Pular para o conteúdo principal

Começa desmonte de aviões no aeroporto do Galeão

sucata da VASP em Brasília - FOTO: Roberto Caiafa


Começa nesta sexta-feira (16/12), no Aeroporto do Galeão, Rio de Janeiro, o desmonte de três aviões Boeing 727-200, pertencentes à empresa Varig Log, que está em recuperação judicial. Em seguida, será desmontado mais um avião da empresa, que está no aeroporto de Porto Alegre, informa Marlos Melek, juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça e coordenador do programa Espaço Livre Aeroportos.

O trabalho no Rio de Janeiro deve ser concluído em três dias, com a entrega da sucata à própria Varig Log e liberação do espaço no aeroporto, ocupado há oito anos pelos aviões velhos. A operação será custeada pela TAP M&E Brasil, que se ofereceu para pagar as despesas. Segundo Melek, os três aviões estão ocupando uma área de 6,3 mil metros quadrados, enquanto o aeroporto sofre com a falta de espaço. Em Porto Alegre, será liberada uma área de 2,1 mil metros quadrados.

Mediação – Ao saber do programa Espaço Livre Aeroportos, a TAP procurou a Corregedoria Nacional de Justiça em julho, reclamando que lutava há seis anos para retirar os aviões e liberar mais espaço para suas operações. A Corregedoria fez a mediação com todas as partes interessadas e, em seis meses, eliminou todos os entraves à remoção ou ao desmonte dos aviões.

Com o lançamento do programa em fevereiro deste ano, a Corregedoria, com a parceria da Anac, Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) e outros, conseguiu desmontar quatro aviões da massa falida da Vasp, que estavam no Aeroporto de Congonhas (São Paulo). Outros três devem ser desmontados em janeiro. Um terceiro, um Boeing 737-200, deve ser leiloado.

A próxima etapa deve ser o desmonte dos aviões pertencentes à massa falida da Varig S.A. São sete Boeing 737-300 e 737-200 que estão parados nos aeroportos do Galeão e de Manaus.

Programa – O programa Espaço Livre busca, por meio da articulação de ações entre os vários órgãos envolvidos, remover dos aeroportos toda a sucata de aviões pertencentes a empresas aéreas que faliram nos últimos anos e que ainda estão nos terminais.

Gilson Luiz Euzébio
Agência CNJ de Notícias

Postagens mais visitadas deste blog

BLINDADOS SUECOS! Sveriges Militärfordonsmuseum, Arsenalen ou The Swedish Tank Museum - O Museu AÇO!

𝗢 𝗔𝗖𝗘𝗥𝗩𝗢 𝗗𝗢 𝗔𝗥𝗦𝗘𝗡𝗔𝗟 𝗗𝗘 𝗚𝗨𝗘𝗥𝗥𝗔 𝗗𝗢 𝗥𝗜𝗢 𝗗𝗘 𝗝𝗔𝗡𝗘𝗜𝗥𝗢

O Arsenal de Guerra do Rio (AGR) remonta aos idos de 1762, quando foi criado pelo então governador da capitania do Rio de Janeiro, Gomes Freire de Andrade - Conde de Bobadela - com a denominação de “Casa do Trem”, na Ponta do Calabouço, Centro do Rio de Janeiro, onde atualmente se encontra o Museu Histórico Nacional. Ao longo de sua história, o Arsenal se caracteriza pelo apoio ao poder de combate do Exército, destacando-se por sua atuação nas Revoltas do Brasil Regencial, na Guerra da Tríplice Aliança, na Guerra de Canudos, na Revolta da Armada, Guerra do Contestado, bem como na Segunda Guerra Mundial.  Atualmente, o AGR, desempenha atividades de fabricação, manutenção e pesquisa, constituindo-se em organização militar de fundamental importância para a manutenção da capacidade de produção bélica do Exército, além de atuar em apoio às ações de defesa civil. Quer conhecer um pouco mais do acervo dos Arsenais e Fábricas sob guarda do AHEx? Acesse: http://www.ahex.eb.mil.br “𝘈𝘏𝘌𝘹:...

ADEREX AERONAVAL 2021