Pular para o conteúdo principal

Eurocopter Show - Linha Militar Completa



A Eurocopter demonstra em sua linha de helicópteros militares, amplo domínio do conhecimento e tecnologia necessários a construção de aparelhos de grande capacidade bélica sobre o campo de batalha, ou na arena de transporte e logística, e mesmo na aviação naval de asas rotativas a empresa apresenta produtos superlativos, de concepção revolucionária e grande alcance.

AS-356K Pantera

A Aviação do Exército Brasileiro, criada em 1986, escolheu como um de seus modelos de manobra (HM-1), o AS-356K Pantera, denominado no portifólio de produtos da Eurocopter como AS-565 UB MB.



AS-532 

Cougar AS 532 AL 

 Esta é a versão "alongada" da família Cougar. Este helicóptero pode transportar 25 combatentes ou 6 feridos em macas, e mais 10 passageiros. 


Como as outras versões, pode levantar 4,5 toneladas no gancho. O AS 532 AL pode ser equipado com o sistema "Horizon'' de monitoramento do campo de batalha.

A versão AL é a versão armada e pode ser equipada com metralhadoras montadas em casulos laterais e armamentos axiais como canhões de 20 mm ou lança-foguetes 2 x 19 – 2,75”.


                                   Fennec AS 550 C3

O AS 550 C3 é a versão de combate do Fennec monoturbina. Sua capacidade de transporte e envelope de vôo fazem deste helicóptero a melhor aeronave militar de asas rotativas em sua categoria.


É equipado com portas deslizantes, trem de pouso alto, painel de instrumentos adaptado a vôos táticos e provisões para vôos noturnos com óculos de visão noturna.


Pode ser equipado com armamentos axiais, tais como canhão de 20 mm, lançadores de foguetes, armamento lateral ou, na versão anti-carro ou ar-ar, pode transportar 04 mísseis.
Fennec AS 555 SN, UN/AN



 




O AS 555 SN é a versão naval do Fennec biturbina. Equipado com um radar de 360 graus, executa missões de observação, vigilância e guerra anti-submarino. Pode ser armado com um torpedo.
Colibri EC 120 B





O EC 120B é um novo helicóptero monomotor leve e polivalente, que integra alta tecnologia: cabeça do rotor principal articulada tipo "Spheriflex™ ", painel de instrumentos ergonômico e moderno incluindo o VEMD - Vehicle and Engine Multifunction Display, uma nova geração de rotor traseiro carenado "Fenestron", assentos e sistema de combustível anti-crash. 




Equipado com uma turbina TURBOMECA Arrius 2F, o EC 120B é especialmente utilizado para treinamento e helicóptero de observação, devido ao seu tamanho, capacidade de pilotagem, design simples e cabine de ampla visibilidade. O EC 120 B apresenta ainda um baixo custo operacional.
              EC 635 P2/T2


O helicóptero utilitário leve EC 635 é a versão militar do EC 135, incorporando também as últimas inovações tecnológicas.


É uma aeronave biturbina leve multifunção de 8 assentos, na qual os materiais compostos são amplamente utilizados, equipada com assentos e sistema de combustível anticrash. Com uma nova geração de rotor principal e rotor traseiro tipo Fenestron, este helicóptero apresenta baixo nível de ruído (7 dB abaixo da exigência da ICAO) e segurança na operação.


As principais características do EC 635 são: grande eficiência operacional, capacidade operacional diurna e noturna em condições climáticas adversas, alto desempenho com reserva de potência e avançado conceito de manutenção.


As potentes turbinas controladas eletronicamente (FADEC) Turbomeca Arrius 2B2 ou Pratt & Whitney 206 B2 proporcionam maior performance em vôos mono ou biturbina, tornando o EC 635 um helicóptero excepcional em quaisquer condições operacionais e climáticas.


O EC 635 é particularmente adequado para operações militares além de transporte utilitário, treinamento, transporte de tropas, reconhecimento e SAR. A cabine espaçosa e desobstruída do helicóptero, acessível através de portas laterais deslizantes e de duas grandes portas traseiras, é bem adaptada para missões de resgate e defesa civil.

