Marrocos e Sérvia foram anunciados recentemente como novos operadores do drone SM2, produzido pelo EDGE Group, na mesma semana em que o grupo estatal dos Emirados Àrabes Unidos anunciou a maior venda de aeronaves não tripuladas de asas rotativas do história desse crescente mercado autônomo.
O SM2 possui uma configuração aerodinâmica comprovada e conhecida, com uma fuselagem cilíndrica com seção transversal suficiente para abrigar um MOSP no seu ventre/nariz (ou uma carga explosiva/warhead), asas retas/altas de grande envergadura, garantindo manobrabilidade necessária nas médias altitudes, e uma cauda com os estabilizadores em configuração em V, com o trem de propulsão montado logo abaixo.
Os trens de pouso, na versão ISR, podem ser do tipo fixo e simples (no caso da loitering munition, uma vez lançado, não há retorno).
Essa configuração oferece um bom peso disponível para o payload de missão x quantidade de combustível a bordo, permitindo alcance otimizado e autonomia extendida.
O SM-2 tem 4,85 metros de envergadura (wing span), 2.65 metros de comprimento, peso máximo de decolagem maior que 70 kg, com payload entre 10 kg (mínimo) e 23 kg (máximo), alcançando uma velocidade de cruzeiro otimizada de 115 km/h, propulsado por um motor aeronáutico a gasolina.
Capaz de subir até 8.000 pés, o SM-2 pode executar engajamentos voando sobre o objetivo ou por proximidade, quando utilizado como uma loitering munition.
O alcance mínimo de missão é de 250km, com um endurance de duas horas. A bordo de sua fuselagem de fibra de vidro são transportados pelo menos 16 litros de combustível, o que garante um acréscimo na capacidade destrutiva.
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