Brasil confirma missão de paz ONU na República Centro Africana.
O
Exército Brasileiro recebeu na última
sexta-feira (16/03), a unidade nº 300 do Veículo Blindado de Transporte de
Pessoal Médio Sobre Rodas 6x6 Guarani, fabricado pela Iveco Veículos de Defesa, em Sete
Lagoas (MG).
A
cerimônia aconteceu no complexo industrial da montadora na cidade e contou com
a presença do ministro do Planejamento,
Desenvolvimento e Gestão, Dyogo
Henrique de Oliveira, do Chefe do
Estado Maior do Exército Brasileiro, general Fernando Azevedo e
Silva, do Comandante Logístico do
Exército Brasileiro, general Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira; do Chefe do Escritório de Projetos do Exército
Brasileiro, general Guido Amin Neves, e do presidente
da CNH Industrial para a América Latina,
Vilmar Fistarol, entre outras
autoridades civis, militares e convidados.
O
Guarani é uma parceria da Iveco Veículos
de Defesa com o Exército Brasileiro
(proprietário intelectual do desenho e concepção do veículo) e representa um
dos principais projetos estratégicos das forças terrestres brasileiras.
O
contrato estabelece um total de 2.000 veículos a serem fabricados em diferentes
versões, e recebeu adequações impostas pelos contingenciamentos no orçamento das
Forças Armadas, causando inúmeros óbices e dificuldades para a Iveco.
Cada
Guarani demanda 1.300 horas de trabalho para ficar pronto, e traz consigo uma
miríade de fornecedores brasileiros de partes, peças e componentes, existe toda
uma cadeia logística que é bastante penalizada a cada contingenciamento ou
corte no orçamento militar.
Isso
foi reafirmado por Vilmar Fistarol
de forma enfática ao ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Henrique de Oliveira.
No
seu discurso, o comandante logístico, general Theophilo, falou sobre o sucesso na
implementação do veículo (entregas a cinco brigadas em andamento), sobre a
qualificação de pessoal no Centro de
Instrução de Blindados (manutenção e formação de tripulantes/operadores), e
sobre o emprego do Guarani em operações nas fronteiras e missões GLO no Rio de
Janeiro.
Um
dado importante citado pelo militar, a suplementação orçamentária autorizada
pela Governo Federal ao final de 2017 foi fundamental para permitir um arranjo
de produção para 60 Guarani por ano (lrp ou low rate production de cinco
exemplares por mês - originalmente, a fábrica de Sete Lagoas foi
dimensionada para fabricar 100 Guarani/ano)
Theophilo
também afirmou no seu discurso que o Reconhecimento
do TO (teatro de operações) na República
Centro Africana começará em abril próximo, preparando o caminho para as
primeiras ações brasileiras que deverão ocorrer ainda no 2º semestre do ano
corrente.
Exatamente
por isso, Exército e Iveco aguardam sinal
verde orçamentário para o inicio da produção do Iveco LMV, blindado sobre
rodas selecionado para emprego justamente em missões de alto risco como a que
se apresenta na MINUSCA.
Novidades do Programa Guarani
A
reportagem de Infodefensa observou um interessante desenvolvimento, o "Meio Auxiliar de Instrução" ou MAI, a grosso modo uma reprodução em
escala real do posto do motorista do Guarani (cabine), acoplado a uma unidade auxiliar de energia (APU) que fica ao lado.
Sobre
o veículo 300, esse é um número simbólico, pois existem mais de 50 outros
blindados prontos (observados e contados na fábrica), aguardando para serem entregues,
incluindo o 300.
Em
fase de produção, foi observado o VBTP-MR 6x6 nº 332 (soldagem do escafo), e existem
muitas peças cortadas e componentes armazenados e disponíveis para a fabricação
dos subsequentes.
Roberto Caiafa, texto e foto
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