Pular para o conteúdo principal

Cenipa abre inscrições para curso gratuito sobre prevenção de acidentes aeronáuticos

O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), em parceria com a Abesata (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo), abriu as inscrições para a nova edição do Curso de Prevenção de Ocorrências nas Atividades de Apoio de Solo (CPOAAS). Gratuito, totalmente online e com certificação reconhecida, o programa oferece 2 mil vagas voltadas a profissionais de ground handling, tanto das modalidades de Proteção quanto Operacionais, em atuação nos aeroportos de todo o Brasil.

O curso tem como objetivo fortalecer a cultura de segurança nas operações em solo, abrangendo todas as modalidades dos Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo. A partir do início deste ano, o CPOAAS passa a ser um dos requisitos obrigatórios para a renovação do Certificado de Regularidade em Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo (CRES), destacando sua relevância no contexto da segurança operacional. 

“Essa capacitação é um avanço importante para fortalecer a cultura de segurança nas operações em solo. Com o CPOAAS se tornando critério para renovação do CRES, damos mais um passo rumo à excelência e à padronização das práticas de ground handling no Brasil, agora com a colaboração do Cenipa”, destaca Ricardo Aparecido Miguel, diretor-presidente da Abesata.

Dividido em cinco módulos, o conteúdo do curso aborda temas como o funcionamento do SIPAER (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), a importância do elo entre o sistema e o fator humano, ferramentas de prevenção, o funcionamento do Portal Único de Notificação, o SMS (Safety Management System), a segurança das operações nas atividades de apoio de solo, entre outros.

Com carga horária total de 40 horas e certificado de conclusão emitido pelo Cenipa, o curso será realizado entre os dias 22 de setembro e 14 de novembro de 2025. As inscrições podem ser feitas até 02 de setembro, e a relação de selecionados será divulgada no dia 19 do mesmo mês. Inscrições em https://sistema.cenipa.fab.mil.br/cenipa/cursos/ 

Mais informações em www.abesata.org.

Sobre o CRES

É um programa de autorregulação voluntário criado pela Abesata – em parceria com a PRAXIAN Business & Marketing Specialists e apoio da Secretaria Nacional de Aviação Civil e da Agência Nacional de Aviação Civil – e tem como objetivo assegurar a segurança operacional, a qualidade e a segurança jurídica na prestação de serviços auxiliares ao transporte aéreo no Brasil. Para obter o certificado, as empresas passam por uma auditoria independente, que avalia seu desempenho em aspectos regulatórios, financeiros, sanitários e operacionais.

Desde que foi lançado, em junho de 2022, 11 empresas já foram certificadas, abrangendo mais de 60% dos aeroportos brasileiros. E 18 aeroportos firmaram acordos para dar preferência à entrada de empresas certificadas.

O CRES também tem chamado a atenção no mercado internacional. O programa foi apresentado durante fóruns internacionais do transporte aéreo: Montreal em 2022, Buenos Aires e Cancun em 2023 e Atenas e Toronto em 2024, nos quais foi destacada a conexão entre a saúde financeira das empresas e a segurança operacional. Associações de empresas aéreas do Equador e do México demonstraram interesse na certificação brasileira. Mais informações https://cres.abesata.org/

 

Sobre Abesata

A Abesata (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo) representa as empresas responsáveis pelos serviços essenciais de apoio às operações aeroportuárias e aeronáuticas no Brasil. Fundada em 2013, a entidade reúne companhias que atuam em áreas como atendimento a aeronaves em solo (rampas), movimentação de cargas, limpeza e desinfecção de aeronaves, comissaria de bordo, segurança contra atos de terrorismo, entre outros serviços indispensáveis para o funcionamento seguro e eficiente do transporte aéreo.

As empresas associadas à Abesata são responsáveis por uma parte significativa das operações em solo em todo o país, atendendo tanto companhias aéreas nacionais e internacionais quanto administrações aeroportuárias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museo Storico - Aeronautica Militare - Ministero della Difesa (Vigna di Valle)

Um museu incrível, localizado em uma região lindíssima, as margens do  Lago di Bracciano, na Itália. Sejam bem vindos ao  Museo Storico dell’Aeronautica Militare di Vigna di Valle Às margens do Lago Bracciano, no sítio histórico da antiga base de hidroaviões de Vigna di Valle, fica o Museu Histórico da Força Aérea .  As suas estruturas arquitetônicas, entre antigas e modernas, estão perfeitamente integradas no ambiente do parque natural em que reside. Douglas C-47 MM 61 776 "1445" Monumento sobre o voo do dirigível "Itália" até o sobrevoo do Pólo Norte, em 1928, quando foi destruído em um acidente. O belíssimo F-104 ASA-M Starfighter RED "Ducati 999 F03" Breguet 1150 Atlantic ASW/ASUW Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman S2F Tracker Aermacchi MB.323  ""MM 554" Aermacchi MB.323  ""MM 554" Grumman HU-16 Albatross em 2º plano Sinalização para visitantes com recursos multimídia O visual a...

Saab vende a TransponderTech

A Saab anuncia a venda da Saab TransponderTech AB para a subsidiária sueca da Teledyne Technologies Inc ., a FLIR Systems AB . A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições, o que está previsto para ocorrer até o final do quarto trimestre de 2025. A TransponderTech é líder em soluções de comunicação e navegação certificadas pela Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (do inglês,  Safety Of Life At Sea  - SOLAS) para aplicações marítimas comerciais, militares e aéreas.  A venda está alinhada com a estratégia da Saab de aumentar o foco nas áreas centrais do seu negócio. Com o fechamento da transação, a Saab venderá 100% das ações que possuía na Saab TransponderTech AB. “ A TransponderTech é uma empresa extraordinária e inovadora, e temos muito orgulho das suas conquistas. À medida que nos concentramos estrategicamente em expandir nossa atuação nos segmentos militares, acreditamos que a empresa encontrará ainda mai...

Embraer fecha acordo com a Marinha do Brasil para desenvolver drones aeronavais CAT 3, CAT 4 e CAT 5.

A Embraer e a Marinha do Brasil assinaram acordos de parceria e cooperação mútua em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em dezembro de 2022 e abril de 2024, visando o d esenvolvimento de radares   de busca de superfície embarcados e de vigilância costeira, com o aprimoramento do Radar Gaivota X , e o a poio mútuo em pesquisa, desenvolvimento e inovação  na área de tecnologia em geral, visando fortalecer a Base Industrial de Defesa Nacional e a transição da pesquisa para a indústria. Embora a Marinha do Brasil já utilize e teste diferentes tipos de drones (incluindo veículos submarinos autônomos e drones kamikaze desenvolvidos pelo Corpo de Fuzileiros Navais ) e a Embraer tenha um memorando de entendimento com a Força Aérea Brasileira (FAB) para estudar e desenvolver um veículo aéreo não tripulado avançado, os acordos específicos entre Embraer e Marinha visavam até então principalmente a tecnologia de radares, mas isso mudou na direção dos drones e está em u...