“Trecho reproduzido da revista da Esquadrilha da Fumaça 2007, publicada pelo Ministério da Defesa e Comando da Aeronáutica”.
A Academia da Força Aérea Brasileira... é um estabelecimento de ensino de nível superior, que tem por finalidade a formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Força Aérea Brasileira.
O Portões Abertos 2007 da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, no interior de São Paulo, teve diversos momentos diferenciados. De shows aéreos a rajadas de forte chuva, aconteceu de tudo um pouco. E o público assistiu sem esmorecer até o final.
Uma bela coleção de tipos da FAB estava exposta: um R99-A do esquadrão Guardião, um F-5EM Tiger II do esquadrão Pampa de Canoas, um SC-95B do esquadrão Pelicano, que comemora cinqüenta anos do lema “Para que outros possam viver”, um C-95A Bandeirante da AFA, um patrulheiro P95-A do 4°/7° GAV, o gigante C-130H Hércules do 1°/1°GT, e diversos T-25A Universal e T-27 Tucano, pudera, são a maioria na AFA, além de um AT-29 Super Tucano, mais um UH-1H (ou H-Zão) e dois UH-50 Esquilo representando as asas rotativas da Força.
Os acrobáticos também compareceram, apesar de que nem todos voaram devido ao clima. O Super Decatlon do Tike Bazaia e o Show Cat do Brazilian Wingwalking Shows (Pedro Mello e Marta Bognar) se apresentaram antes do fim da manhã, mas o Christen Eagle II do Cmte Marcos e o Bucker Jungman do Beto Bazaia ficaram na exposição estática.
O lançamento de pára-quedistas teve de ser cancelado. Mas os vôos em formação dos T-25 e T-27 foram mantidos e empolgaram o público, que apesar da garoa constante, não arredava o pé do evento e aplaudia cada manobra. Quando o EDA, mais conhecido como “Esquadrilha da Fumaça” iniciou seu show, aí sim, a euforia do público foi geral. Ninguém fica indiferente às manobras da Fumaça.
O Exército Brasileiro também participou da festa, enviando para exposição dois blindados sobre rodas, os conhecidos EE-9 Cascavel de reconhecimento armado e EE-11 Urutu de transporte de tropas. Também foi exibido um canhão antiaéreo montado em reparo auto rebocável e seus veículos de apoio.
São Pedro e a chuva chegaram às três da tarde sobre a Academia com vontade. Os hangares com suas barracas de comes e bebes e artigos aeronáuticos receberam os que decidiram esperar o clima melhorar. Obras de Aviation Art, “Vida e Obra de Santos Dumont”, e os mais de 40 expositores e seus produtos ligados a aviação mantiveram a atenção do público.
A Commerce-Center, parceira Web Asas, promoveu a oficina de plastimodelismo “Engenheiros do Futuro” para crianças e adolescentes, que tiveram a chance de montar kits do T-27 Tucano sob a orientação de João Paulo Moralez, Editor Assistente da Revista ASAS e do ilustrador Gilson Marôco. Exposição de motos, carros e uma tenda infantil de brinquedos completaram as atrações.
A paixão pela aviação falou mais alto que a tormenta, e quem ficou até a chuva parar por volta das 17h ainda pôde registrar R99-A decolando em meio a um belíssimo véu de água pista afora, decolagens de vários Bandecos e um F-5 Mike de Canoas decolar gerando esteiras de condensação nas raízes das asas e depois voltar sobre a pista com uma única, mas poderosa, passagem baixa. Nikon, Cânon e outras câmeras da vida trabalharam muito, para a alegria dos fotógrafos.
A organização, infra-estrutura e a montagem do evento em 2007 ficou a cargo de uma empresa terceirizada, que entre outras novidades, introduziu a coleta seletiva de lixo e sua posterior reciclagem, contribuindo para a sustentabilidade do meio ambiente.
Como o evento vem crescendo a cada edição, registrando médias de mais de 30 mil pessoas nos últimos anos, a AFA delegou, através de processo licitatório, todos estes afazeres a uma empresa especializada em eventos, ficando encarregada apenas daquilo que sabe fazer melhor: voar e levar o nome e as tradições da nossa Força Aérea Brasileira, sua competência e sua garra aos céus de Pirassununga e do Brasil.
