Pular para o conteúdo principal

CV90120mm x Tulpar 120mm: Decisão sobre novos tanques ainda não foi tomada pelo Ministério da Defesa da Eslováquia

Bratislava, 24 de setembro - O Ministério da Defesa da Eslováquia ainda não tomou uma decisão sobre a aquisição de novos tanques, afirmou o Ministro da Defesa, Robert Kalinak, em entrevista coletiva na última terça-feira, 23 de setembro.

Segundo Kalinak, a Eslováquia tem atualmente duas alternativas para a aquisição de tanques.

Uma delas é o BAE Systems CV90120, de fabricação britânica e sueca, enquanto a outra é um tanque de fabricação turca, o Tulpar 120mm da Otokar.

Ambos os tipos ainda estão em desenvolvimento.

OTOKAR TULPAR 120MM - FOTO ROBERTO CAIAFA


"De qualquer forma, ambos devem ser pelo menos 40% mais baratos, talvez metade do preço de um MBT pesado. Isso significa maior tempo de vida do sistema com um custo menor e uma maior participação da Eslováquia na produção", disse o ministro.

Kalinak estima que os tanques não estarão prontos para serem entregues antes de três ou quatro anos, por volta de 2030. Segundo o ministro eslovaco, o veículo sueco CV90120 tem um baixo peso, e ao mesmo tempo, um canhão principal comparável ao dos tanques pesados, exatamente a mesma proposta do Tulpar 120mm com torre HITFACT MKII da italiana Leonardo, armada com um canhão de 120mm 45 calibres LRF da Oto Melara.

É salutar observar que a Eslováquia, um país que faz fronteiras com a Ucrânia, descartou adquirir os renomados e pesados Leopard 2A8 e K2PL Black Panther, considerados carros principais de batalha de primeira linha, por que compreendeu as suas limitações logísticas e financeiras, optando por sistemas de armas capazes, porém mais leves, com uma pegada logística mais aceitável em termos de aquisição e mantenimento da frota por décadas.

Outro ponto importante, dar trabalho para a indústria local e assim otimizar a sua logística.

Em parte, isso já foi alcançado e pode ser uma vantagem para o CV90120, já que a Eslováquia fabricará parcialmente os IFVs CV9035 recém encomendados, e a empresa local Koval Systems foi contratadas para desenvolver um carregador automático (auto loader) para o CV90120, então essa dupla (CV90120 e CV9035) leva uma certa vantagem, considerando também a unificação do serviço e da linha de produção já parcialmente funcional.

Isso vai obrigar os turcos da Otokar a melhorarem substancialmente a sua proposta se quiserem obter este importante contrato em um flanco crítico da OTAN.

BAE SYSTEMS CV90120MM - FOTO ROBERTO CAIAFA


O Brasil de Olho

Um observador estrangeiro tem especial interesse nesse processo de aquisição: O Brasil.

O Programa Forças Blindadas do Exército Brasileiro, que recentemente emitiu pedidos de informações complementares para fabricantes de veículos blindados, tem como favoritos, se considerarmos os investimentos feitos, o sueco CV90120mm e o turco Tulpar 120mm, ambos destacando-se pelo mesmo motivo observado na Eslováquia: são veículos de combate que entregam efetiva letalidade "cabendo" em orçamento recheados de restrições para aquisições e mantenimento.


Adicionalmente, o baixo risco tecnológico e logístico permite o estabelecimento de uma linha de suprimentos nacionalizada para uma "família de veículos", especialmente na parte de consumíveis demandados no dia a dia, como peças e componentes de sistemas de freios, esteiras e suas peças, sistemas elétricos, hidráulicos, peças do powertrain e mesmo a produção e suporte destes localmente.

Considerando o interesse eslovaco no KC-390 Millennium da Embraer, e o bom posicionamento do obuseiro Zuzana 2 na licitação do Exército para este armamento, atualmente paralisada, é perfeitamente factível uma sinergia de ações com um fabricante de blindados atuando nos dois países.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museo Storico - Aeronautica Militare - Ministero della Difesa (Vigna di Valle)

Um museu incrível, localizado em uma região lindíssima, as margens do  Lago di Bracciano, na Itália. Sejam bem vindos ao  Museo Storico dell’Aeronautica Militare di Vigna di Valle Às margens do Lago Bracciano, no sítio histórico da antiga base de hidroaviões de Vigna di Valle, fica o Museu Histórico da Força Aérea .  As suas estruturas arquitetônicas, entre antigas e modernas, estão perfeitamente integradas no ambiente do parque natural em que reside. Douglas C-47 MM 61 776 "1445" Monumento sobre o voo do dirigível "Itália" até o sobrevoo do Pólo Norte, em 1928, quando foi destruído em um acidente. O belíssimo F-104 ASA-M Starfighter RED "Ducati 999 F03" Breguet 1150 Atlantic ASW/ASUW Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman S2F Tracker Aermacchi MB.323  ""MM 554" Aermacchi MB.323  ""MM 554" Grumman HU-16 Albatross em 2º plano Sinalização para visitantes com recursos multimídia O visual a...

Saab vende a TransponderTech

A Saab anuncia a venda da Saab TransponderTech AB para a subsidiária sueca da Teledyne Technologies Inc ., a FLIR Systems AB . A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições, o que está previsto para ocorrer até o final do quarto trimestre de 2025. A TransponderTech é líder em soluções de comunicação e navegação certificadas pela Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (do inglês,  Safety Of Life At Sea  - SOLAS) para aplicações marítimas comerciais, militares e aéreas.  A venda está alinhada com a estratégia da Saab de aumentar o foco nas áreas centrais do seu negócio. Com o fechamento da transação, a Saab venderá 100% das ações que possuía na Saab TransponderTech AB. “ A TransponderTech é uma empresa extraordinária e inovadora, e temos muito orgulho das suas conquistas. À medida que nos concentramos estrategicamente em expandir nossa atuação nos segmentos militares, acreditamos que a empresa encontrará ainda mai...

Embraer fecha acordo com a Marinha do Brasil para desenvolver drones aeronavais CAT 3, CAT 4 e CAT 5.

A Embraer e a Marinha do Brasil assinaram acordos de parceria e cooperação mútua em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em dezembro de 2022 e abril de 2024, visando o d esenvolvimento de radares   de busca de superfície embarcados e de vigilância costeira, com o aprimoramento do Radar Gaivota X , e o a poio mútuo em pesquisa, desenvolvimento e inovação  na área de tecnologia em geral, visando fortalecer a Base Industrial de Defesa Nacional e a transição da pesquisa para a indústria. Embora a Marinha do Brasil já utilize e teste diferentes tipos de drones (incluindo veículos submarinos autônomos e drones kamikaze desenvolvidos pelo Corpo de Fuzileiros Navais ) e a Embraer tenha um memorando de entendimento com a Força Aérea Brasileira (FAB) para estudar e desenvolver um veículo aéreo não tripulado avançado, os acordos específicos entre Embraer e Marinha visavam até então principalmente a tecnologia de radares, mas isso mudou na direção dos drones e está em u...