Os primeiros sistemas de armas de mísseis terra-ar SAMP/T Nova Geração (NG) e GRIFO foram entregues ao Exército Italiano no quartel de Santa Bárbara em Sabaudia (LT), sede do Comando de Artilharia Antiaérea (COMACA).
O SAMP/T NG, produzido pela joint venture industrial EUROSAM, composta pela MBDA Itália, MBDA França e THALES, é um sistema de médio alcance que também pode ser usado contra mísseis balísticos.
Desenvolvido no âmbito de um programa lançado em 2021, o SAMP/T NG entregue ao Exército Italiano possui desempenho superior, graças à capacidade de interceptação do novo míssil Aster B1NT, com alcance superior a 150 km, e ao radar móvel de alta potência Kronos Grand da Leonardo, que garante a detecção de ameaças a uma distância superior a 350 km, aumentando assim a proteção das forças contra ameaças aéreas e de mísseis modernos, incluindo alvos balísticos.
O GRIFO foi desenvolvido e produzido pela MBDA Itália como parte de um programa lançado em 2019, que integra o novo míssil CAMM-ER. Ele garantirá a proteção das forças no segmento de defesa aérea de curto alcance, graças à sua capacidade de engajar e neutralizar uma variedade de ameaças tridimensionais, como aeronaves de asa fixa e rotativa (incluindo drones), mísseis de cruzeiro e mísseis antirradar.
Ambos os sistemas são caracterizados por alta mobilidade tática, flexibilidade e modularidade de uso, e representam uma resposta concreta à necessidade de garantir uma defesa integrada, multicamadas e omnidirecional (360°) baseada na disponibilidade de múltiplos sistemas, complementares e totalmente interoperáveis, capazes de operar dentro de redes nacionais e da OTAN de defesa aérea e antimíssil.
A cerimônia de entrega, seguida de uma demonstração do sistema, foi realizada na presença da Senadora Isabella Rauti, do Chefe do Estado-Maior do Exército, Tenente-General Carmine Masiello, do CEO e Diretor Geral da MBDA Italia, Lorenzo Mariani, da CEO da EUROSAM, Anne Diaz de Tuesta, e de autoridades civis locais.
A senadora Isabella Rauti enfatizou: “Hoje, o sistema italiano dá um passo em frente no que diz respeito à segurança nacional e à defesa futura, caminhando rumo a um objetivo comum: o ecossistema nacional.
A defesa contra ameaças híbridas não pode ser exclusivamente militar; requer cooperação institucional, investimento tecnológico e uma nova relação entre as Forças Armadas, as universidades e a indústria.
Em seu discurso, o Chefe do Estado-Maior do Exército, Tenente-General Carmine Masiello, afirmou: “A entrega dos sistemas de defesa antiaérea SAMP-T NG e GRIFO representa um avanço significativo no cenário de segurança, que na era atual não pode ser dado como certo, mas requer cooperação, treinamento e prontidão operacional.
Essas capacidades, resultado de um trabalho cuidadoso e constante e de sinergias consolidadas com a indústria de defesa e os países aliados, confirmam a necessidade de gerir não só respostas eficazes às ameaças atuais, mas sobretudo a capacidade de identificar as questões certas para enfrentar os desafios futuros.
Estamos orgulhosos dos esforços da nação para garantir que o Exército possua essas capacidades fundamentais para suas novas tarefas de defesa e dissuasão, para a proteção de suas forças e para o bem supremo da segurança de seus cidadãos e do futuro do país.”
O CEO e Diretor Geral da MBDA Italia, Lorenzo Mariani, enfatizou: “Estamos verdadeiramente orgulhosos de termos alcançado este importante marco dentro do prazo acordado com o Cliente e, em alguns casos, antes do previsto.
Para proteger nossos céus, nosso pessoal e os ativos mais valiosos do país, o Exército agora pode contar com esses novos sistemas tecnologicamente avançados para combater ameaças cada vez mais complexas.
Os sistemas, entregues hoje ao COMACA, atendem às necessidades operacionais atuais de proteção das forças, áreas críticas, infraestrutura e população, em consonância com o compromisso do Ministério da Defesa de renovar e aprimorar as capacidades de engajamento superfície-ar nos últimos anos.
Após a aquisição do sistema SKYNEX, com a primeira unidade entregue ao Exército Italiano em dezembro passado, o programa de renovação dos seus sistemas de defesa aérea prossegue, e o Exército dá mais um passo na modernização das suas capacidades, adotando tecnologias avançadas concebidas para aumentar a eficácia e a segurança dos soldados no campo de batalha.
Fonte: Exército Italiano




Comentários
Postar um comentário
Participe, deixe seu contato!