Pular para o conteúdo principal

TAM MRO recebe certificação europeia para prestar serviços em quatro estações de manutenção de linha

 
 
 



 
 
 
Bases de Porto Alegre, Recife, Salvador e Fortaleza foram autorizadas a realizar manutenção em aeronaves Airbus com matrícula da Europa 
 
 
 
 
São Paulo, 14 de julho de 2011 – A TAM MRO, unidade de negócios de serviços de manutenção, reparos e revisão de aeronaves da TAM Linhas Aéreas, recebeu a certificação da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA - European Aviation Safety Agency) autorizando as estações de manutenção de linha em Porto Alegre, Recife, Salvador e Fortaleza a prestar serviços em aeronaves Airbus A330-200 e A330-300 com matrícula naquele continente.

Com essa certificação, a unidade de MRO (Maintenance, Repair and Overhaul) passa a estar capacitada para a execução de revisões e inspeções de aeronaves  (transit check, daily check, ETOPS pré-flight inspection) e ações corretivas delas decorrentes. A siglaETOPS (Extended Twin Engine Operations) expressa um conceito de operação estendida de aeronaves com dois motores, que visa garantir a confiabilidade adequada dos aviões para operação em rotas sem apoio de solo por até 180 minutos, por exemplo, em voos transoceânicos.

A obtenção da certificação faz parte do projeto iniciado em outubro de 2010 pela TAM MRO, instalada no Centro Tecnológico da companhia em São Carlos, no interior de São Paulo, com o objetivo de atender à demanda de operadores europeus por serviços de manutenção de linha. As etapas do projeto envolveram diagnósticos de adequação aos requisitos da EASA, definição de planos de ação e implementação das ações por parte de diversas áreas da companhia envolvidas no projeto.

A autoridade aeronáutica europeia concedeu a certificação após realização de auditorias nas instalações de manutenção de linhas nas bases de Porto Alegre, Recife, Salvador e Fortaleza. Os primeiros serviços de manutenção de linha sob a certificação EASA já se iniciaram no Aeroporto Internacional Salgado Filho/Porto Alegre para uma companhia europeia que opera voos regulares de e para o Brasil.

Para a próxima etapa do projeto, já está sendo pleiteada junto à EASA a certificação das estações de manutenção de linha nas seguintes bases: São Paulo/Guarulhos, Viracopos/Campinas, Rio de Janeiro/Galeão e Brasília.

“A certificação EASA de nossas estações de manutenção de linha é um passo importante na ampliação de um portfolio de serviços especializados oferecidos pela TAM MRO no mercado internacional, além de ser mais um reconhecimento da excelência na manutenção realizada em nossas oficinas instaladas no Centro Tecnológico de São Carlos”, destaca Ruy Amparo, vice-presidente de Operações e Manutenção da TAM.

Atualmente, o corpo de funcionários diretos da TAM MRO está em torno de 1.200 pessoas, incluindo técnicos e engenheiros que trabalham no centro de manutenção.  Seus hangares em São Carlos têm capacidade para acomodar simultaneamente até sete aeronaves (quatro de médio porte e três de pequeno porte) para execução de todos os serviços de manutenção necessários às aeronaves.

Suas oficinas estão capacitadas para executar serviços de manutenção para mais de 6 mil componentes de aeronaves Airbus, Boeing, Fokker, ATR (Avions de Transport Regional) e aeronaves militares. Sua estrutura conta com 24 oficinas especializadas, como: Hidráulica, Pneumática, Aviônicos, ATEC, IDG, Material Composto, Trem de Pouso, Galvanoplastia e Pintura.

Fazem também parte de seu portfolio: treinamento, manutenção de linha e fornecimento de GSE (Ground Support Equipment), e reparo do conjunto de máquinas (esteiras, tratores, escadas) utilizado para realizar as operações de carregamento e descarregamento das aeronaves nos aeroportos.
 

