terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Super Tucano é demonstrado em Gana enquanto Embraer e SNC revelam possuírem aeronaves novas para pronta entrega

A Força Aérea de Gana, a empresa brasileira Embraer Defesa & Segurança e a empresa norte-americana Sierra Nevada Corporation conseguiram finalmente realizar a demonstração estática e de voo da aeronave Embraer A-29 Super Tucano, anteriormente prevista para acontecer nos dias 04 e 05 de dezembro de 2023, na Base Aérea de Acra, capital de Gana.

A demonstração em dezembro foi cancelada com um comunicado lacônico, e retornou agora, quase três meses depois.


Acima, o ministro da Defesa de Gana recebe uma maquete do A-29 Super Tucano de executivos da Embraer/Sierra Nevada, e abaixo, o folder da primeira demo, marcada para dezembro de 2023, e cancelada.


Super Tucano na Àfrica

As demonstrações estática e de voo contaram com a presença do Ministro da Defesa de Gana, Hon Dominic Nitiwul, Membros do Parlamento, o Chefe do Estado-Maior da Defesa e Oficiais Militares Superiores.

Gana já tem cinco A-29

Cinco aeronaves A-29 Super Tucano foram encomendadas pela Força Aérea de Gana no Paris Airshow em junho de 2015, por um valor de contrato relatado de US$ 88 milhões, incluindo apoio logístico e um sistema de treinamento para pilotos e mecânicos no país. 

As primeiras aeronaves chegaram no segundo semestre de 2016, e a Força Aérea de Gana tem planos de adquirir mais quatro Super Tucanos.


Outros países africanos e o Super Tucano

O Embraer Super Tucano obteve sucesso de vendas na África, principalmente como aeronave operacional de apoio aéreo aproximado e ataque leve.

Em julho de 2011, a Força Aérea da Mauritânia anunciou que estava considerando a aquisição de aeronaves Super Tucano. 

As negociações para quatro Super Tucanos começaram em dezembro de 2011 e, em 19 de outubro de 2012, a Embraer entregou o primeiro EMB-314, equipado com torre infravermelha FLIR Safire III para operações de vigilância de fronteiras.

Mais três foram entregues à Escadrille de Chasse da Força Aérea de Burkina Faso na Base Aérea de Ouagadougou em setembro de 2011. 

Seis aeronaves A-29B foram encomendadas pela Força Aérea Nacional de Angola, e as três primeiras foram entregues ao 8º Esquadrão de Treinamento em 31 de janeiro de 2013.

Quatro A-29 foram entregues à Força Aérea do Mali em julho de 2018. Seis foram originalmente encomendados, mas foram reduzidos para quatro devido a restrições orçamentárias.

A Nigéria comprou 12 Super Tucanos da Sierra Nevada por 329 milhões de dólares em Novembro de 2018. 

O primeiro lote de seis, todos equipados com sistemas infravermelhos inovadores, foi entregue em Julho de 2021.

Estes foram os últimos entregues pela Embraer, mas ela não parou de produzir o avião, e a explicação para isso foi dada pelo CEO da EDS, Bosco Jr, no primeiro dia do Singapure Air Show 2024 “Não entregamos nenhuma unidade em 2023 devido a alguns atrasos nas campanhas atuais de venda que temos. Mas produzimos algumas unidades sem cliente designado, para estarem prontas para entrega quando tivermos a assinatura dos contratos com estes países”, afirmou o executivo, sem dar detalhes de data ou potenciais clientes.

A última entrega de um A-29 da Embraer foi em 2021 para a Nigéria, dentro de um pacote de ajuda fornecido pelo governo americano para o país africano.

NOTA do AUTORA Embraer teria produzido no Brasil entre 8 e 9 aeronaves do modelo em 2023 e outros quatro teriam sido montados pela SNC na Flórida, com base em especulações para vendas através do programa de exportações para aliados dos Estados Unidos da América.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!