A Academia da Força Aérea Brasileira... é um estabelecimento de ensino de nível superior, que tem por finalidade a formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Força Aérea Brasileira.
O Portões Abertos 2007 da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, no interior de São Paulo, teve diversos momentos diferenciados. De shows aéreos a rajadas de forte chuva, aconteceu de tudo um pouco. E o público assistiu sem esmorecer até o final.
Uma bela coleção de tipos da FAB estava exposta: um R99-A do esquadrão Guardião, um F-5EM Tiger II do esquadrão Pampa de Canoas, um SC-95B do esquadrão Pelicano, que comemora cinqüenta anos do lema “Para que outros possam viver”, um C-95A Bandeirante da AFA, um patrulheiro P95-A do 4°/7° GAV, o gigante C-130H Hércules do 1°/1°GT, e diversos T-25A Universal e T-27 Tucano, pudera, são a maioria na AFA, além de um AT-29 Super Tucano, mais um UH-1H (ou H-Zão) e dois UH-50 Esquilo representando as asas rotativas da Força.
Os acrobáticos também compareceram, apesar de que nem todos voaram devido ao clima. O Super Decatlon do Tike Bazaia e o Show Cat do Brazilian Wingwalking Shows (Pedro Mello e Marta Bognar) se apresentaram antes do fim da manhã, mas o Christen Eagle II do Cmte Marcos e o Bucker Jungman do Beto Bazaia ficaram na exposição estática.
O lançamento de pára-quedistas teve de ser cancelado. Mas os vôos em formação dos T-25 e T-27 foram mantidos e empolgaram o público, que apesar da garoa constante, não arredava o pé do evento e aplaudia cada manobra. Quando o EDA, mais conhecido como “Esquadrilha da Fumaça” iniciou seu show, aí sim, a euforia do público foi geral. Ninguém fica indiferente às manobras da Fumaça.
O Exército Brasileiro também participou da festa, enviando para exposição dois blindados sobre rodas, os conhecidos EE-9 Cascavel de reconhecimento armado e EE-11 Urutu de transporte de tropas. Também foi exibido um canhão antiaéreo montado em reparo auto rebocável e seus veículos de apoio.
São Pedro e a chuva chegaram às três da tarde sobre a Academia com vontade. Os hangares com suas barracas de comes e bebes e artigos aeronáuticos receberam os que decidiram esperar o clima melhorar. Obras de Aviation Art, “Vida e Obra de Santos Dumont”, e os mais de 40 expositores e seus produtos ligados a aviação mantiveram a atenção do público.
A Commerce-Center, parceira Web Asas, promoveu a oficina de plastimodelismo “Engenheiros do Futuro” para crianças e adolescentes, que tiveram a chance de montar kits do T-27 Tucano sob a orientação de João Paulo Moralez, Editor Assistente da Revista ASAS e do ilustrador Gilson Marôco. Exposição de motos, carros e uma tenda infantil de brinquedos completaram as atrações.
A paixão pela aviação falou mais alto que a tormenta, e quem ficou até a chuva parar por volta das 17h ainda pôde registrar R99-A decolando em meio a um belíssimo véu de água pista afora, decolagens de vários Bandecos e um F-5 Mike de Canoas decolar gerando esteiras de condensação nas raízes das asas e depois voltar sobre a pista com uma única, mas poderosa, passagem baixa. Nikon, Cânon e outras câmeras da vida trabalharam muito, para a alegria dos fotógrafos.
A organização, infra-estrutura e a montagem do evento em 2007 ficou a cargo de uma empresa terceirizada, que entre outras novidades, introduziu a coleta seletiva de lixo e sua posterior reciclagem, contribuindo para a sustentabilidade do meio ambiente.
Como o evento vem crescendo a cada edição, registrando médias de mais de 30 mil pessoas nos últimos anos, a AFA delegou, através de processo licitatório, todos estes afazeres a uma empresa especializada em eventos, ficando encarregada apenas daquilo que sabe fazer melhor: voar e levar o nome e as tradições da nossa Força Aérea Brasileira, sua competência e sua garra aos céus de Pirassununga e do Brasil.
Comentários
Postar um comentário
Participe, deixe seu contato!