Pular para o conteúdo principal

CEA 308 - O "FOGUETE" PAPA RECORDES DO CEA-UFMG

Avião da UFMG bate recordes mundiais

Publicação: 02/12/2010 06:48 Atualização:
 O professor Paulo Iscold (E), com um de seus alunos e a aeronave CEA 308: resultado vitorioso de 11 anos de pesquisas na Federal de Minas (Euler Junior/EM/D.A Press - 17/8/07)
O professor Paulo Iscold (E), com um de seus alunos e a aeronave CEA 308: resultado vitorioso de 11 anos de pesquisas na Federal de Minas
Minas faz bonito nos ares e bate recordes mundiais. No estado natal do pai da aviação, Alberto Santos Dumont (1873-1932), a aeronave CEA 308, projetada no Centro de Estudos Aeronáuticos do Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG, bateu, ontem, três marcas: velocidade do avião em 15 e 100 quilômetros e tempo de subida até 3 mil metros. Hoje, a equipe tentará superar a velocidade em três quilômetros. Os voos que garantiram as marcas mundiais ocorreram no Aeroporto Regional da Zona da Mata, em Goianá, a 302 quilômetros de Belo Horizonte.

Segundo a UFMG, no Brasil, nunca havia sido quebrado um recorde mundial em aeronaves motorizadas. O CEA 308 alcançou, em 15 quilômetros, a velocidade de 329 km/h, contra o recorde anterior de 292 km/h; e em 100 quilômetros, atingiu a marca de 326 km/h, superando o recorde anterior de 297 km/h. O tempo de subida até 3 mil metros ficou entre nove e 10 minutos. “Este último depende de um dado técnico para ser confirmado, mas como a diferença em relação à marca anterior – 13 minutos e 40 segundos – é grande, a equipe já considera o recorde batido”, afirmou o professor de engenharia aeronáutica da UFMG, Paulo Iscold.

Satisfeito, Iscold disse, no início da noite de ontem, que era um dia muito feliz para Minas e o Brasil. “Esta vitória é também uma lição para o país e mostra que não precisamos importar tecnologia, pois podemos desenvolvê-la. Temos, aqui neste aeroporto, o resultado de 11 anos de trabalho dos alunos da UFMG e a quebra de recordes mundiais”, afirmou. Iscold lembrou ainda que o último brasileiro a bater um recorde com uma aeronave motorizada foi exatamente Santos Dumont. “Neste aeroporto, estamos, em linha reta, a 30 quilômetros da fazenda onde ele nasceu, no município batizado com seu nome.”

Os voos foram acompanhados por um oficial da National Aeronautic Association (NAA), dos Estados Unidos, e outro da Comissão Aerodesportiva Brasileira (CAB), órgão ligado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ambos representando a Federação Aeronáutica Internacional (FAI) e atuando como juízes nas tentativas de quebra de recorde. O avião da UFMG foi pilotado pelo brasileiro Gunar Armin.

Categoria

Construído com materiais compostos e madeira, o CEA 308 é um avião-conceito que, para quebra de recordes, se enquadra na categoria C1A0, destinada, segundo a Fédération Aéronautique Internationale (Federação Aeronáutica Internacional), a modelos com motor a pistão, hélice e peso total de decolagem – incluindo gasolina, piloto e equipamentos de segurança – inferior a 300kg. Os 195kg da aeronave desenvolvida na UFMG foram distribuídos em 5,7m de envergadura, 6,1m de comprimento e um motor convencional.

Já o desenho aerodinâmico do protótipo foi construído por meio de software criado por Paulo Iscold na universidade. O CEA 308, de 2001, é a sexta aeronave desenvolvida pelo Centro de Estudos Aeronáuticos da UFMG – hoje, esse número chega a 10. O centro é o único numa universidade brasileira a projetar e construir aviões-conceito. No mundo, apenas as instituições de ensino superior alemãs investem na produção de protótipos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museo Storico - Aeronautica Militare - Ministero della Difesa (Vigna di Valle)

Um museu incrível, localizado em uma região lindíssima, as margens do  Lago di Bracciano, na Itália. Sejam bem vindos ao  Museo Storico dell’Aeronautica Militare di Vigna di Valle Às margens do Lago Bracciano, no sítio histórico da antiga base de hidroaviões de Vigna di Valle, fica o Museu Histórico da Força Aérea .  As suas estruturas arquitetônicas, entre antigas e modernas, estão perfeitamente integradas no ambiente do parque natural em que reside. Douglas C-47 MM 61 776 "1445" Monumento sobre o voo do dirigível "Itália" até o sobrevoo do Pólo Norte, em 1928, quando foi destruído em um acidente. O belíssimo F-104 ASA-M Starfighter RED "Ducati 999 F03" Breguet 1150 Atlantic ASW/ASUW Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman S2F Tracker Aermacchi MB.323  ""MM 554" Aermacchi MB.323  ""MM 554" Grumman HU-16 Albatross em 2º plano Sinalização para visitantes com recursos multimídia O visual a...

Saab vende a TransponderTech

A Saab anuncia a venda da Saab TransponderTech AB para a subsidiária sueca da Teledyne Technologies Inc ., a FLIR Systems AB . A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições, o que está previsto para ocorrer até o final do quarto trimestre de 2025. A TransponderTech é líder em soluções de comunicação e navegação certificadas pela Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (do inglês,  Safety Of Life At Sea  - SOLAS) para aplicações marítimas comerciais, militares e aéreas.  A venda está alinhada com a estratégia da Saab de aumentar o foco nas áreas centrais do seu negócio. Com o fechamento da transação, a Saab venderá 100% das ações que possuía na Saab TransponderTech AB. “ A TransponderTech é uma empresa extraordinária e inovadora, e temos muito orgulho das suas conquistas. À medida que nos concentramos estrategicamente em expandir nossa atuação nos segmentos militares, acreditamos que a empresa encontrará ainda mai...

Embraer fecha acordo com a Marinha do Brasil para desenvolver drones aeronavais CAT 3, CAT 4 e CAT 5.

A Embraer e a Marinha do Brasil assinaram acordos de parceria e cooperação mútua em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em dezembro de 2022 e abril de 2024, visando o d esenvolvimento de radares   de busca de superfície embarcados e de vigilância costeira, com o aprimoramento do Radar Gaivota X , e o a poio mútuo em pesquisa, desenvolvimento e inovação  na área de tecnologia em geral, visando fortalecer a Base Industrial de Defesa Nacional e a transição da pesquisa para a indústria. Embora a Marinha do Brasil já utilize e teste diferentes tipos de drones (incluindo veículos submarinos autônomos e drones kamikaze desenvolvidos pelo Corpo de Fuzileiros Navais ) e a Embraer tenha um memorando de entendimento com a Força Aérea Brasileira (FAB) para estudar e desenvolver um veículo aéreo não tripulado avançado, os acordos específicos entre Embraer e Marinha visavam até então principalmente a tecnologia de radares, mas isso mudou na direção dos drones e está em u...