Pular para o conteúdo principal

DEFESA NAVAL SITUAÇÃO DA CONSTRUÇÃO NO MUNDO

 

Banner_CP_badges.PNG

 EURONAVAL-ONLINE

 CP EM FORMATO PDF

 CADASTRO

DEFESA NAVAL

SITUAÇÃO DA CONSTRUÇÃO NO MUNDO
 

Por ter sido a feira global de defesa naval e segurança marítima de referência por mais de 50 anos, a EURONAVAL quis oferecer a seus visitantes e expositores um estudo aprofundado do setor e das principais tendências da construção naval mundial. Este primeiro estudo será atualizado a cada dois anos, durante as próximas feiras EURONAVAL.

O estudo “ A construção naval de defesa mundial ”, realizado por Janes e o Gican, será apresentado com exclusividade e ao vivo hoje, segunda-feira, 19 de outubro, às 14h30, no EURONAVAL-ONLINE, por Erwan de Cherisey, principal consultor da Janes .

Temos o prazer de comunicar a você, com antecedência, alguns elementos quantificados deste estudo.


eu
A produção naval mundial atingiu 192 bilhões de dólares entre 2015 e 2019, para uma produção de 2,3 milhões de toneladas.

A América do Norte é a primeira área de produção em termos de valor.
Assim, produz o dobro do valor da Europa (65 bilhões contra 33 bilhões de dólares) por uma tonelagem quase equivalente (379.000 contra 369.000 toneladas).


Essa diferença pode ser explicada pelo valor de muitos programas de construção naval de alta tecnologia dos EUA e pelos custos de produção da indústria norte-americana.

Se ficar atrás da América do Norte em valor, o Leste Asiático (China, Japão, Taiwan, Coréia do Sul e Coréia do Norte), por outro lado, representa a primeira área de produção em número de navios e tonelagem., em parte devido à grande produção para o mercado interno chinês.
Só a China produz o dobro da Europa em tonelagem (720.000 toneladas contra 369.000 toneladas), por um valor total bastante próximo (38 bilhões de dólares para a China contra 33 bilhões de dólares para a Europa).

O Leste Asiático é a segunda zona do mundo em produção (56 bilhões de dólares).

Image1.png

A Europa vem em terceiro lugar, seja em termos de tonelagem (369.000 toneladas) ou valor (US $ 33 bilhões).

O Reino Unido é o principal produtor em termos de tonelagem e valor, seguido pela França.

Esses dois países produzem o maior número de navios da Europa e também são os principais exportadores na área com a Alemanha e depois a Itália.

A Ásia Central , que inclui a Rússia, vem depois da Europa, principalmente devido à produção russa.

O sudeste da Ásia produz menos em tonelagem, mas tem um desempenho muito bom em termos de valor.
Enquanto o período 2015-2019 foi fortemente impactado pela crise financeira de 2008, os anos posteriores a 2019 pareceram muito positivos e provavelmente acima dos níveis já alcançados.

A crise global da saúde de 2020 deve perturbar significativamente as previsões ...

A principal produção de navios e submarinos entre 2015 e 2019 preocupa:

  • 59 submarinos de todos os tipos, incluindo 22 produzidos no Leste Asiático (China-Japão)
  • 282 OPV OPV-H e CPV , dos quais quase metade (120) no Sul da Ásia e no Leste Asiático
  • 146 destróieres, fragatas e corvetas , metade das quais foram produzidas no Leste Asiático

Para a exportação , as diferentes zonas estudadas são particularmente heterogêneas, uma vez que apenas 1% do valor produzido nos EUA se destina à exportação e 3% na China.

A participação das exportações em valor chega a 30% na Rússia e na Coréia do Sul, e até 50% na Europa.

Os principais exportadores no domínio da construção naval são, portanto, europeus, estando a China ainda muito longe em termos de valor com uma tonelagem bastante elevada.

Construção naval em número de unidades entre 2015 e 2019

Graphic_1_1.jpg

França: a construção naval francesa está distribuída por 10 estaleiros (muito diversificados nos seus programas, nos seus tipos de navios e nos seus países de exportação, etc.).