NH-90 NFH



NH-90 TTH
O NHI NH90 é um helicóptero bi-motor multi-usos fabricado pelas indústrias NHI, uma empresa estabelecida pela AgustaEurocopter e Stork Fokker Aerospace. 


NFH: Helicóptero de Fragata da NATO
A principal missão da versão NFH (NATO Frigate Helicopter) é combate autónomo anti-submarino(ASW) e anti-superfície (ASuW), principalmente a partir de navios. Estas aeronaves estão equipadas para operações diurnas e nocturnas, tal como, com mau tempo.
Missões adicionais incluem suporte de combate anti-aéreo, busca & resgate (SAR) e transporte de tropas.

TTH: Helicóptero de Transporte Táctico

A principal missão da versão TTH (Tactical Transport Helicopter) é o transporte de 20 tropas ou mais de 2.500 kg de carga, e operações aéreas de busca e resgate.
Missões adicionais incluem evacuação médica (12 macas), operações especiais, guerra electrónica, posto de comando aéreo, pára-quedismo, transporte VIP e treino de voo.









O EC-725 francês é uma evolução dos AS 523 SC e AS 523 AL Cougar, só que maior. O Cougar transporta entre 18 e 25 soldados. Já o Caracal leva até 29. 

O EC-725 Super Cougar a ser construído no Brasil é ainda uma evolução do já existente EC-725 da França, que atendeu a um requisito de suas Forças Armadas, onde opera desde 2006.

Ele hoje já é construído na França com materiais compostos, incluindo, fibra de carbono, fibra de vidro e até kevlar. É mais resistente a corrosão, tem glass cockpit, instrumentos de visão noturna e dois postos de artilheiros. Possui radar e até sistema de Chaff & Flares.

Segundo a Helibrás, trata-se de um helicóptero biturbina médio da classe de 11 toneladas, com performance garantida pela já experiente família Super-Puma/Cougar, que conta com mais de 550 unidades fabricadas e um total de horas de vôo acima de 2.300.000. Ele está equipado com rotor de cinco pás e possui uma autonomia de cinco horas e meia de voo.

O EC-725 possui excelente reserva de potência, sendo um helicóptero rápido com grande alcance de capacidades. Tem grande volume para carga e acomodações permitindo diversificado lay-out de transporte de tropas para até 29 combatentes, além dos 2 pilotos.

Desenvolvido pela Eurocopter com avançadas tecnologias, inclui projeto modular dos conjuntos mecânicos, o uso intensivo de materiais compostos, agrega o estado-da-arte em aviônicos, incluindo LCD Multi-funções, Sistema de Monitoramento do Veículo e Sistema de Controle Automático de Vôo – AFCS.

O EC-725 também incorpora a nova geração de turbinas TURBOMECA Makila 2A, motorização esta que proporciona elevado desempenho e máxima segurança, graças a sua total redundância com duplo canal no sistema FADEC - Full Authority Digital Engine Control.



TIGER HAP / HAD
















Eurocopter  Tiger


Existem 3 versões do Tiger 
( Projeto França/Alemanha): 
HAP(escolta), HAC(anti-carro) e UHT(multifunção). 


A torre do canhão de 30mm não é padrão em todas as versões, somente o Tiget HAP a possui. A versão HAP foi desenvolvida para a França com destaque para os mísseis AC-Trigat ou HOT 3,  Mistral (ar-ar) e o canhão GIAT AM 30, possuindo uma capacidade útil de 1.800Kg.


Este moderníssimo Helicóptero de Ataque é capaz de manobras insuspeitas para uma aeronave de asas rotativas. Seus sistemas de aquisição, designação e pontaria de alvos estão um passo a frente de muitos outras tecnologias do tipo.


