Pular para o conteúdo principal

ANVFEB & CVMARJ NO DESFILE DE SETE DE SETEMBRO DE 2010 NO RIO DE JANEIRO: INDEPENDÊNCIA OU MORTE!


Acesa a pira, obuses disparam ao lado do palanque a salva de gala, vem a ordem de preparar para o desfile, embarcar, motores ligados, a fumaca branca se espalhando pelo asfalto, ordem de marcha, todos garbosos e eretos, mãos segurando firme o volante, velocidade lenta e segura, a banda rompe a marcha,  tropas marcando passo a retaguarda, Veteranos de todas as uniddes e de todas as epocas, do CPOR a da Brigada Paraquedista, De Suez a Sao Domingos, da FEB aos Fuzileiros, Marinha, PE, o coracao batendo mais forte, recordando o dia em que eles mesmos estavam aqui, envergando a farda, jovens soldados, agora  jovens veteranos!

As viaturas do CVMARJ se destacam na abertura do Desfile Militar, sirenes ligadas, farois acesos, transportando Veteranos de hoje e sempre.

FEB, Marinha do Brasil, Nacoes Amigas, CPOR, a emocao de cada soldado e a mesma, ouvindo os aplausos da multidao, flamulas e bandeirolas ondulando ao vento diante do Pantheon de Caxias.

Ao longo da avenida, o publico se deleita com as colunas motorizadas, o jipe pintado em cor areia,  Rato do Deserto, as DODGEs, as miriades de Jeeps de todas as eras e todos os modelos, o povão admira aquele espetaculo coordenado e harmonico, a maquina habilmente conduzida pelo homem se revela em toda a sua pujança.

Mal se dao conta da enorme carga de trabalho, o quanto custou para que esse dia pudesse chegar, quantas daquelas viaturas novinhas em folha, pintadinhas, nao foram arrancadas da sucata de antigos quarteis, dos ferro velhos a beira da Dutra, recebendo novas pecas, latarias, buscadas religiosamente por todos os cantos, ate receberem uma alma, o sopro de vida, o PARLA de Michelangelo,  pela primeira vez a chave colocada na ignicao, o motor virou, milagre, a viatura comeca a rodar, vitoria, mais uma vez um abnegado venceu, e hoje esta aqui ao volante da viatura, nos tempos d'antanho largada a um canto do passado - ninguem diria que poderia voltar a rodar novamente, levando na antena que se movimenta em suave movimento pendular a bandeira do CVMARJ, a bandeira do Brasil !

Chega enfim a hora de receber a retribuicao, o pagamento de todos aqueles que dirigem as viaturas do CVMARJ, as palmas do publico, a alegria das criancinhas, a satisfacao de carregar aqueles herois, resgatar a memoria  das viaturas que fizeram o Exercito de hoje e sempre !

Brasil !

Missao Cumprida, ate 2011 !!!



Tetxo e fotos:
Israel Blajberg


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BLINDADOS SUECOS! Sveriges Militärfordonsmuseum, Arsenalen ou The Swedish Tank Museum - O Museu AÇO!

𝗢 𝗔𝗖𝗘𝗥𝗩𝗢 𝗗𝗢 𝗔𝗥𝗦𝗘𝗡𝗔𝗟 𝗗𝗘 𝗚𝗨𝗘𝗥𝗥𝗔 𝗗𝗢 𝗥𝗜𝗢 𝗗𝗘 𝗝𝗔𝗡𝗘𝗜𝗥𝗢

O Arsenal de Guerra do Rio (AGR) remonta aos idos de 1762, quando foi criado pelo então governador da capitania do Rio de Janeiro, Gomes Freire de Andrade - Conde de Bobadela - com a denominação de “Casa do Trem”, na Ponta do Calabouço, Centro do Rio de Janeiro, onde atualmente se encontra o Museu Histórico Nacional. Ao longo de sua história, o Arsenal se caracteriza pelo apoio ao poder de combate do Exército, destacando-se por sua atuação nas Revoltas do Brasil Regencial, na Guerra da Tríplice Aliança, na Guerra de Canudos, na Revolta da Armada, Guerra do Contestado, bem como na Segunda Guerra Mundial.  Atualmente, o AGR, desempenha atividades de fabricação, manutenção e pesquisa, constituindo-se em organização militar de fundamental importância para a manutenção da capacidade de produção bélica do Exército, além de atuar em apoio às ações de defesa civil. Quer conhecer um pouco mais do acervo dos Arsenais e Fábricas sob guarda do AHEx? Acesse: http://www.ahex.eb.mil.br “𝘈𝘏𝘌𝘹:...

ADEREX AERONAVAL 2021