da Força Aérea .  As suas estruturas arquitetônicas, entre antigas e modernas, estão perfeitamente integradas no ambiente do parque natural em que reside. Douglas C-47 MM 61 776 "1445" Monumento sobre o voo do dirigível "Itália" até o sobrevoo do Pólo Norte, em 1928, quando foi destruído em um acidente. O belíssimo F-104 ASA-M Starfighter RED "Ducati 999 F03" Breguet 1150 Atlantic ASW/ASUW Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman S2F Tracker Aermacchi MB.323  ""MM 554" Aermacchi MB.323  ""MM 554" Grumman HU-16 Albatross em 2º plano Sinalização para visitantes com recursos multimídia O visual a...

Saab vende a TransponderTech

A Saab anuncia a venda da Saab TransponderTech AB para a subsidiária sueca da Teledyne Technologies Inc ., a FLIR Systems AB . A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições, o que está previsto para ocorrer até o final do quarto trimestre de 2025. A TransponderTech é líder em soluções de comunicação e navegação certificadas pela Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (do inglês,  Safety Of Life At Sea  - SOLAS) para aplicações marítimas comerciais, militares e aéreas.  A venda está alinhada com a estratégia da Saab de aumentar o foco nas áreas centrais do seu negócio. Com o fechamento da transação, a Saab venderá 100% das ações que possuía na Saab TransponderTech AB. “ A TransponderTech é uma empresa extraordinária e inovadora, e temos muito orgulho das suas conquistas. À medida que nos concentramos estrategicamente em expandir nossa atuação nos segmentos militares, acreditamos que a empresa encontrará ainda mai...

Embraer fecha acordo com a Marinha do Brasil para desenvolver drones aeronavais CAT 3, CAT 4 e CAT 5.

A Embraer e a Marinha do Brasil assinaram acordos de parceria e cooperação mútua em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em dezembro de 2022 e abril de 2024, visando o d esenvolvimento de radares   de busca de superfície embarcados e de vigilância costeira, com o aprimoramento do Radar Gaivota X , e o a poio mútuo em pesquisa, desenvolvimento e inovação  na área de tecnologia em geral, visando fortalecer a Base Industrial de Defesa Nacional e a transição da pesquisa para a indústria. Embora a Marinha do Brasil já utilize e teste diferentes tipos de drones (incluindo veículos submarinos autônomos e drones kamikaze desenvolvidos pelo Corpo de Fuzileiros Navais ) e a Embraer tenha um memorando de entendimento com a Força Aérea Brasileira (FAB) para estudar e desenvolver um veículo aéreo não tripulado avançado, os acordos específicos entre Embraer e Marinha visavam até então principalmente a tecnologia de radares, mas isso mudou na direção dos drones e está em u...