Um marco estratégico do Programa Gripen para o Brasil foi alcançado na cidade de Porto Alegre (RS), no dia 15 de setembro de 2017.
Naquela data, a contratada AEL Sistemas* (AEL) entregou à contratante Saab, com sucesso e dentro do cronograma, o primeiro protótipo "Modelo B" (WAD #2) do display panorâmico Wide Area Display (WAD) para o novo jato de combate brasileiro.
Cabine de 5ª geração "Made in Brazil"
Em fevereiro de 2015, a Saab anunciava a seleção da AEL como nova fornecedora no Brasil, habilitada para receber uma ampla transferência de tecnologia. A empresa foi selecionada para fornecer o Wide Area Display (WAD), o Head-Up Display (HUD) e o Helmet Mounted Display (HMD), que serão integrados ao Gripen para o Brasil como parte do contrato F-X2.
Em
2 de setembro de 2015, a AEL entregou à Saab, também dentro do cronograma, os
primeiros protótipos "Modelo A" das unidades do WAD para o Gripen brasileiro. Em maio de 2016, a AEL anunciou a
entrega, com sucesso, da aplicação de Interface Homem-Máquina (Human-Machine
Interface – HMI) para o WAD, uma versão preliminar de software que demonstra os
conceitos de HMI da Saab para o futuro WAD. Em 2017, mantendo o cronograma de
desenvolvimento da Saab, a AEL está entregando o Modelo B.
O
WAD é um sistema inteligente com tela panorâmica (19 x 8 in) de alta resolução,
que permite exibir uma imagem contínua e redundante em toda a sua extensão, e é
capaz de receber entradas de teclas multifuncionais, comandos touchscreen ou
interfaces externas. É a principal fonte de todas as informações de voo e
missão na cabine de piloto.
Em
conjunto com o capacete designador de alvos HMD TARGO e o Head-Up
Display, o WAD forma uma
avançadíssima interface homem máquina (HMI) que só conhece similar na que está
sendo desenvolvida para o caça stealth Lockheed F-35 JSF.
O
WAD #2
Trata-se
do protótipo com mecânica e hardware finais para uso em laboratório, simulador
e aeronave (no solo), o que permitirá à Saab dar continuidade às atividades de
desenvolvimento de software e sistemas até a entrega do primeiro WAD para instalação em uma aeronave
para uso operacional em serviço.
Para
que isso aconteça dentro dos prazos planejados, uma extensa campanha de testes
em voo deverá utilizar protótipo Modelo C,
previsto para ser entregue em 2018, em estreita cooperação entre a AEL e a
Saab, em Linköping, na Suécia.
"Estamos orgulhosos de entregar os
protótipos dentro do cronograma e com qualidade, permitindo que os engenheiros
da Saab avancem no trabalho de integração para a aeronave. Este fato evidencia
o compromisso da AEL com a Saab e a Força Aérea Brasileira (FAB) para fornecer
a próxima geração de cockpit para a próxima geração de caças", afirma Sérgio Horta, presidente da AEL.
“Este
é um passo muito importante no desenvolvimento do Gripen para o Brasil.
Demonstra uma cooperação muito eficaz entre a AEL e a Saab e é mais uma etapa
de sucesso na cooperação industrial entre as empresas brasileiras no programa
Gripen", diz Mikael Franzén, chefe
da unidade Gripen Brasil na Área de Negócios Aeronáuticos da Saab.
Um
programa que cumpre prazos
O
programa de desenvolvimento do WAD começou em janeiro de 2015. O novo programa
de sistemas aviônicos para a aeronave está planejado para ser executado ao
longo de cinco anos e inclui o desenvolvimento, a integração e o trabalho de
produção, que serão realizados em Porto Alegre (RS), na sede da AEL. A
integração do WAD com a aeronave
será feita pela Saab e pela Embraer,
com o suporte da AEL.
Como
parte do programa WAD, está em curso
uma intensa transferência de tecnologia para a AEL, permitindo à empresa gaúcha
desenvolver competências anteriormente inexistentes e colocando-a na vanguarda
da tecnologia em displays panorâmicos. Um escopo adicional tem ocorrido no
desenvolvimento da interface Homem-Máquina (HMI) para os avançados caças,
juntamente com a capacidade de realizar manutenção de aviônicos.
*
A AEL Sistemas é uma empresa brasileira,
situada em Porto Alegre, que há 35 anos dedica-se a projeto, desenvolvimento,
fabricação, manutenção e suporte logístico de avançados sistemas eletrônicos,
com foco nos mercados aeroespacial, de defesa e de segurança pública. Capacitada para o fornecimento, projeto e
desenvolvimento de aviônicos, optrônicos, sistemas de comunicação, sistemas
espaciais, ARP (aeronaves Remotamente Pilotadas) e simuladores. A empresa
participa de projetos estratégicos das Forças Armadas Brasileiras como Gripen,
KC-390, Guarani e SISFRON - Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras.
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