A Eurocopter demonstra em sua linha de helicópteros militares, amplo domínio do conhecimento e tecnologia necessários a construção de aparelhos de grande capacidade bélica sobre o campo de batalha, ou na arena de transporte e logística, e mesmo na aviação naval de asas rotativas a empresa apresenta produtos superlativos, de concepção revolucionária e grande alcance.
AS-356K Pantera
A Aviação do Exército Brasileiro, criada em 1986, escolheu como um de seus modelos de manobra (HM-1), o AS-356K Pantera, denominado no portifólio de produtos da Eurocopter como AS-565 UB MB.AS-532
Esta é a versão "alongada" da família Cougar. Este helicóptero pode transportar 25 combatentes ou 6 feridos em macas, e mais 10 passageiros.
Como as outras versões, pode levantar 4,5 toneladas no gancho. O AS 532 AL pode ser equipado com o sistema "Horizon'' de monitoramento do campo de batalha.
A versão AL é a versão armada e pode ser equipada com metralhadoras montadas em casulos laterais e armamentos axiais como canhões de 20 mm ou lança-foguetes 2 x 19 – 2,75”.
Fennec AS 550 C3
O AS 550 C3 é a versão de combate do Fennec monoturbina. Sua capacidade de transporte e envelope de vôo fazem deste helicóptero a melhor aeronave militar de asas rotativas em sua categoria.
É equipado com portas deslizantes, trem de pouso alto, painel de instrumentos adaptado a vôos táticos e provisões para vôos noturnos com óculos de visão noturna.
Pode ser equipado com armamentos axiais, tais como canhão de 20 mm, lançadores de foguetes, armamento lateral ou, na versão anti-carro ou ar-ar, pode transportar 04 mísseis.
Fennec AS 555 SN, UN/AN
O AS 555 SN é a versão naval do Fennec biturbina. Equipado com um radar de 360 graus, executa missões de observação, vigilância e guerra anti-submarino. Pode ser armado com um torpedo.
Colibri EC 120 B
O EC 120B é um novo helicóptero monomotor leve e polivalente, que integra alta tecnologia: cabeça do rotor principal articulada tipo "Spheriflex™ ", painel de instrumentos ergonômico e moderno incluindo o VEMD - Vehicle and Engine Multifunction Display, uma nova geração de rotor traseiro carenado "Fenestron", assentos e sistema de combustível anti-crash.
Equipado com uma turbina TURBOMECA Arrius 2F, o EC 120B é especialmente utilizado para treinamento e helicóptero de observação, devido ao seu tamanho, capacidade de pilotagem, design simples e cabine de ampla visibilidade. O EC 120 B apresenta ainda um baixo custo operacional.
O helicóptero utilitário leve EC 635 é a versão militar do EC 135, incorporando também as últimas inovações tecnológicas.
É uma aeronave biturbina leve multifunção de 8 assentos, na qual os materiais compostos são amplamente utilizados, equipada com assentos e sistema de combustível anticrash. Com uma nova geração de rotor principal e rotor traseiro tipo Fenestron, este helicóptero apresenta baixo nível de ruído (7 dB abaixo da exigência da ICAO) e segurança na operação.
As principais características do EC 635 são: grande eficiência operacional, capacidade operacional diurna e noturna em condições climáticas adversas, alto desempenho com reserva de potência e avançado conceito de manutenção.
As potentes turbinas controladas eletronicamente (FADEC) Turbomeca Arrius 2B2 ou Pratt & Whitney 206 B2 proporcionam maior performance em vôos mono ou biturbina, tornando o EC 635 um helicóptero excepcional em quaisquer condições operacionais e climáticas.
O EC 635 é particularmente adequado para operações militares além de transporte utilitário, treinamento, transporte de tropas, reconhecimento e SAR. A cabine espaçosa e desobstruída do helicóptero, acessível através de portas laterais deslizantes e de duas grandes portas traseiras, é bem adaptada para missões de resgate e defesa civil.
NH-90 NFH
NH-90 TTH
O NHI NH90 é um helicóptero bi-motor multi-usos fabricado pelas indústrias NHI, uma empresa estabelecida pela Agusta, Eurocopter e Stork Fokker Aerospace.
NFH: Helicóptero de Fragata da NATO
A principal missão da versão NFH (NATO Frigate Helicopter) é combate autónomo anti-submarino(ASW) e anti-superfície (ASuW), principalmente a partir de navios. Estas aeronaves estão equipadas para operações diurnas e nocturnas, tal como, com mau tempo.
Missões adicionais incluem suporte de combate anti-aéreo, busca & resgate (SAR) e transporte de tropas.
TTH: Helicóptero de Transporte Táctico
A principal missão da versão TTH (Tactical Transport Helicopter) é o transporte de 20 tropas ou mais de 2.500 kg de carga, e operações aéreas de busca e resgate.
Missões adicionais incluem evacuação médica (12 macas), operações especiais, guerra electrónica, posto de comando aéreo, pára-quedismo, transporte VIP e treino de voo.
O EC-725 francês é uma evolução dos AS 523 SC e AS 523 AL Cougar, só que maior. O Cougar transporta entre 18 e 25 soldados. Já o Caracal leva até 29.
