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Competição SAE BRASIL AeroDesign 2009


SAE AeroDesign lança a Classe Micro
e bate recorde de inscrições

Competição será realizada de 22 a 25 de outubro, no Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos, SP

São Paulo, junho de 2009 – A XI Competição SAE BRASIL  AeroDesign, a ser realizada de 22 a 25 de outubro, no Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos, SP, novamente bateu recorde de inscrições. 91 equipes (78 na Classe Regular e 6 na Aberta) estão prontas para a tradicional competição, que inaugura este ano a terceira categoria, a Classe Micro. Dez equipes foram pré-selecionadas para levar também os pequenos aviões à competição, que deverá reunir, ao todo, 91 aeronaves, desenvolvidas e construídas por estudantes. Em 2008, foram 77 equipes inscritas.

As 91 equipes que estão inscritas representarão 61 instituições de ensino superior. Doze equipes são de fora do País: 7 da Venezuela, 4 do México e 1 da Índia, país que participará pela primeira vez.

Do Brasil, estão inscritas 79 equipes, que representam 16 Estados, mais o Distrito Federal. São Paulo tem 34 equipes, Rio Grande do Sul, 8 e Minas Gerais possui 6. Santa Catarina e o Rio de Janeiro têm 5 equipes cada, Brasília tem 4 inscritas, enquanto que Rio Grande do Norte e Paraná têm 3 equipes inscritas cada. Os estados do Maranhão e Pará contam com 2 equipes cada. Já o Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Paraíba e Pernambuco comparecem com 1 equipe cada. Mato Grosso é estreante na competição.

Classe Micro - Assim como a Classe Aberta, a Classe Micro não impõe restrições geométricas às aeronaves e nem ao número de motores instalados. Porém, a caixa de transporte do avião mede apenas 0,125m³, o que equivale a 50x50x50 cm. Projetada para carregar até 4 vezes o seu peso, em média 500g, a aeronave da nova categoria pode utilizar motor elétrico, condição não permitida às demais classes.

Para participar da SAE BRASIL AeroDesign 2009 as equipes, compostas em média de 10 a 15 estudantes de graduação e pós-graduação (stricto sensu), foram são desafiadas a projetar e construir aviões rádiocontrolados em qualquer categoria, e depois submeterem seus projetos a avaliações quanto à concepção e desempenho, feitas por engenheiros da indústria aeronáutica. As avaliações e a classificação das equipes são realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Vôo, conforme o regulamento baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica edisponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br.

Ao final da competição, as duas equipes da Classe Regular e a primeira
da Classe Aberta e da Classe Micro que obtiverem melhor pontuação durante a SAE BRASIL AeroDesign 2009 ganharão o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2010, nos Estados Unidos, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações, incluindo quatro primeiros lugares, na Classe Regular e Classe Aberta. A East Competition é realizada SAE International, instituição que deu origem a SAE BRASIL e da qual esta é afiliada.

Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação de Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas.

Regulamento - Os aviões da competição são classificados em três categorias: Classe Aberta, Classe Regular e Classe Micro. Na primeira, não existem restrições geométricas às aeronaves ou ao número de motores instalados, desde que a soma das cilindradas dos motores não ultrapasse 14,9 cc (ou 0,91 in3). Esta categoria inclui pós-graduandos e restringe distância máxima de decolagem: 61m. Já na Classe Regular, os aviões são monomotores, com cilindrada padronizada em 10 cc (10 cm3 ou 0,61 in3). O regulamento impõe restrições geométricas que delimitam as dimensões máximas das aeronaves, que devem ser capazes de decolar em ma distância máxima delimitada, de 30,5m ou 61m. A Classe Micro não impõe restrições geométricas aos projetos nem ao número de motores, porém a equipe deve ser capaz de transportar a aeronave dentro de uma caixa de 0,125m³. Nesta classe, as aeronaves podem usar motores elétricos e devem decolar em até 30,5m.


Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, ressalta que a Competição SAE BRASIL AeroDesign coloca os estudantes de engenharia em contato com o exercício real da profissão. “A competição põe à prova as habilidades do futuro engenheiro, ao promover situações vivenciadas pelos profissionais que já atuam na área”, afirma. Botelho acrescenta que a competição é uma oportunidade para o estudante desenvolver a comunicação interpessoal. “Ter habilidade na comunicação é extremamente importante para o desenvolvimento da engenharia e este quesito entra nas avaliações da competição”, afirma Botelho.

George Nº 25, O Rei da Floresta, o Grande Campeão 2008

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