Divulgação / Bombeiros MG |
Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros |
BELO HORIZONTE (27/11/09) - Comemorando três anos de funcionamento, o Batalhão de Operações Aéreas (BOA), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais (BMMG), divulgou, nesta sexta-feira (27), balanço das operações realizadas no Estado. Em todos os casos, a rapidez no atendimento predominou como uma resposta diferenciada em resgates. Ao todo, foram realizados 1.500 atendimentos a acidentes automobilísticos, combate à incêndios florestais, vistorias ambientais, treinamentos, entre outros.
Desde a sua criação, em novembro de 2006, o BOA, que opera a Esquadrilha Arcanjo, já contabiliza mais de 1.700 horas de voo, somando cerca de 350 vítimas transportadas. De acordo com o comandante do Batalhão, Tenente Coronel Cleberson Pereira Santos, a maioria dos acionamentos são para socorro a acidentes automobilísticos. “Nesses casos, são vítimas com lesões graves e o socorro rápido ajuda a diminuir seqüelas, dando maior chance de sobrevivência”, afirma o comandante.
O lema da corporação “Voando para salvar”, foi vivenciado pela comissária de bordo Patrícia Faria. Em junho deste ano, ela se envolveu em um grave acidente de carro na MG – 010. Patrícia destaca que o socorro rápido, cerca de 20 minutos entre o acionamento e a chegada ao hospital, foi determinante para sua sobrevivência. “Tive traumatismo craniano e só não fiquei com lesões mais complicadas graças ao atendimento”, conta Patrícia, já recuperada e prestes a voltar às suas atividades profissionais.
O BOA conta com dois helicópteros, que chegam a uma velocidade de 220km/h, em linha reta, e um avião, munidos com os mais modernos equipamentos para as operações. Cada aeronave transporta até quatro bombeiros com capacitação específica de atendimento e pode ser acionada através do 193.
3º Aniversário
Como parte das comemorações do 3º aniversário do BOA, foi realizada a solenidade de homenagem “Amigos do BOA”, no último dia 20, no hangar do aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte. O evento reuniu cerca de 90 autoridades entre civis e militares, que assistiram à apresentação da banda musical Bombeiro Instrumental Orquestra Show (BIOS) e do Coral Mirim, formado por crianças do projeto Bombeiro Mirim, do município de Confins. Também foram homenageados na ocasião 20 colaboradores que contribuíram com serviços relevantes para a corporação (NA - Dentre estes, Roberto Caiafa e Marcos Junglas).
Capitão Passos, a vítima resgatada Patrícia Faria
e o Cmte do BOA, Ten.Cel Cleberson
Comentários
Postar um comentário
Participe, deixe seu contato!