segunda-feira, 19 de outubro de 2020

DEFESA NAVAL SITUAÇÃO DA CONSTRUÇÃO NO MUNDO

 

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DEFESA NAVAL

SITUAÇÃO DA CONSTRUÇÃO NO MUNDO
 

Por ter sido a feira global de defesa naval e segurança marítima de referência por mais de 50 anos, a EURONAVAL quis oferecer a seus visitantes e expositores um estudo aprofundado do setor e das principais tendências da construção naval mundial. Este primeiro estudo será atualizado a cada dois anos, durante as próximas feiras EURONAVAL.

O estudo “ A construção naval de defesa mundial ”, realizado por Janes e o Gican, será apresentado com exclusividade e ao vivo hoje, segunda-feira, 19 de outubro, às 14h30, no EURONAVAL-ONLINE, por Erwan de Cherisey, principal consultor da Janes .

Temos o prazer de comunicar a você, com antecedência, alguns elementos quantificados deste estudo.


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A produção naval mundial atingiu 192 bilhões de dólares entre 2015 e 2019, para uma produção de 2,3 milhões de toneladas.

A América do Norte é a primeira área de produção em termos de valor.
Assim, produz o dobro do valor da Europa (65 bilhões contra 33 bilhões de dólares) por uma tonelagem quase equivalente (379.000 contra 369.000 toneladas).


Essa diferença pode ser explicada pelo valor de muitos programas de construção naval de alta tecnologia dos EUA e pelos custos de produção da indústria norte-americana.

Se ficar atrás da América do Norte em valor, o Leste Asiático (China, Japão, Taiwan, Coréia do Sul e Coréia do Norte), por outro lado, representa a primeira área de produção em número de navios e tonelagem., em parte devido à grande produção para o mercado interno chinês.
Só a China produz o dobro da Europa em tonelagem (720.000 toneladas contra 369.000 toneladas), por um valor total bastante próximo (38 bilhões de dólares para a China contra 33 bilhões de dólares para a Europa).

O Leste Asiático é a segunda zona do mundo em produção (56 bilhões de dólares).

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A Europa vem em terceiro lugar, seja em termos de tonelagem (369.000 toneladas) ou valor (US $ 33 bilhões).

O Reino Unido é o principal produtor em termos de tonelagem e valor, seguido pela França.

Esses dois países produzem o maior número de navios da Europa e também são os principais exportadores na área com a Alemanha e depois a Itália.

A Ásia Central , que inclui a Rússia, vem depois da Europa, principalmente devido à produção russa.

O sudeste da Ásia produz menos em tonelagem, mas tem um desempenho muito bom em termos de valor.
Enquanto o período 2015-2019 foi fortemente impactado pela crise financeira de 2008, os anos posteriores a 2019 pareceram muito positivos e provavelmente acima dos níveis já alcançados.

A crise global da saúde de 2020 deve perturbar significativamente as previsões ...

A principal produção de navios e submarinos entre 2015 e 2019 preocupa:

  • 59 submarinos de todos os tipos, incluindo 22 produzidos no Leste Asiático (China-Japão)
  • 282 OPV OPV-H e CPV , dos quais quase metade (120) no Sul da Ásia e no Leste Asiático
  • 146 destróieres, fragatas e corvetas , metade das quais foram produzidas no Leste Asiático

Para a exportação , as diferentes zonas estudadas são particularmente heterogêneas, uma vez que apenas 1% do valor produzido nos EUA se destina à exportação e 3% na China.

A participação das exportações em valor chega a 30% na Rússia e na Coréia do Sul, e até 50% na Europa.

Os principais exportadores no domínio da construção naval são, portanto, europeus, estando a China ainda muito longe em termos de valor com uma tonelagem bastante elevada.

Construção naval em número de unidades entre 2015 e 2019

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França: a construção naval francesa está distribuída por 10 estaleiros (muito diversificados nos seus programas, nos seus tipos de navios e nos seus países de exportação, etc.).

Teve forte crescimento entre 2012 e 2019 (fonte GICAN). O faturamento anual da indústria naval francesa representa, assim, 12,3 bilhões de euros, um aumento de 9% em relação a 2018.

Em valor, as exportações dos estaleiros franceses representam cerca de 35% do seu faturamento. negócios , e dirigidos a todos os continentes!

Os gráficos a seguir referem-se a navios com mais de 100 t entregues pela França entre 2012 e 2019.

Livro de pedidos em número de unidades acima de 100 toneladas para estaleiros franceses


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Livro de encomendas civil + defesa entre 2012 e 2020

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Evolução da carteira de encomendas dos estaleiros franceses em milhões de euros entre 2012 e 2019

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Entregas em número de unidades entre 2012 e 2019

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