O piloto e artilheiro, sentados em tandem, ocupam postos de pilotagem com painéis de instrumentos ultra sofisticados a cores e digitais; usam capacetes multifunção de avançado design, que projetam nas viseiras todas as informações necessárias a pilotagem e disparo das armas, sem a necessidade de olhar para dentro da cabine. Comandos HOTAS (mãos no acelerador e no manche) diminuem a carga de trabalho mais ainda.





Mísseis antitanques de concepção futurista como o Trigat ou HOT XXI podem destruir qualquer blindado conhecido em distâncias de até 5 km. Canhões de 30 mm, lançadores de foguetes de 70 mm CRV-7, e os mísseis ar-ar de autodefesa Mistral e Stinger são algumas das opções de armamento para este helicóptero ora entrando em serviço na França, Alemanha, Espanha e Austrália.


O Exército da França tem atualmente 13 helicópteros Tiger HAP em serviço e mais 28 encomendados. Adicionalmente, 40 aparelhos da versão HAD estão previstos para serem entregues.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museo Storico - Aeronautica Militare - Ministero della Difesa (Vigna di Valle)

Um museu incrível, localizado em uma região lindíssima, as margens do  Lago di Bracciano, na Itália. Sejam bem vindos ao  Museo Storico dell’Aeronautica Militare di Vigna di Valle Às margens do Lago Bracciano, no sítio histórico da antiga base de hidroaviões de Vigna di Valle, fica o Museu Histórico da Força Aérea .  As suas estruturas arquitetônicas, entre antigas e modernas, estão perfeitamente integradas no ambiente do parque natural em que reside. Douglas C-47 MM 61 776 "1445" Monumento sobre o voo do dirigível "Itália" até o sobrevoo do Pólo Norte, em 1928, quando foi destruído em um acidente. O belíssimo F-104 ASA-M Starfighter RED "Ducati 999 F03" Breguet 1150 Atlantic ASW/ASUW Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman S2F Tracker Aermacchi MB.323  ""MM 554" Aermacchi MB.323  ""MM 554" Grumman HU-16 Albatross em 2º plano Sinalização para visitantes com recursos multimídia O visual a...

Saab vende a TransponderTech

A Saab anuncia a venda da Saab TransponderTech AB para a subsidiária sueca da Teledyne Technologies Inc ., a FLIR Systems AB . A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições, o que está previsto para ocorrer até o final do quarto trimestre de 2025. A TransponderTech é líder em soluções de comunicação e navegação certificadas pela Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (do inglês,  Safety Of Life At Sea  - SOLAS) para aplicações marítimas comerciais, militares e aéreas.  A venda está alinhada com a estratégia da Saab de aumentar o foco nas áreas centrais do seu negócio. Com o fechamento da transação, a Saab venderá 100% das ações que possuía na Saab TransponderTech AB. “ A TransponderTech é uma empresa extraordinária e inovadora, e temos muito orgulho das suas conquistas. À medida que nos concentramos estrategicamente em expandir nossa atuação nos segmentos militares, acreditamos que a empresa encontrará ainda mai...

Embraer fecha acordo com a Marinha do Brasil para desenvolver drones aeronavais CAT 3, CAT 4 e CAT 5.

A Embraer e a Marinha do Brasil assinaram acordos de parceria e cooperação mútua em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em dezembro de 2022 e abril de 2024, visando o d esenvolvimento de radares   de busca de superfície embarcados e de vigilância costeira, com o aprimoramento do Radar Gaivota X , e o a poio mútuo em pesquisa, desenvolvimento e inovação  na área de tecnologia em geral, visando fortalecer a Base Industrial de Defesa Nacional e a transição da pesquisa para a indústria. Embora a Marinha do Brasil já utilize e teste diferentes tipos de drones (incluindo veículos submarinos autônomos e drones kamikaze desenvolvidos pelo Corpo de Fuzileiros Navais ) e a Embraer tenha um memorando de entendimento com a Força Aérea Brasileira (FAB) para estudar e desenvolver um veículo aéreo não tripulado avançado, os acordos específicos entre Embraer e Marinha visavam até então principalmente a tecnologia de radares, mas isso mudou na direção dos drones e está em u...