Pular para o conteúdo principal

Super Tucano é demonstrado em Gana enquanto Embraer e SNC revelam possuírem aeronaves novas para pronta entrega

A Força Aérea de Gana, a empresa brasileira Embraer Defesa & Segurança e a empresa norte-americana Sierra Nevada Corporation conseguiram finalmente realizar a demonstração estática e de voo da aeronave Embraer A-29 Super Tucano, anteriormente prevista para acontecer nos dias 04 e 05 de dezembro de 2023, na Base Aérea de Acra, capital de Gana.

A demonstração em dezembro foi cancelada com um comunicado lacônico, e retornou agora, quase três meses depois.


Acima, o ministro da Defesa de Gana recebe uma maquete do A-29 Super Tucano de executivos da Embraer/Sierra Nevada, e abaixo, o folder da primeira demo, marcada para dezembro de 2023, e cancelada.


Super Tucano na Àfrica

As demonstrações estática e de voo contaram com a presença do Ministro da Defesa de Gana, Hon Dominic Nitiwul, Membros do Parlamento, o Chefe do Estado-Maior da Defesa e Oficiais Militares Superiores.

Gana já tem cinco A-29

Cinco aeronaves A-29 Super Tucano foram encomendadas pela Força Aérea de Gana no Paris Airshow em junho de 2015, por um valor de contrato relatado de US$ 88 milhões, incluindo apoio logístico e um sistema de treinamento para pilotos e mecânicos no país. 

As primeiras aeronaves chegaram no segundo semestre de 2016, e a Força Aérea de Gana tem planos de adquirir mais quatro Super Tucanos.


Outros países africanos e o Super Tucano

O Embraer Super Tucano obteve sucesso de vendas na África, principalmente como aeronave operacional de apoio aéreo aproximado e ataque leve.

Em julho de 2011, a Força Aérea da Mauritânia anunciou que estava considerando a aquisição de aeronaves Super Tucano. 

As negociações para quatro Super Tucanos começaram em dezembro de 2011 e, em 19 de outubro de 2012, a Embraer entregou o primeiro EMB-314, equipado com torre infravermelha FLIR Safire III para operações de vigilância de fronteiras.

Mais três foram entregues à Escadrille de Chasse da Força Aérea de Burkina Faso na Base Aérea de Ouagadougou em setembro de 2011. 

Seis aeronaves A-29B foram encomendadas pela Força Aérea Nacional de Angola, e as três primeiras foram entregues ao 8º Esquadrão de Treinamento em 31 de janeiro de 2013.

Quatro A-29 foram entregues à Força Aérea do Mali em julho de 2018. Seis foram originalmente encomendados, mas foram reduzidos para quatro devido a restrições orçamentárias.

A Nigéria comprou 12 Super Tucanos da Sierra Nevada por 329 milhões de dólares em Novembro de 2018. 

O primeiro lote de seis, todos equipados com sistemas infravermelhos inovadores, foi entregue em Julho de 2021.

Estes foram os últimos entregues pela Embraer, mas ela não parou de produzir o avião, e a explicação para isso foi dada pelo CEO da EDS, Bosco Jr, no primeiro dia do Singapure Air Show 2024 “Não entregamos nenhuma unidade em 2023 devido a alguns atrasos nas campanhas atuais de venda que temos. Mas produzimos algumas unidades sem cliente designado, para estarem prontas para entrega quando tivermos a assinatura dos contratos com estes países”, afirmou o executivo, sem dar detalhes de data ou potenciais clientes.

A última entrega de um A-29 da Embraer foi em 2021 para a Nigéria, dentro de um pacote de ajuda fornecido pelo governo americano para o país africano.

NOTA do AUTORA Embraer teria produzido no Brasil entre 8 e 9 aeronaves do modelo em 2023 e outros quatro teriam sido montados pela SNC na Flórida, com base em especulações para vendas através do programa de exportações para aliados dos Estados Unidos da América.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museo Storico - Aeronautica Militare - Ministero della Difesa (Vigna di Valle)

Um museu incrível, localizado em uma região lindíssima, as margens do  Lago di Bracciano, na Itália. Sejam bem vindos ao  Museo Storico dell’Aeronautica Militare di Vigna di Valle Às margens do Lago Bracciano, no sítio histórico da antiga base de hidroaviões de Vigna di Valle, fica o Museu Histórico da Força Aérea .  As suas estruturas arquitetônicas, entre antigas e modernas, estão perfeitamente integradas no ambiente do parque natural em que reside. Douglas C-47 MM 61 776 "1445" Monumento sobre o voo do dirigível "Itália" até o sobrevoo do Pólo Norte, em 1928, quando foi destruído em um acidente. O belíssimo F-104 ASA-M Starfighter RED "Ducati 999 F03" Breguet 1150 Atlantic ASW/ASUW Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman S2F Tracker Aermacchi MB.323  ""MM 554" Aermacchi MB.323  ""MM 554" Grumman HU-16 Albatross em 2º plano Sinalização para visitantes com recursos multimídia O visual a...

Saab vende a TransponderTech

A Saab anuncia a venda da Saab TransponderTech AB para a subsidiária sueca da Teledyne Technologies Inc ., a FLIR Systems AB . A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições, o que está previsto para ocorrer até o final do quarto trimestre de 2025. A TransponderTech é líder em soluções de comunicação e navegação certificadas pela Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (do inglês,  Safety Of Life At Sea  - SOLAS) para aplicações marítimas comerciais, militares e aéreas.  A venda está alinhada com a estratégia da Saab de aumentar o foco nas áreas centrais do seu negócio. Com o fechamento da transação, a Saab venderá 100% das ações que possuía na Saab TransponderTech AB. “ A TransponderTech é uma empresa extraordinária e inovadora, e temos muito orgulho das suas conquistas. À medida que nos concentramos estrategicamente em expandir nossa atuação nos segmentos militares, acreditamos que a empresa encontrará ainda mai...

Embraer fecha acordo com a Marinha do Brasil para desenvolver drones aeronavais CAT 3, CAT 4 e CAT 5.

A Embraer e a Marinha do Brasil assinaram acordos de parceria e cooperação mútua em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em dezembro de 2022 e abril de 2024, visando o d esenvolvimento de radares   de busca de superfície embarcados e de vigilância costeira, com o aprimoramento do Radar Gaivota X , e o a poio mútuo em pesquisa, desenvolvimento e inovação  na área de tecnologia em geral, visando fortalecer a Base Industrial de Defesa Nacional e a transição da pesquisa para a indústria. Embora a Marinha do Brasil já utilize e teste diferentes tipos de drones (incluindo veículos submarinos autônomos e drones kamikaze desenvolvidos pelo Corpo de Fuzileiros Navais ) e a Embraer tenha um memorando de entendimento com a Força Aérea Brasileira (FAB) para estudar e desenvolver um veículo aéreo não tripulado avançado, os acordos específicos entre Embraer e Marinha visavam até então principalmente a tecnologia de radares, mas isso mudou na direção dos drones e está em u...