Pular para o conteúdo principal

Polo de Aviação Civil é prioridade do Governo de Minas Gerais



Carlos Alberto/Secom MG
Sérgio Barroso disse que a instalação do polo é importante no fomento de uma nova economia
Sérgio Barroso disse que a instalação do polo é importante no fomento de uma nova economia
 
Ver Imagens     
Veja também
Governo de Minas se prepara para crescimento aéreo
Governo de Minas se prepara para crescimento do setor aéreo

BELO HORIZONTE (27/11/09) - Dirigentes de órgãos dos governos federal e estadual, técnicos do setor e de companhias aéreas, além do diretor do Centro de Tecnologia Aeroespacial (CTA), tenente-brigadeiro Cleonilson Nicácio da Silva, se reuniram nesta sexta-feira (27), no auditório do BDMG, em Belo Horizonte, durante o 2° Encontro do Polo de Aviação Civil de Minas Gerais. O encontro teve como objetivo fortalecer a parceria entre os diversos órgãos envolvidos na implantação do Polo de Aviação Civil na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

secretário de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso, frisou que o Estado tem contado, entre outros, com o apoio decisivo da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Para o secretário, a instalação do Polo de Aviação Civil é importante no fomento de uma nova economia. 

O diretor do CTA, tenente-brigadeiro Cleonilson Nicácio da Silva, informou que a Embraer é, hoje, a terceira maior fabricante de aeronaves do mundo, o que a capacita para planejar e construir aeronaves para operar em todas as rotas brasileiras. 

Estrutura 

Desde junho deste ano, o polo conta com cursos de mecânicos de aeronaves, em escolas credenciadas – Escola Politécnica de Minas Gerais (Polimig), o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) - com cerca de 300 alunos, que recebem bolsas de estudos custeadas pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação (SEE)

Há ainda cursos de especialização em Engenharia Aeronáutica, com mais de 120 graduandos, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec) e na UNATEC, em cooperação com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes). Simultaneamente, tradicionais aeroclubes de Minas Gerais estão se credenciando para a formação de pilotos de avião, com bolsas para horas de voo em convênio com a Anac em 2010. 

Outra iniciativa do Governo de Minas é a implantação do Centro de Estudos Aeroespaciais no município de Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que contará com instalações e com laboratórios avançados, sob a gestão da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec), também em cooperação com a Sectes. 

Este Centro contará com recursos do Estado, assim como o apoio do Ministério da Educação, com inicio das obras previsto para o primeiro semestre de 2010. A obra receberá investimentos de R$ 9 milhões e será realizada em uma área de 80 mil metros quadrados, cedida pelo Governo de Minas. 

Dois outros polos de aviação civil estão sendo planejados em Minas Gerais: o de Itajubá, no Sul do Estado, para desenvolvimento da tecnologia de helicópteros, com apoio da Eurocopter / Helibras; e o futuro polo com base no Aeroporto Regional da Zona da Mata. 

De acordo com o secretário Alberto Duque Portugal, da Sectes, “O Estado já está desempenhando o trabalho de capacitação de recursos humanos nessa área com a vinda do Centro de Manutenção de Aeronaves da Gol/Varig e Trip. Há uma demanda muito grande por mão de obra e o objetivo é preencher essas vagas”, acentuou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BLINDADOS SUECOS! Sveriges Militärfordonsmuseum, Arsenalen ou The Swedish Tank Museum - O Museu AÇO!

𝗢 𝗔𝗖𝗘𝗥𝗩𝗢 𝗗𝗢 𝗔𝗥𝗦𝗘𝗡𝗔𝗟 𝗗𝗘 𝗚𝗨𝗘𝗥𝗥𝗔 𝗗𝗢 𝗥𝗜𝗢 𝗗𝗘 𝗝𝗔𝗡𝗘𝗜𝗥𝗢

O Arsenal de Guerra do Rio (AGR) remonta aos idos de 1762, quando foi criado pelo então governador da capitania do Rio de Janeiro, Gomes Freire de Andrade - Conde de Bobadela - com a denominação de “Casa do Trem”, na Ponta do Calabouço, Centro do Rio de Janeiro, onde atualmente se encontra o Museu Histórico Nacional. Ao longo de sua história, o Arsenal se caracteriza pelo apoio ao poder de combate do Exército, destacando-se por sua atuação nas Revoltas do Brasil Regencial, na Guerra da Tríplice Aliança, na Guerra de Canudos, na Revolta da Armada, Guerra do Contestado, bem como na Segunda Guerra Mundial.  Atualmente, o AGR, desempenha atividades de fabricação, manutenção e pesquisa, constituindo-se em organização militar de fundamental importância para a manutenção da capacidade de produção bélica do Exército, além de atuar em apoio às ações de defesa civil. Quer conhecer um pouco mais do acervo dos Arsenais e Fábricas sob guarda do AHEx? Acesse: http://www.ahex.eb.mil.br “𝘈𝘏𝘌𝘹:...

ADEREX AERONAVAL 2021