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Apagão da Gol - questão Operacional ou Moral?

Caros leitores do Aerospacebrasil:
Aeronaves GOL no pátio de Brasília, segunda feira pela manhã

Trabalho como profissional de imprensa especializado em aviação há quase sete anos. Já vi e registrei problemas, incidentes e acidentes na aviação, e devo dizer, infelizmente, eles acontecem. Na aviação comercial, a palavra chave para se evitar contratempos e erros pode ser definida em "PLANEJAMENTO".


Boeing 737-700NG da Gol, no pátio de Manaus, sexta feira de madrugada
A Gol, em nota postada em seu website (Website da Gol) declara que o apagão deste fim de semana (que parece estar se normalizando hoje, terça feira) foi causado por dois motivos, um seria o acúmulo de horas de voo de tripulações da empresa, impedidas assim pela legislação de seguirem viagem, e o outro, o remanejamento e implantação de um novo sistema de controle de escalas de pilotos e tripulantes. Ok.


Passageiros não são idiotas. Fiquei chocado ao voar em aeronaves lotadas, com passageiros irritados, estressados e cansados de tanta desinformação, falta de respeito e mesmo falta de educação por parte de funcionários da GOL, visivelmente também nervosos e irritados com a situação. O fato é que a GOL lançou seus funcionários em uma "Missão Impossível". Vi "Comissários de Bordo" recém promovidos de um balcão de check-in, trabalhando sem uniforme regulamentar. Vi funcionários mentindo descaradamente sobre os atrasos nos voos, e alguns até sendo irônicos com os passageiros. Outras coisas, prefiro nem comentar, por que não posso provar, mas estive a bordo de aeronaves GOL na sexta feira (rota BH/DF/Manaus/Santarém/Belém) e na segunda feira (rota Belém/DF/BH).


No voo de ida até Belém, destaque para o chefe de cabine do trecho DF/Manaus, excepcionalmente competente, dedicado e atencioso, um exemplo de comissário de bordo experiente. Infelizmente, não me recordo do nome do profissional, mas deixo aqui meu testemunho: existem funcionários na GOL comprometidos com o bem estar dos passageiros a bordo, mas durante este apagão laranja, o "Time de Águias" da empresa do Constantino mais parecia um bando de pardais descontrolados.
Aeroporto de Brasília, sexta de madrugada, embarque lotado
O acontecido reflete um problema crônico da aviação brasileira, a falta de profissionais de aviação disponíveis, e a incrível dificuldade de se formar um tripulante ou piloto neste país. Tornar-se comandante de aeronaves de linha comercial hoje, requer de investimento por parte do interessado algo em torno de R$80.000 a R$100.000, em média. Para acumular horas de voo, pilotos neófitos "peruam" voos em aeroportos, se oferecendo para voar de graça. Nas escolas de aviação, os custos astronômicos acabam permitindo somente a uma elite abastada o acesso aos cursos de PLA e PPH, dentre outros.
Aeroporto de Manaus, sexta de madrugada: embarque lotado e passageiros irritados
Companhias aéreas do Golfo Pérsico e Ásia, nos últimos 10 anos, levaram embora do país centenas de pilotos, mecânicos e comissários de bordo experientes, muitos deles egressos das falidas Varig, Vasp e Transbrasil, dentre outras "companhias" que já existiram no país. Não houve a menor tentativa de se manter estes profissionais, estratégicos para o Brasil, em território pátrio. Na verdade, grandes comandantes de outrora, como os da Varig, estavam sendo submetidos ao vexame de verem suas aposentadorias virar fumaça, no escândalo dos fundos de pensão Aerus. Como toda pessoa tem o direito de obter o melhor para si, a opção era óbvia, deixar o país e buscar no exterior, emprego com melhores salários e condições de trabalho.
 E O QUE PENSAM OS FUNCIONÁRIOS DA GOL?

TRIPULANTES DA GOL (http://copilotosgol.blogspot.com/)

Blog destinado a opinião e exposição de idéias da Tripulação da GOL (hoje, terça feira)

terça-feira, 3 de agosto de 2010 - Reivindicações Tripulantes GOL



Parem no dia 13 só se for em último caso, mas vamos registrar os posts sobre o que estamos pleiteando e por segurança poderemos enviá-lo ao sindicado solicitando uma resposta até o dia 10 no nosso e-mail da GOL, caso contrário, greve no dia 13.



1) Voar regulamentado nunca mais! Que contratem mais profissionais e melhorem nossas condições de trabalho, segurança e salário.

2) Plano de previdência privada. Isso irá garantir menos "aposentadorias" antes do prazo previsto.



3) Escalas mais funcionais, como antes, onde possamos ter vida social sem preocupações. As escalas antigas humanizam o contato. FORA CREW LINK.



4) Em números, solicitamos 25% de aumento sobre as horas de voo e salário.



5) Dissolução da Atual VP Técnica

DEPOIS DE LER DEZENAS DE DEPOIMENTOS, E DE CONVERSAR COM OUTROS JORNALISTAS BRASIL A FORA, FICA EVIDENTE, AO MENOS PARA ESTE QUE VOS ESCREVE, OS VERDADEIROS MOTIVOS DO APAGÃO DA GOL.

A PERGUNTA QUE DEIXO NO AR É: PODEMOS CONFIAR NA GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES? TOMANDO POR BASE ESTE FIM DE SEMANA, NÃO DEVE SER DIFÍCIL ADIVINHAR A RESPOSTA...

COM A PALAVRA, A DIREÇÃO DA GOL.

Fly line da TAM em Brasília: praticamente nenhum atraso. Será?
Decolando de Brasília rumo a Belo Horizonte: Só mais uma perna de 1 hora de voo e 1 hora de atraso...

Sucata da Transbrasil e da Vasp em Brasília: os erros de sempre, com o final de sempre...

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