Teve forte crescimento entre 2012 e 2019 (fonte GICAN). O faturamento anual da indústria naval francesa representa, assim, 12,3 bilhões de euros, um aumento de 9% em relação a 2018.

Em valor, as exportações dos estaleiros franceses representam cerca de 35% do seu faturamento. negócios , e dirigidos a todos os continentes!

Os gráficos a seguir referem-se a navios com mais de 100 t entregues pela França entre 2012 e 2019.

Livro de pedidos em número de unidades acima de 100 toneladas para estaleiros franceses


Graphic2_2.jpg

Livro de encomendas civil + defesa entre 2012 e 2020

Graphic5_5.png


Evolução da carteira de encomendas dos estaleiros franceses em milhões de euros entre 2012 e 2019

Graphic3_3.jpg

Entregas em número de unidades entre 2012 e 2019

Graphic4_4.jpg

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museo Storico - Aeronautica Militare - Ministero della Difesa (Vigna di Valle)

Um museu incrível, localizado em uma região lindíssima, as margens do  Lago di Bracciano, na Itália. Sejam bem vindos ao  Museo Storico dell’Aeronautica Militare di Vigna di Valle Às margens do Lago Bracciano, no sítio histórico da antiga base de hidroaviões de Vigna di Valle, fica o Museu Histórico da Força Aérea .  As suas estruturas arquitetônicas, entre antigas e modernas, estão perfeitamente integradas no ambiente do parque natural em que reside. Douglas C-47 MM 61 776 "1445" Monumento sobre o voo do dirigível "Itália" até o sobrevoo do Pólo Norte, em 1928, quando foi destruído em um acidente. O belíssimo F-104 ASA-M Starfighter RED "Ducati 999 F03" Breguet 1150 Atlantic ASW/ASUW Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman S2F Tracker Aermacchi MB.323  ""MM 554" Aermacchi MB.323  ""MM 554" Grumman HU-16 Albatross em 2º plano Sinalização para visitantes com recursos multimídia O visual a...

Saab vende a TransponderTech

A Saab anuncia a venda da Saab TransponderTech AB para a subsidiária sueca da Teledyne Technologies Inc ., a FLIR Systems AB . A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições, o que está previsto para ocorrer até o final do quarto trimestre de 2025. A TransponderTech é líder em soluções de comunicação e navegação certificadas pela Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (do inglês,  Safety Of Life At Sea  - SOLAS) para aplicações marítimas comerciais, militares e aéreas.  A venda está alinhada com a estratégia da Saab de aumentar o foco nas áreas centrais do seu negócio. Com o fechamento da transação, a Saab venderá 100% das ações que possuía na Saab TransponderTech AB. “ A TransponderTech é uma empresa extraordinária e inovadora, e temos muito orgulho das suas conquistas. À medida que nos concentramos estrategicamente em expandir nossa atuação nos segmentos militares, acreditamos que a empresa encontrará ainda mai...

Embraer fecha acordo com a Marinha do Brasil para desenvolver drones aeronavais CAT 3, CAT 4 e CAT 5.

A Embraer e a Marinha do Brasil assinaram acordos de parceria e cooperação mútua em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em dezembro de 2022 e abril de 2024, visando o d esenvolvimento de radares   de busca de superfície embarcados e de vigilância costeira, com o aprimoramento do Radar Gaivota X , e o a poio mútuo em pesquisa, desenvolvimento e inovação  na área de tecnologia em geral, visando fortalecer a Base Industrial de Defesa Nacional e a transição da pesquisa para a indústria. Embora a Marinha do Brasil já utilize e teste diferentes tipos de drones (incluindo veículos submarinos autônomos e drones kamikaze desenvolvidos pelo Corpo de Fuzileiros Navais ) e a Embraer tenha um memorando de entendimento com a Força Aérea Brasileira (FAB) para estudar e desenvolver um veículo aéreo não tripulado avançado, os acordos específicos entre Embraer e Marinha visavam até então principalmente a tecnologia de radares, mas isso mudou na direção dos drones e está em u...