Pular para o conteúdo principal

19 DE ABRIL - DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO - MONTANHA!


Soldados do Exército Brasileiro – de todos os postos e graduações, de ontem e de hoje, com ou sem farda!

Vivemos tempos desafiadores.

Neste 19 de abril, ao reverenciarmos a memória dos nossos heróis, que no longínquo 1648, em Guararapes, criaram as condições para que se forjasse um exército vencedor, gênese da nacionalidade brasileira, temos consciência de que vivemos tempos desafiadores. Precisamos buscar na formação da nacionalidade brasileira – que se confunde com a própria história do nosso Exército – inspirações e exemplos que robusteçam nossa fé em FELIPE CAMARÃO, HENRIQUE DIAS, VIDAL DE NEGREIROS, MATIAS DE ALBUQUERQUE, ANTONIO DIAS CARDOSO, TIRADENTES, ANITA GARIBALDI, CAXIAS, SAMPAIO, OSORIO, MALLET, DEODORO DA FONSECA, RONDON, MASCARENHAS DE MORAES, MAX WOLFF e outros que a história há de reconhecer. Precisamos, também, forjar o soldado do futuro, com fértil imaginação criadora, capacidade de conciliação, enérgica versatilidade, despojado do obsoleto e pronto para incorporar tecnologias das mais avançadas.

Vivemos tempos desafiadores.

Os desafios do passado foram a manutenção da unidade nacional, evitando sua fragmentação; o estabelecimento de fronteiras definitivas; a independência da Colônia; a proclamação da República; a preservação da integridade do território brasileiro, da democracia, da ordem e do progresso. Os desafios de hoje implicam contribuir com o desenvolvimento nacional, com o bem estar social e com a ajuda a nações amigas. E, simultaneamente, adestrar a Força com reduzidos meios, dando-lhe um poder de combate mínimo indispensável. Os desafios de amanhã são imprevisíveis. As ameaças são multifacetadas, sem fronteiras, sem frentes de combate, sem doutrina definida, sem estruturas, sem efetivos e sem piedade. Precisamos envolver a sociedade nessa discussão, comprometer, ainda mais, as autoridades com a Estratégia Nacional de Defesa, e preparar um exército dissuasor e com a mesma estatura do Brasil.

O fato é que o mundo está se movendo muito rapidamente. E é imperativo ao Exército não ficar para trás. Para isso não basta apenas ser criativo e inovador, há que se implementar mudanças rapidamente, assumir a indutora vanguarda tecnológica, ter condições de travar a guerra cibernética, possuir modernos mecanismos de monitoramento, vigilância e proteção, e mapear cenários impensáveis. Há que se olhar para frente. Renovar o antigo que habita em cada soldado profissional é um necessário ato de coragem. Sem desprezar o permanente, desfazer-se do provisório; sem perder os valores que conformam e dão credibilidade à nossa Instituição, abrir as clarabóias para o arejamento e preparar-se para vencer a guerra do futuro – com tudo que ela terá de “nunca visto”. É este o desafio que concito todos a enfrentar.

Parabéns Exército Brasileiro pelo seu 19 de Abril! Parabéns pelo seu passado de lutas e glórias, pelo seu presente de diuturno trabalho e permanente prontidão, e pelo seu futuro que por certo será tão venturoso quanto o que já se descortina para o nosso Brasil!

Avante! Sigamos todos com ânimo retemperado, coesão inconteste, entusiasmo, confiança e determinação. Como no passado, arregacemos as mangas, lutemos com as mesmas armas destes tempos desafiadores. E mereçamos a vitória.

General de Exército ENZO MARTINS PERI
Comandante do Exército

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museo Storico - Aeronautica Militare - Ministero della Difesa (Vigna di Valle)

Um museu incrível, localizado em uma região lindíssima, as margens do  Lago di Bracciano, na Itália. Sejam bem vindos ao  Museo Storico dell’Aeronautica Militare di Vigna di Valle Às margens do Lago Bracciano, no sítio histórico da antiga base de hidroaviões de Vigna di Valle, fica o Museu Histórico da Força Aérea .  As suas estruturas arquitetônicas, entre antigas e modernas, estão perfeitamente integradas no ambiente do parque natural em que reside. Douglas C-47 MM 61 776 "1445" Monumento sobre o voo do dirigível "Itália" até o sobrevoo do Pólo Norte, em 1928, quando foi destruído em um acidente. O belíssimo F-104 ASA-M Starfighter RED "Ducati 999 F03" Breguet 1150 Atlantic ASW/ASUW Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman S2F Tracker Aermacchi MB.323  ""MM 554" Aermacchi MB.323  ""MM 554" Grumman HU-16 Albatross em 2º plano Sinalização para visitantes com recursos multimídia O visual a...

Saab vende a TransponderTech

A Saab anuncia a venda da Saab TransponderTech AB para a subsidiária sueca da Teledyne Technologies Inc ., a FLIR Systems AB . A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições, o que está previsto para ocorrer até o final do quarto trimestre de 2025. A TransponderTech é líder em soluções de comunicação e navegação certificadas pela Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (do inglês,  Safety Of Life At Sea  - SOLAS) para aplicações marítimas comerciais, militares e aéreas.  A venda está alinhada com a estratégia da Saab de aumentar o foco nas áreas centrais do seu negócio. Com o fechamento da transação, a Saab venderá 100% das ações que possuía na Saab TransponderTech AB. “ A TransponderTech é uma empresa extraordinária e inovadora, e temos muito orgulho das suas conquistas. À medida que nos concentramos estrategicamente em expandir nossa atuação nos segmentos militares, acreditamos que a empresa encontrará ainda mai...

Embraer fecha acordo com a Marinha do Brasil para desenvolver drones aeronavais CAT 3, CAT 4 e CAT 5.

A Embraer e a Marinha do Brasil assinaram acordos de parceria e cooperação mútua em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em dezembro de 2022 e abril de 2024, visando o d esenvolvimento de radares   de busca de superfície embarcados e de vigilância costeira, com o aprimoramento do Radar Gaivota X , e o a poio mútuo em pesquisa, desenvolvimento e inovação  na área de tecnologia em geral, visando fortalecer a Base Industrial de Defesa Nacional e a transição da pesquisa para a indústria. Embora a Marinha do Brasil já utilize e teste diferentes tipos de drones (incluindo veículos submarinos autônomos e drones kamikaze desenvolvidos pelo Corpo de Fuzileiros Navais ) e a Embraer tenha um memorando de entendimento com a Força Aérea Brasileira (FAB) para estudar e desenvolver um veículo aéreo não tripulado avançado, os acordos específicos entre Embraer e Marinha visavam até então principalmente a tecnologia de radares, mas isso mudou na direção dos drones e está em u...