Pular para o conteúdo principal

Modernização dos F-5E da FAB (ex-Jordânia)


Primeiro exemplar será entregue em setembro
 
Ivan Plavetz
24/4/2014

Elemento de caças F-5EM do 1º/14º GAv em voo, armados com bombas de emprego geral do tipo MK.82 (Foto: Agência Força Aérea)

Modernização dos F-5 da Força Aérea Brasileira

Segundo o presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), brigadeiro-do-ar José Augusto Crepaldi Afonso, o primeiro avião de combate F-5M ex-Jordânia a ser modernizado será entregue em setembro próximo. Crepaldi confirmou que os 11 aparelhos (oito monoplaces e três biplaces) passarão pelo processo de revisão e reforço estrutural no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) antes de serem enviados a linha de produção da Embraer Defesa e Segurança (EDS) localizada no município paulista de Gavião Peixoto.
Todos os 11 F-5E/F comprados da Jordânia passarão pelo programa de modernização, totalizando assim 57 unidades distribuídas por quatro unidades operacionais (Foto:Ivan Plavetz)
Faz parte do escopo da modernização a integração do radar Grifo da Selex Galileo, a instalação de mostradores digitais multifuncionais coloridos (MFCD) e um novo HUD holográfico, uma moderna suíte eletrônica de autodefesa (ECM), computadores de missão de alta capacidade redundantes e sistema OBOGS (geração de oxigênio a bordo).
A Força Aérea Brasileira conta atualmente com 46 F-5M distribuídos ao 1º GAvCa baseado no Rio de Janeiro (RJ), 1º/4º GAv de Manaus (AM), 1º/14º GAv de Canoas (RS) e 1º GDA, Anápolis Goiás (em sistema de rodízio entre as outras três unidades operadoras do tipo).  O último aparelho dessa frota saiu de Gavião Peixoto em março de 2013, sendo entregue para o 1ºGAVCa.
Antes de serem enviados para a Embraer Defesa e Segurança, os exemplares  comprados da Jordânia estão passando por um completo processo de revitalização, incluindo minuciosa inspeção estrutural (Foto:Ivan Plavetz)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BLINDADOS SUECOS! Sveriges Militärfordonsmuseum, Arsenalen ou The Swedish Tank Museum - O Museu AÇO!

𝗢 𝗔𝗖𝗘𝗥𝗩𝗢 𝗗𝗢 𝗔𝗥𝗦𝗘𝗡𝗔𝗟 𝗗𝗘 𝗚𝗨𝗘𝗥𝗥𝗔 𝗗𝗢 𝗥𝗜𝗢 𝗗𝗘 𝗝𝗔𝗡𝗘𝗜𝗥𝗢

O Arsenal de Guerra do Rio (AGR) remonta aos idos de 1762, quando foi criado pelo então governador da capitania do Rio de Janeiro, Gomes Freire de Andrade - Conde de Bobadela - com a denominação de “Casa do Trem”, na Ponta do Calabouço, Centro do Rio de Janeiro, onde atualmente se encontra o Museu Histórico Nacional. Ao longo de sua história, o Arsenal se caracteriza pelo apoio ao poder de combate do Exército, destacando-se por sua atuação nas Revoltas do Brasil Regencial, na Guerra da Tríplice Aliança, na Guerra de Canudos, na Revolta da Armada, Guerra do Contestado, bem como na Segunda Guerra Mundial.  Atualmente, o AGR, desempenha atividades de fabricação, manutenção e pesquisa, constituindo-se em organização militar de fundamental importância para a manutenção da capacidade de produção bélica do Exército, além de atuar em apoio às ações de defesa civil. Quer conhecer um pouco mais do acervo dos Arsenais e Fábricas sob guarda do AHEx? Acesse: http://www.ahex.eb.mil.br “𝘈𝘏𝘌𝘹:...

ADEREX AERONAVAL 2021