Pular para o conteúdo principal

Super Tucano é demonstrado em Gana enquanto Embraer e SNC revelam possuírem aeronaves novas para pronta entrega

A Força Aérea de Gana, a empresa brasileira Embraer Defesa & Segurança e a empresa norte-americana Sierra Nevada Corporation conseguiram finalmente realizar a demonstração estática e de voo da aeronave Embraer A-29 Super Tucano, anteriormente prevista para acontecer nos dias 04 e 05 de dezembro de 2023, na Base Aérea de Acra, capital de Gana.

A demonstração em dezembro foi cancelada com um comunicado lacônico, e retornou agora, quase três meses depois.


Acima, o ministro da Defesa de Gana recebe uma maquete do A-29 Super Tucano de executivos da Embraer/Sierra Nevada, e abaixo, o folder da primeira demo, marcada para dezembro de 2023, e cancelada.


Super Tucano na Àfrica

As demonstrações estática e de voo contaram com a presença do Ministro da Defesa de Gana, Hon Dominic Nitiwul, Membros do Parlamento, o Chefe do Estado-Maior da Defesa e Oficiais Militares Superiores.

Gana já tem cinco A-29

Cinco aeronaves A-29 Super Tucano foram encomendadas pela Força Aérea de Gana no Paris Airshow em junho de 2015, por um valor de contrato relatado de US$ 88 milhões, incluindo apoio logístico e um sistema de treinamento para pilotos e mecânicos no país. 

As primeiras aeronaves chegaram no segundo semestre de 2016, e a Força Aérea de Gana tem planos de adquirir mais quatro Super Tucanos.


Outros países africanos e o Super Tucano

O Embraer Super Tucano obteve sucesso de vendas na África, principalmente como aeronave operacional de apoio aéreo aproximado e ataque leve.

Em julho de 2011, a Força Aérea da Mauritânia anunciou que estava considerando a aquisição de aeronaves Super Tucano. 

As negociações para quatro Super Tucanos começaram em dezembro de 2011 e, em 19 de outubro de 2012, a Embraer entregou o primeiro EMB-314, equipado com torre infravermelha FLIR Safire III para operações de vigilância de fronteiras.

Mais três foram entregues à Escadrille de Chasse da Força Aérea de Burkina Faso na Base Aérea de Ouagadougou em setembro de 2011. 

Seis aeronaves A-29B foram encomendadas pela Força Aérea Nacional de Angola, e as três primeiras foram entregues ao 8º Esquadrão de Treinamento em 31 de janeiro de 2013.

Quatro A-29 foram entregues à Força Aérea do Mali em julho de 2018. Seis foram originalmente encomendados, mas foram reduzidos para quatro devido a restrições orçamentárias.

A Nigéria comprou 12 Super Tucanos da Sierra Nevada por 329 milhões de dólares em Novembro de 2018. 

O primeiro lote de seis, todos equipados com sistemas infravermelhos inovadores, foi entregue em Julho de 2021.

Estes foram os últimos entregues pela Embraer, mas ela não parou de produzir o avião, e a explicação para isso foi dada pelo CEO da EDS, Bosco Jr, no primeiro dia do Singapure Air Show 2024 “Não entregamos nenhuma unidade em 2023 devido a alguns atrasos nas campanhas atuais de venda que temos. Mas produzimos algumas unidades sem cliente designado, para estarem prontas para entrega quando tivermos a assinatura dos contratos com estes países”, afirmou o executivo, sem dar detalhes de data ou potenciais clientes.

A última entrega de um A-29 da Embraer foi em 2021 para a Nigéria, dentro de um pacote de ajuda fornecido pelo governo americano para o país africano.

NOTA do AUTORA Embraer teria produzido no Brasil entre 8 e 9 aeronaves do modelo em 2023 e outros quatro teriam sido montados pela SNC na Flórida, com base em especulações para vendas através do programa de exportações para aliados dos Estados Unidos da América.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BLINDADOS SUECOS! Sveriges Militärfordonsmuseum, Arsenalen ou The Swedish Tank Museum - O Museu AÇO!

𝗢 𝗔𝗖𝗘𝗥𝗩𝗢 𝗗𝗢 𝗔𝗥𝗦𝗘𝗡𝗔𝗟 𝗗𝗘 𝗚𝗨𝗘𝗥𝗥𝗔 𝗗𝗢 𝗥𝗜𝗢 𝗗𝗘 𝗝𝗔𝗡𝗘𝗜𝗥𝗢

O Arsenal de Guerra do Rio (AGR) remonta aos idos de 1762, quando foi criado pelo então governador da capitania do Rio de Janeiro, Gomes Freire de Andrade - Conde de Bobadela - com a denominação de “Casa do Trem”, na Ponta do Calabouço, Centro do Rio de Janeiro, onde atualmente se encontra o Museu Histórico Nacional. Ao longo de sua história, o Arsenal se caracteriza pelo apoio ao poder de combate do Exército, destacando-se por sua atuação nas Revoltas do Brasil Regencial, na Guerra da Tríplice Aliança, na Guerra de Canudos, na Revolta da Armada, Guerra do Contestado, bem como na Segunda Guerra Mundial.  Atualmente, o AGR, desempenha atividades de fabricação, manutenção e pesquisa, constituindo-se em organização militar de fundamental importância para a manutenção da capacidade de produção bélica do Exército, além de atuar em apoio às ações de defesa civil. Quer conhecer um pouco mais do acervo dos Arsenais e Fábricas sob guarda do AHEx? Acesse: http://www.ahex.eb.mil.br “𝘈𝘏𝘌𝘹:...

ADEREX AERONAVAL 2021