A Marinha dos EUA fechou um contrato de $ 5,3 bilhões com a Boeing referentes a produção de 124 F/A-18E/Fs e EA-18Gs ao longo dos próximos cinco anos. Isso não é tão bom como o acordo da Lockheed Martin anunciado na semana passada (LRIP-4 para o F-35) que, diz a empresa, vai pagar mais de US $ 5 bilhões para construir 32 aviões ao longo de apenas um ano. É claro que o Super Hornet já tem uma década de produção e não se trata de uma aeronave furtiva (stealth), assim o diferencial de custo não é inesperado.
Mas deve-se notar a tendência de preços parece ser boa para o Super Hornet, após um ano de incertezas. O Departamento de Defesa jogou duro com a Boeing durante vários meses no terceiro contrato, queixando-se que o preço inicial da Boeing oferecia apenas 7% de economia em relação à aquisição de um único ano. O DOD exige pelo menos 10% de economia para aprovar uma compra multi-anos.
Pesquisar na Imprensa e na Boeing, tentando descobrir o quanto o preço do Super Hornet mudou na última década não se mostrou algo fácil, mas a queda nos valores é um fato consumado. Mesmo depois de a empresa introduzir o Super Hornet Block II / Growler com radar de varredura eletrônica ativa (AESA), o preço vem caindo continuamente. A tendência é clara.
Mas deve-se notar a tendência de preços parece ser boa para o Super Hornet, após um ano de incertezas. O Departamento de Defesa jogou duro com a Boeing durante vários meses no terceiro contrato, queixando-se que o preço inicial da Boeing oferecia apenas 7% de economia em relação à aquisição de um único ano. O DOD exige pelo menos 10% de economia para aprovar uma compra multi-anos.
Pesquisar na Imprensa e na Boeing, tentando descobrir o quanto o preço do Super Hornet mudou na última década não se mostrou algo fácil, mas a queda nos valores é um fato consumado. Mesmo depois de a empresa introduzir o Super Hornet Block II / Growler com radar de varredura eletrônica ativa (AESA), o preço vem caindo continuamente. A tendência é clara.
veja os números:
MYP 1 (Junho 2000) - 222 encomendas de aeronaves por US $ 8,9 bilhões, ou $ 40.090.000 por unidade. Ajustados para a inflação com base no índice de preços ao consumidor: 49,45 milhões dólares (dólar de 2009)
MYP 2 (Dezembro de 2003) - 210 encomendas de aeronaves por US $ 8,6 bilhões, ou 40,95 milhões dólares por unidade. Ajustados para a inflação com base no índice de preços ao consumidor: 47,65 milhões dólares (2009 $), uma redução de 7,6%
MYP 3 (setembro 2010) - 124 encomendas de aeronaves por US $ 5,3 bilhões, ou 42,72 milhões dólar por exemplar, um declínio de 10,4% em relação ao MYP-2 e declínio de 13,6% em comparação com MYP-1
* Contratos Boeing MYP: excluir equipamentos extras, o que inclui motores sobressalentes.
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