 
 
A TAM (www.tam.com.br), incluindo a Pantanal, opera voos diretos para 45 destinos no Brasil e 19 na América do Sul, nos Estados Unidos e na Europa. Por meio de acordos com empresas nacionais e estrangeiras, chega a 92 aeroportos brasileiros e a outros 92 destinos internacionais, incluindo a Ásia. A companhia foi fundada em 1976 com o compromisso de encantar o cliente ao oferecer serviços diferenciados de alta qualidade a preços competitivos. Em 35 anos, completados em julho de 2011, conquistou a liderança do mercado, com market share de 44,4% no último mês de maio. Também detém a liderança entre as companhias brasileiras que operam rotas para o exterior, com 89,6% do mercado em maio. Com a maior frota de aviões de passageiros do país (156 aeronaves), a TAM atende seus clientes com Espírito de Servir e busca tornar as viagens de avião cada vez mais acessíveis ao conjunto da população. É pioneira, entre as companhias aéreas brasileiras, no lançamento de um programa de fidelização; o TAM Fidelidade já distribuiu 15 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus, que possui hoje 8,6 milhões de associados. Membro da Star Alliance – a maior aliança de companhias aéreas do mundo – desde maio de 2010, a empresa integra uma rede que abrange 1.160 destinos em 181 países.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museo Storico - Aeronautica Militare - Ministero della Difesa (Vigna di Valle)

Um museu incrível, localizado em uma região lindíssima, as margens do  Lago di Bracciano, na Itália. Sejam bem vindos ao  Museo Storico dell’Aeronautica Militare di Vigna di Valle Às margens do Lago Bracciano, no sítio histórico da antiga base de hidroaviões de Vigna di Valle, fica o Museu Histórico da Força Aérea .  As suas estruturas arquitetônicas, entre antigas e modernas, estão perfeitamente integradas no ambiente do parque natural em que reside. Douglas C-47 MM 61 776 "1445" Monumento sobre o voo do dirigível "Itália" até o sobrevoo do Pólo Norte, em 1928, quando foi destruído em um acidente. O belíssimo F-104 ASA-M Starfighter RED "Ducati 999 F03" Breguet 1150 Atlantic ASW/ASUW Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman S2F Tracker Aermacchi MB.323  ""MM 554" Aermacchi MB.323  ""MM 554" Grumman HU-16 Albatross em 2º plano Sinalização para visitantes com recursos multimídia O visual a...

Saab vende a TransponderTech

A Saab anuncia a venda da Saab TransponderTech AB para a subsidiária sueca da Teledyne Technologies Inc ., a FLIR Systems AB . A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições, o que está previsto para ocorrer até o final do quarto trimestre de 2025. A TransponderTech é líder em soluções de comunicação e navegação certificadas pela Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (do inglês,  Safety Of Life At Sea  - SOLAS) para aplicações marítimas comerciais, militares e aéreas.  A venda está alinhada com a estratégia da Saab de aumentar o foco nas áreas centrais do seu negócio. Com o fechamento da transação, a Saab venderá 100% das ações que possuía na Saab TransponderTech AB. “ A TransponderTech é uma empresa extraordinária e inovadora, e temos muito orgulho das suas conquistas. À medida que nos concentramos estrategicamente em expandir nossa atuação nos segmentos militares, acreditamos que a empresa encontrará ainda mai...

Embraer fecha acordo com a Marinha do Brasil para desenvolver drones aeronavais CAT 3, CAT 4 e CAT 5.

A Embraer e a Marinha do Brasil assinaram acordos de parceria e cooperação mútua em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em dezembro de 2022 e abril de 2024, visando o d esenvolvimento de radares   de busca de superfície embarcados e de vigilância costeira, com o aprimoramento do Radar Gaivota X , e o a poio mútuo em pesquisa, desenvolvimento e inovação  na área de tecnologia em geral, visando fortalecer a Base Industrial de Defesa Nacional e a transição da pesquisa para a indústria. Embora a Marinha do Brasil já utilize e teste diferentes tipos de drones (incluindo veículos submarinos autônomos e drones kamikaze desenvolvidos pelo Corpo de Fuzileiros Navais ) e a Embraer tenha um memorando de entendimento com a Força Aérea Brasileira (FAB) para estudar e desenvolver um veículo aéreo não tripulado avançado, os acordos específicos entre Embraer e Marinha visavam até então principalmente a tecnologia de radares, mas isso mudou na direção dos drones e está em u...