O EC-725 Super Cougar a ser construído no Brasil é ainda uma evolução do já existente EC-725 da França, que atendeu a um requisito de suas Forças Armadas, onde opera desde 2006.
Ele hoje já é construído na França com materiais compostos, incluindo, fibra de carbono, fibra de vidro e até kevlar. É mais resistente a corrosão, tem glass cockpit, instrumentos de visão noturna e dois postos de artilheiros. Possui radar e até sistema de Chaff & Flares.
Segundo a Helibrás, trata-se de um helicóptero biturbina médio da classe de 11 toneladas, com performance garantida pela já experiente família Super-Puma/Cougar, que conta com mais de 550 unidades fabricadas e um total de horas de vôo acima de 2.300.000. Ele está equipado com rotor de cinco pás e possui uma autonomia de cinco horas e meia de voo.
O EC-725 possui excelente reserva de potência, sendo um helicóptero rápido com grande alcance de capacidades. Tem grande volume para carga e acomodações permitindo diversificado lay-out de transporte de tropas para até 29 combatentes, além dos 2 pilotos.
Desenvolvido pela Eurocopter com avançadas tecnologias, inclui projeto modular dos conjuntos mecânicos, o uso intensivo de materiais compostos, agrega o estado-da-arte em aviônicos, incluindo LCD Multi-funções, Sistema de Monitoramento do Veículo e Sistema de Controle Automático de Vôo – AFCS.
O EC-725 também incorpora a nova geração de turbinas TURBOMECA Makila 2A, motorização esta que proporciona elevado desempenho e máxima segurança, graças a sua total redundância com duplo canal no sistema FADEC - Full Authority Digital Engine Control.
O EC-725 Super Cougar a ser construído no Brasil é ainda uma evolução do já existente EC-725 da França, que atendeu a um requisito de suas Forças Armadas, onde opera desde 2006.
Ele hoje já é construído na França com materiais compostos, incluindo, fibra de carbono, fibra de vidro e até kevlar. É mais resistente a corrosão, tem glass cockpit, instrumentos de visão noturna e dois postos de artilheiros. Possui radar e até sistema de Chaff & Flares.
Segundo a Helibrás, trata-se de um helicóptero biturbina médio da classe de 11 toneladas, com performance garantida pela já experiente família Super-Puma/Cougar, que conta com mais de 550 unidades fabricadas e um total de horas de vôo acima de 2.300.000. Ele está equipado com rotor de cinco pás e possui uma autonomia de cinco horas e meia de voo.
O EC-725 possui excelente reserva de potência, sendo um helicóptero rápido com grande alcance de capacidades. Tem grande volume para carga e acomodações permitindo diversificado lay-out de transporte de tropas para até 29 combatentes, além dos 2 pilotos.
Desenvolvido pela Eurocopter com avançadas tecnologias, inclui projeto modular dos conjuntos mecânicos, o uso intensivo de materiais compostos, agrega o estado-da-arte em aviônicos, incluindo LCD Multi-funções, Sistema de Monitoramento do Veículo e Sistema de Controle Automático de Vôo – AFCS.
O EC-725 também incorpora a nova geração de turbinas TURBOMECA Makila 2A, motorização esta que proporciona elevado desempenho e máxima segurança, graças a sua total redundância com duplo canal no sistema FADEC - Full Authority Digital Engine Control.
TIGER HAP / HAD
Eurocopter Tiger
Existem 3 versões do Tiger
( Projeto França/Alemanha):
HAP(escolta), HAC(anti-carro) e UHT(multifunção).
( Projeto França/Alemanha):
HAP(escolta), HAC(anti-carro) e UHT(multifunção).
A torre do canhão de 30mm não é padrão em todas as versões, somente o Tiget HAP a possui. A versão HAP foi desenvolvida para a França com destaque para os mísseis AC-Trigat ou HOT 3, Mistral (ar-ar) e o canhão GIAT AM 30, possuindo uma capacidade útil de 1.800Kg.
Este moderníssimo Helicóptero de Ataque é capaz de manobras insuspeitas para uma aeronave de asas rotativas. Seus sistemas de aquisição, designação e pontaria de alvos estão um passo a frente de muitos outras tecnologias do tipo.
O piloto e artilheiro, sentados em tandem, ocupam postos de pilotagem com painéis de instrumentos ultra sofisticados a cores e digitais; usam capacetes multifunção de avançado design, que projetam nas viseiras todas as informações necessárias a pilotagem e disparo das armas, sem a necessidade de olhar para dentro da cabine. Comandos HOTAS (mãos no acelerador e no manche) diminuem a carga de trabalho mais ainda.
Mísseis antitanques de concepção futurista como o Trigat ou HOT XXI podem destruir qualquer blindado conhecido em distâncias de até 5 km. Canhões de 30 mm, lançadores de foguetes de 70 mm CRV-7, e os mísseis ar-ar de autodefesa Mistral e Stinger são algumas das opções de armamento para este helicóptero ora entrando em serviço na França, Alemanha, Espanha e Austrália.
O Exército da França tem atualmente 13 helicópteros Tiger HAP em serviço e mais 28 encomendados. Adicionalmente, 40 aparelhos da versão HAD estão previstos para serem entregues.
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