Pular para o conteúdo principal

BOA É MATÉRIA NO PILOTOPOLICIAL.COM.BR


Piloto Policial | CBM/MG: Há 3 anos voando para salvar



Posted: 03 Dec 2009 03:00 AM PST


FARLEY ROCHA SOARES
No dia 20 de novembro de 2009 o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) completou três anos de sua criação. Uma solenidade comemorativa aconteceu no Hangar da unidade situado no Aeroporto da Pampulha e  reuniu cerca de 90 autoridades entre civis e militares, que assistiram à apresentação da banda musical Bombeiro Instrumental Orquestra Show (BIOS) e do Coral Mirim, formado por crianças do projeto Bombeiro Mirim, do município de Confins. Também foram homenageados na ocasião 20 colaboradores que contribuíram com serviços relevantes para a corporação.

aracanjoEsquadrilha Arcanjo do BOA/MG (Foto: Roberto Caiafa)

Criado para atuar como resposta operacional diferenciada, o BOA registra hoje mais de 1700 horas de voo e um número superior a 1500 operações realizadas, somando cerca de 350 vítimas transportadas. Batizadas com o codinome ARCANJO, as aeronaves da esquadrilha se firmam cada vez mais no cenário da aviação de defesa civil. Elas apoiam as equipes terrestres nos diversos atendimentos às ocorrências de salvamento, combate a incêndios florestais, atendimento pré-hospitalar, vistorias ambientais, transporte de órgãos para transplantes, dentre outros.
boabambi1Voo de combate à incêndios florestais

boabambiOperação com o equipemanto bambi bucket para combate em incêndios florestais

Para que sejam aplicadas as melhores técnicas durante os diversos atendimentos de ocorrências, os militares passam por constantes treinamentos sobre aviação e atividade de Bombeiro Militar. Através de suas realizações, o BOA vem contribuindo para projetar uma imagem positiva do CBMMG em todo país. Com isso, espera-se que o futuro da aviação do CBMMG seja promissor, já que as aeronaves permitem alcançar os mais longínquos rincões do Estado das Alterosas em no máximo 2 horas de voo. Atualmente o Batalhão possui 02 helicópteros AS 350 B/2 VEMD e um avião Cessna 210L Centurion II. O efetivo que compõem a unidade é de 35 militares sob o comando do Ten Cel BM Cléberson Pereira Santos.

boa1Hangar do BOA/MG com suas aeronaves e equipamentos (Foto: Roberto Caiafa)


De acordo com o comandante do Batalhão, Tenente Coronel Cleberson Pereira Santos, a maioria dos acionamentos são para socorro a acidentes automobilísticos. “Nesses casos, são vítimas com lesões graves e o socorro rápido ajuda a diminuir seqüelas, dando maior chance de sobrevivência”, afirma.
arcanjo2O Batalhão de Operações Aéreas do CBM/MG (Fotos Marcos Junglas, Roberto Caiafa)

O lema da corporação, Voando para salvar, foi vivenciado pela comissária de bordo Patrícia Faria. Em junho deste ano, ela se envolveu em grave acidente de carro na MG – 010. Patrícia destaca que o socorro rápido, cerca de 20 minutos entre o acionamento e a chegada ao hospital, foi determinante para sua sobrevivência. “Tive traumatismo craniano e só não fiquei com lesões mais complicadas graças ao atendimento”, conta Patrícia, já recuperada e prestes a voltar às suas atividades profissionais.



Fonte: O Autor é Capitão do CBMMG e Comandante de Aeronave no Btl Op Aer. Atualmente é o Subcomandante da Unidade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museo Storico - Aeronautica Militare - Ministero della Difesa (Vigna di Valle)

Um museu incrível, localizado em uma região lindíssima, as margens do  Lago di Bracciano, na Itália. Sejam bem vindos ao  Museo Storico dell’Aeronautica Militare di Vigna di Valle Às margens do Lago Bracciano, no sítio histórico da antiga base de hidroaviões de Vigna di Valle, fica o Museu Histórico da Força Aérea .  As suas estruturas arquitetônicas, entre antigas e modernas, estão perfeitamente integradas no ambiente do parque natural em que reside. Douglas C-47 MM 61 776 "1445" Monumento sobre o voo do dirigível "Itália" até o sobrevoo do Pólo Norte, em 1928, quando foi destruído em um acidente. O belíssimo F-104 ASA-M Starfighter RED "Ducati 999 F03" Breguet 1150 Atlantic ASW/ASUW Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman S2F Tracker Aermacchi MB.323  ""MM 554" Aermacchi MB.323  ""MM 554" Grumman HU-16 Albatross em 2º plano Sinalização para visitantes com recursos multimídia O visual a...

Saab vende a TransponderTech

A Saab anuncia a venda da Saab TransponderTech AB para a subsidiária sueca da Teledyne Technologies Inc ., a FLIR Systems AB . A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições, o que está previsto para ocorrer até o final do quarto trimestre de 2025. A TransponderTech é líder em soluções de comunicação e navegação certificadas pela Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (do inglês,  Safety Of Life At Sea  - SOLAS) para aplicações marítimas comerciais, militares e aéreas.  A venda está alinhada com a estratégia da Saab de aumentar o foco nas áreas centrais do seu negócio. Com o fechamento da transação, a Saab venderá 100% das ações que possuía na Saab TransponderTech AB. “ A TransponderTech é uma empresa extraordinária e inovadora, e temos muito orgulho das suas conquistas. À medida que nos concentramos estrategicamente em expandir nossa atuação nos segmentos militares, acreditamos que a empresa encontrará ainda mai...

Embraer fecha acordo com a Marinha do Brasil para desenvolver drones aeronavais CAT 3, CAT 4 e CAT 5.

A Embraer e a Marinha do Brasil assinaram acordos de parceria e cooperação mútua em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em dezembro de 2022 e abril de 2024, visando o d esenvolvimento de radares   de busca de superfície embarcados e de vigilância costeira, com o aprimoramento do Radar Gaivota X , e o a poio mútuo em pesquisa, desenvolvimento e inovação  na área de tecnologia em geral, visando fortalecer a Base Industrial de Defesa Nacional e a transição da pesquisa para a indústria. Embora a Marinha do Brasil já utilize e teste diferentes tipos de drones (incluindo veículos submarinos autônomos e drones kamikaze desenvolvidos pelo Corpo de Fuzileiros Navais ) e a Embraer tenha um memorando de entendimento com a Força Aérea Brasileira (FAB) para estudar e desenvolver um veículo aéreo não tripulado avançado, os acordos específicos entre Embraer e Marinha visavam até então principalmente a tecnologia de radares, mas isso mudou na direção dos drones e está em u...