Avião da UFMG bate recordes mundiais
Publicação: 02/12/2010 06:48 Atualização:
O professor Paulo Iscold (E), com um de seus alunos e a aeronave CEA 308: resultado vitorioso de 11 anos de pesquisas na Federal de Minas |
Minas faz bonito nos ares e bate recordes mundiais. No estado natal do pai da aviação, Alberto Santos Dumont (1873-1932), a aeronave CEA 308, projetada no Centro de Estudos Aeronáuticos do Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG, bateu, ontem, três marcas: velocidade do avião em 15 e 100 quilômetros e tempo de subida até 3 mil metros. Hoje, a equipe tentará superar a velocidade em três quilômetros. Os voos que garantiram as marcas mundiais ocorreram no Aeroporto Regional da Zona da Mata, em Goianá, a 302 quilômetros de Belo Horizonte.
Segundo a UFMG, no Brasil, nunca havia sido quebrado um recorde mundial em aeronaves motorizadas. O CEA 308 alcançou, em 15 quilômetros, a velocidade de 329 km/h, contra o recorde anterior de 292 km/h; e em 100 quilômetros, atingiu a marca de 326 km/h, superando o recorde anterior de 297 km/h. O tempo de subida até 3 mil metros ficou entre nove e 10 minutos. “Este último depende de um dado técnico para ser confirmado, mas como a diferença em relação à marca anterior – 13 minutos e 40 segundos – é grande, a equipe já considera o recorde batido”, afirmou o professor de engenharia aeronáutica da UFMG, Paulo Iscold.
Satisfeito, Iscold disse, no início da noite de ontem, que era um dia muito feliz para Minas e o Brasil. “Esta vitória é também uma lição para o país e mostra que não precisamos importar tecnologia, pois podemos desenvolvê-la. Temos, aqui neste aeroporto, o resultado de 11 anos de trabalho dos alunos da UFMG e a quebra de recordes mundiais”, afirmou. Iscold lembrou ainda que o último brasileiro a bater um recorde com uma aeronave motorizada foi exatamente Santos Dumont. “Neste aeroporto, estamos, em linha reta, a 30 quilômetros da fazenda onde ele nasceu, no município batizado com seu nome.”
Os voos foram acompanhados por um oficial da National Aeronautic Association (NAA), dos Estados Unidos, e outro da Comissão Aerodesportiva Brasileira (CAB), órgão ligado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ambos representando a Federação Aeronáutica Internacional (FAI) e atuando como juízes nas tentativas de quebra de recorde. O avião da UFMG foi pilotado pelo brasileiro Gunar Armin.
Categoria
Construído com materiais compostos e madeira, o CEA 308 é um avião-conceito que, para quebra de recordes, se enquadra na categoria C1A0, destinada, segundo a Fédération Aéronautique Internationale (Federação Aeronáutica Internacional), a modelos com motor a pistão, hélice e peso total de decolagem – incluindo gasolina, piloto e equipamentos de segurança – inferior a 300kg. Os 195kg da aeronave desenvolvida na UFMG foram distribuídos em 5,7m de envergadura, 6,1m de comprimento e um motor convencional.
Já o desenho aerodinâmico do protótipo foi construído por meio de software criado por Paulo Iscold na universidade. O CEA 308, de 2001, é a sexta aeronave desenvolvida pelo Centro de Estudos Aeronáuticos da UFMG – hoje, esse número chega a 10. O centro é o único numa universidade brasileira a projetar e construir aviões-conceito. No mundo, apenas as instituições de ensino superior alemãs investem na produção de protótipos.
Segundo a UFMG, no Brasil, nunca havia sido quebrado um recorde mundial em aeronaves motorizadas. O CEA 308 alcançou, em 15 quilômetros, a velocidade de 329 km/h, contra o recorde anterior de 292 km/h; e em 100 quilômetros, atingiu a marca de 326 km/h, superando o recorde anterior de 297 km/h. O tempo de subida até 3 mil metros ficou entre nove e 10 minutos. “Este último depende de um dado técnico para ser confirmado, mas como a diferença em relação à marca anterior – 13 minutos e 40 segundos – é grande, a equipe já considera o recorde batido”, afirmou o professor de engenharia aeronáutica da UFMG, Paulo Iscold.
Satisfeito, Iscold disse, no início da noite de ontem, que era um dia muito feliz para Minas e o Brasil. “Esta vitória é também uma lição para o país e mostra que não precisamos importar tecnologia, pois podemos desenvolvê-la. Temos, aqui neste aeroporto, o resultado de 11 anos de trabalho dos alunos da UFMG e a quebra de recordes mundiais”, afirmou. Iscold lembrou ainda que o último brasileiro a bater um recorde com uma aeronave motorizada foi exatamente Santos Dumont. “Neste aeroporto, estamos, em linha reta, a 30 quilômetros da fazenda onde ele nasceu, no município batizado com seu nome.”
Os voos foram acompanhados por um oficial da National Aeronautic Association (NAA), dos Estados Unidos, e outro da Comissão Aerodesportiva Brasileira (CAB), órgão ligado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ambos representando a Federação Aeronáutica Internacional (FAI) e atuando como juízes nas tentativas de quebra de recorde. O avião da UFMG foi pilotado pelo brasileiro Gunar Armin.
Categoria
Construído com materiais compostos e madeira, o CEA 308 é um avião-conceito que, para quebra de recordes, se enquadra na categoria C1A0, destinada, segundo a Fédération Aéronautique Internationale (Federação Aeronáutica Internacional), a modelos com motor a pistão, hélice e peso total de decolagem – incluindo gasolina, piloto e equipamentos de segurança – inferior a 300kg. Os 195kg da aeronave desenvolvida na UFMG foram distribuídos em 5,7m de envergadura, 6,1m de comprimento e um motor convencional.
Já o desenho aerodinâmico do protótipo foi construído por meio de software criado por Paulo Iscold na universidade. O CEA 308, de 2001, é a sexta aeronave desenvolvida pelo Centro de Estudos Aeronáuticos da UFMG – hoje, esse número chega a 10. O centro é o único numa universidade brasileira a projetar e construir aviões-conceito. No mundo, apenas as instituições de ensino superior alemãs investem na produção de protótipos.
Comentários
Postar um comentário
Participe, deixe seu contato!